PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PELA PORTA LARGA, A GENTE SE PERDE

PELA PORTA LARGA, A GENTE SE PERDE

Entrem pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição (Mt 7, 13)
25 de junho de 2019.
Domingo passado, ouvimos Jesus nos dizendo no evangelho: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e me siga” (Lc 9). Seguir Jesus é a nossa vocação. Ele nos chama a segui-lo. Desde o começo do seu ministério público, convidou pessoas a serem seus discípulos. “Vem e segue-me!”. Segui-lo é acompanhá-lo em seu caminho, caminhar com ele, seguir seus passos.
Hoje, esse seu ensinamento fica ainda mais claro. Ele está nos dizendo: “entrem pela porta estreita”. Ele foi o primeiro a entrar pela porta estreita. Sua vida não foi fácil. Quando ele tomou o rumo de Jerusalém, antes dos acontecimentos da paixão, os próprios discípulos o desaconselharam. Mas, ele não se intimidou com as dificuldades, seguiu pelo caminho estreito. Em Jerusalém, o aguardavam a paixão e morte na cruz. Foi um caminho estreito o que ele palmilhou, em que encontrou oposição, traição, condenação injusta. É nesse caminho, nessas circunstâncias, que ele manifestou sua total fidelidade ao Pai e seu amor até o fim aos seus. É por esse caminho que ele reentrou na glória do Pai. Pela porta estreita da paixão e morte, ele alcançou a ressurreição.O seu caminho de fidelidade é exemplar para nós, seus seguidores. ‘Eu sou o caminho’, nos disse ele, caminho que nos conduz ao Pai.
É certo que a salvação é um dom de Deus, é uma graça que não merecemos, uma dádiva da misericórdia divina. Mas, acolhendo-a, sem merecimento de nossa parte, procuramos corresponder a esse tão grande amor que nos escolheu e nos predestinou para a eterna felicidade. A correspondência a esse amor é o esforço que fazemos para viver segundo essa sublime vocação para a qual fomos chamados, a vocação de filhos e filhas de Deus.
Entrar pela porta estreita é abraçar o evangelho de Jesus, fazendo o esforço necessário de fidelidade ao Senhor que nos chamou ao seu seguimento. A porta larga nos conduz à perdição. É a porta da facilidade, do relaxamento, da falta de compromisso... Muitas vezes, o seguimento de Jesus nos pede renúncia, sacrifício, disciplina de vida.
Nós não procuramos o sofrimento, nem a perseguição, mas eles nos chegam de um jeito ou de outro. Nós os experimentamos nos limites de nossa condição humana (como é o caso da doença), nas consequências de nossos erros e excessos (os nossos pecados) ou na incompreensão ou oposição que aparecem quando praticamos o bem, defendemos a justiça e procuramos viver com honestidade.
Guardando a mensagem
Jesus nos recomenda que façamos todo esforço para entrar pela porta estreita. Ele mesmo tomou o caminho estreito da fidelidade, onde encontrou a perseguição e a morte de cruz. Por essa porta estreita, ele entrou na glória da ressurreição. A salvação nos chega pelos merecimentos dele, é misericórdia de Deus em nossa vida. Procurando corresponder a esse amor de Deus que se manifesta em Cristo, tentamos viver uma vida sadia, responsável, solidária. Entrar pela porta estreita é assumir com seriedade os compromissos da fé e da caridade, mesmo em meio a dificuldades e perseguições.
Entrem pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição (Mt 7, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A porta larga nos atrai. É a porta do desregramento, da ditadura do prazer, da idolatria do poder e do dinheiro.  Por ela, nos perdemos. Disseste-nos, para entrar pela porta estreita. É a porta da disciplina de vida, da fidelidade que tem seu custo, da caridade sem recompensa. Por ela, entramos contigo na felicidade sem fim. Nós te bendizemos, Senhor, pois sabemos que tu caminhas conosco, ao nosso lado, oferecendo-nos o teu exemplo e a tua graça. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.       
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, faça uma lista do que pode ser a porta estreita e a porta larga na sua vida.
Você me encontra, de segunda a sexta, no facebook, às 10 da noite. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 25 de junho de 2019.

23 comentários:

  1. A sua bênção padre João!
    Só gratidão por este momento especial de reflexão .
    Amém ,hum ótimo dia !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção padre João,gosto muito todos os dias recebo essas palavras através da minha irmã e gato muito.obgda e um dia abençoado.

      Excluir
  2. Senhor Jesus não é pelos meus pequenos merecimento. mais com sua graça. e seu amor que é infinito. e com sua ajuda. Eu vou entrar sim pela Aporta Estrita.. porque é o. Senhor Jesus que está comigo.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus Cristo me ajuda a entra pela porta estreita... Amém...

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos eu tenho que agradecer por tanta riqueza que é a palavra de Deus.continuo nessa porta estreita que essa que estou vencedo.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe abundantemente a todos e minha família

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, estou crescendo na fé, somente em Deus é que encontro a paz, Deus estando comigo conseguirei passar pela porta estreita. Amém

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por sua evangelização. Que Deus nosso Pai continui te iluminando.

    ResponderExcluir
  8. Pe.João Carlos, sou muito grata pelas suas sabias orientações diarimente . Que Deus continue iluminando a sua vida! Preces...

    ResponderExcluir
  9. Bom padre João Carlos. Gratidão a Deus por tudo.
    Obrigado padre pelas orações para toda minha família Gomes Araujo. Somos de João Pessoa/Pb

    ResponderExcluir
  10. Senhor, muito obrigado por tudo 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja sempre presente em minha vida e em toda a minha família amém.

    ResponderExcluir
  12. Quero coragem Senhor,para entrar pela porta estreita, mesmo com dificuldade, mesmo demorando a passar..
    Amém!

    ResponderExcluir
  13. Que Deus me amparampare com bênçãos e forças, para passar pela porta estreita!!!!

    ResponderExcluir
  14. Amém, que Jesus nos ajude entrar pela porta estreita!sempre!

    ResponderExcluir
  15. Amém amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. SENHOR JESUS, PRECISO DA TUA HUMILDADE E DESPRENDIMENTO PARA FAZER O CAMINHO DA PORTA ESTREITA.ACOMPANHA-ME TIRANDO DE MIM AS DORES. DA ALMA.

    ResponderExcluir
  17. Senhor que eu tenha fé e força para seguir pela porta estreita que me conduz a tua presença.Pe joao Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  18. Pai Justo, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude adorá-Lo, bendizê-Lo, glorificá-Lo e servi-Lo com amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude valorizar as coisas santas. Me ajude fazer com as pessoas, somente o que é bom. Me ajude entrar pela porta estreita. Me ajude seguir o caminho que leva à vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Senhor daí sabedoria e discernimento a Emerson Dyogo para ele entrar na porta estreita,esse é o caminho que devemos trilhar.Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos! Maravilhoso participar dessas partilhas com vcs e, principalmente, em aprender por meio da escuta da palavra de Deus tão bem repassada pelo P. João. Somos privilegiados por essa oportunidade.Que tenhamos ouvidos atentos em ouvir o chamado de Deus e ao que Ele nos quer dizer.Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS