PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEM LOBO NA ÁREA

TEM LOBO NA ÁREA

Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)
26 de junho de 2019.
Por que Jesus comparou falsos profetas com lobos vestidos de ovelhas? Vou tentar explicar. O profeta, na Bíblia, é o homem da palavra de Deus, fala em nome de Deus. É o pregador, certo?! Encontramos no Antigo Testamento, a imagem do profeta vestido com um manto de pele de carneiro. A roupa já mostra a vida de austeridade do profeta e a distância que ele toma da corte dos reis. O profeta Elias, por exemplo, vestia um manto de lã de carneiro. João Batista, parecido com Elias, trajava-se de pele de camelo. Uma vez, Jesus perguntou: ‘O que vocês foram ver no deserto? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que usam roupas finas estão nos palácios reais. Afinal, o que foram ver? Um profeta?!” (Mt 11).
Então, a imagem do profeta é do homem de Deus vestido de pele de carneiro ou de ovelha. Assim, já dá para entender melhor o que Jesus disse. “O falso profeta é o lobo vestido de ovelha”. Ele apresenta-se como homem de Deus, como líder no meio do rebanho, mas não é profeta coisa nenhuma, é lobo. Está vestido de ovelha, isto é, traja-se com um manto de lã de carneiro, mas não é um profeta de verdade. Na verdade, esconde sua real identidade e seus verdadeiros interesses. Não é profeta. É lobo.
E, por que será que Jesus estava preocupado com os falsos profetas? Porque o rebanho pode ser enganado facilmente. Porque existem, infelizmente, esses aproveitadores. E, certamente, porque a comunidade deve ficar sempre em atitude de alerta, uma vez que esse perigo é permanente. Cuidado com os falsos profetas! São Paulo, na segunda carta aos Coríntios, falou da existência de operários enganadores no meio da comunidade, disfarçados de apóstolos de Cristo (2 Cor 11). 
Que interesses poderiam mover um falso líder religioso, um pseudo-pregador da palavra de Deus? Três interesses movem o mundo. O primeiro é o dinheiro, o enriquecimento. O segundo é o poder, o prestígio. O terceiro interesse é desfrutar de uma vida de prazeres na comida, na cama e nos divertimentos. Esses são os interesses que movem o mundo. Podem mover também um falso líder.
Muita gente se ilude. Pensa: se está falando de Deus, então é coisa boa. Atenção, nem tudo que reluz é ouro. É melhor seguir a dica de Jesus. Pelo fruto se conhece a árvore. Árvore boa dá fruto bom. Árvore má dá fruto ruim. Os bons frutos confirmam que se trata de uma boa árvore, um profeta de verdade. A pregação do Evangelho produz frutos muito claros: o primeiro é a conversão e a santidade de vida; o segundo fruto é o compromisso com a fraternidade e o amor ao próximo. A falsa pregação produz frutos podres: a cristalização do egoísmo e do individualismo; a relação comercial com Deus; a instrumentalização da fé para outros interesses.
Guardando a mensagem
Jesus nos orienta para termos cuidado com os falsos profetas. Profeta é o pregador, é quem fala em nome de Deus. O cuidado é porque o falso profeta é um lobo em pele de ovelha. Ele move-se por interesses não confessos, particularmente o dinheiro e o poder. Como reconhecer o falso profeta? Pelo fruto se conhece a árvore. O fruto da pregação do evangelho é a conversão, a santidade de vida e o compromisso com o bem do próximo, sobretudo dos mais desamparados. Se as pessoas estão ficando mais egoístas e mais interesseiras não é um bom sinal. Se a pregação está servindo a outros interesses que não seja a glória de Deus, tem lobo na história.
Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vocês vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7, 15)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu és o nosso pastor, nosso profeta, nosso mestre. Tu és o modelo para todos os ministros do teu povo. Tu anunciaste o Reino de Deus entre nós. A tua coerência e a tua fidelidade foram provadas na paixão e na cruz. Os teus profetas trilham o teu caminho, imitam o teu modo de agir na defesa do rebanho. Dá-nos, Senhor, a lucidez necessária para nos precavermos contra lobos travestidos de ovelhas. Eles não são profetas verdadeiros. Que estejamos sempre atentos ao tipo de fruto que produz a pregação, para não sermos enganados por falsos profetas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
‘Pelos frutos, se conhece a árvore’. Aparecendo uma oportunidade, hoje, comente com alguém essa palavra de Jesus.

Pe. João Carlos Ribeiro – 26 de junho de 2019.

26 comentários:

  1. Como que hoje eu pratique um fruto bom. Senhor para honra e Glória de seu nome. Jesus 🙏

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João!
    Gratidão por este momento de reflexão .Amém .

    ResponderExcluir
  3. A sua bênção padre João Carlos. Q Jesus derrame sobre minha família graças e bênçãos. Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que Deus te abençoe sempre em sua caminhada com Deus, peço que o senhor nas suas orações reze por minha família

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos! A sua benção! Confesso que nos dias de hoje está muito difícil distinguir alguns desses falsos profetas, pois, estes ditos, preparam se muito bem para enganar o povo sofrido e temente a Deus. Conto com a sua benção e oração para discernir e denunciar esses mal feitores que tentam,e,algumas vezes conseguem destruir a instituição maís sagrada que Deus criou, a família.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos peço orações pra toda minha família

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre por me ajudar compreender melhor o Evangelho

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Sua benção, padre!Obrigada por nos presentear diariamente com reflexões tão sábias e esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João, que bela reflexão, que nosso Senhor Jesus nos ajude a enxergar os verdadeiros profetas de Deus. Amém que Deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  10. Que Deus me ajude a saber separar o verdadeiro do falso, poís hoje em dia os valores estão invertidos...Amém!
    Bom dia a todos!

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós senhor!! Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus me oriente para que eu não caia na conversa dos falsos profetas amém.

    ResponderExcluir
  13. Sua bencao padre joao carlos peco ao senhor Jesus que nenhum falso profeta atrapalhe minha relacao com Deus amem

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus mim ajude separar,pq TDS neste mundo só enxergar o poder

    ResponderExcluir
  15. Que o Espírito Santo de Deus nos mostre sempre a verdade e nós proteja destes lobos. Amém

    ResponderExcluir
  16. Livra meu Deus desses lobos que eu nunca mim a afaste de te que eu seja para te é meus irmãos uma árvore boa

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre por fazer parte das minhas orações diarias.

    ResponderExcluir
  18. Peco oracao para mim meu marido meus 2 filhos todos da minha familia

    ResponderExcluir
  19. Lourdes Lima.
    Que Deus tenha piedade de nós, e o Espírito Santo, ilumine nossos corações, e aumente o nosso discernimento, para não sermos enganados,Que nossa fé seja cada dia ,mais forte na Rocha em que estamos e em quem cremos, que é
    Nosso Senhor Jesus Cristo.
    Fique na Paz...boa tarde e uma noite perfeita com Nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  20. Sua bênção. Deus lhe ilumine cada vez mais por sua pregação e belas palavras.obrigada à Deus pelo senhor padre. Rosângela Diniz Fortaleza

    ResponderExcluir
  21. Boa noite Pé João Carlos! Gratidão por sua contribuição espiritual. Com suas mensagens diárias compreendo melhor o evangelho! Que a palavra de Deus penetre no meu coração e renda bons frutos, na conversão, fraternidade, no amor e no bem do meu próximo! Amém!!!

    ResponderExcluir
  22. Amém que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  23. Paz do Senhor Padre. Pedimos orações de libertação para o mundo inteiro, livrando nos de todo o mal. Assim te pedimos pela intercessão do Espírito Santo. Amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS