PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ORANDO PELOS SEUS

ORANDO PELOS SEUS

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)
04 de junho de 2019.
Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.
No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de “a oração sacerdotal de Jesus”.  E como foi a oração de Jesus naquele momento?
Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam ali. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”.  Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. Aí Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’.  E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, naquela bela oração de despedida!
Guardando a mensagem
Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa. Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Nesta tua oração sacerdotal, nos sentimos todos incluídos e abraçados por tua preocupação, por teu carinho, por tua prece. É a oração de quem ama, de quem dá a vida pelos seus. Sabias bem, Senhor,  que iríamos encontrar muitas dificuldades nesse mundo e que, por isso, precisaríamos da força de Deus. Continua, Senhor, orando por nós: para que não nos deixemos seduzir pelo mal da injustiça, da mentira, da violência. Ora por nós para que não cedamos à tentação da divisão, da indiferença e da incredulidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
À imitação de Jesus, pastor do rebanho, reze hoje, de maneira especial, em favor dos seus filhos, dos seus afilhados, dos seus netos, dos seus liderados, por aqueles sobre os quais você tem responsabilidade.

Pe. João Carlos Ribeiro – 04 de junho de 2019

48 comentários:

  1. Amém Deus obrigado por. Mais um dia .
    🙏🏻🙌🏻🙌🏻💞🌷

    ResponderExcluir
  2. Que o teu amor de Pai nos ajude no nosso amor de pai e mãe dos filhos que a nós confiantes. Obrigada Senhor, Amém.

    ResponderExcluir
  3. Rezo pelo meu neto Daniel, falecido nesta semana.

    ResponderExcluir
  4. Reza por mim que vou ter minha filha e por toda a minha família

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pai por mais um dia e por tudo que me confiastes amem...

    ResponderExcluir
  6. Amém com certeza rezo diariamente

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! O áudio está errado, é do dia 03 de Junho.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos , que bom ouvir que Jesus nos ama e roga ao pai por nós,ob obrigado Jesus e que eu também possa estar sempre em oração por meus filhos e toda família ,ame a

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe. João.
    Seu final semana está longo, hoje é terça-feira.
    Gisele, o áudio está correto ele apenas confundiu o dia!
    DEUS seja louvado! 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Rezo pelo meu filho ,pelos meus afilhados , por minha esposa e por aqueles que vive ao meu lida. amém.

    ResponderExcluir
  11. Que o Senhor continue abençoando aqueles que amamos, que nos foi confiado o cuidado e o zelo. Obrigada meu Deus e meu tudo.

    ResponderExcluir
  12. Excelente, rezo pela minha mãe que está completando 92 anos dia 8, minhas filhas, sobrinhos e por todos que pedem oração.

    ResponderExcluir
  13. Amém.Obrigado Pai, por mais um dia e poder ouvir a tua palavra que me sustenta e me fortalece na fé.

    ResponderExcluir
  14. Rezo por meus sobrinhos e pelos meus afilhados. Amém

    ResponderExcluir
  15. Reze por meus filhos, netas, meu bisneto, irmaos por
    mim e por toda
    minha familia
    Amem.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe.João Carlos e equipe.Peço orações para meu amigo irmão Elmo Freitas que se encontra na UTI do hospital Memorial de Jaboatão Centro.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos,Agradeço a Deus por mais um dia e por tudo que me confiaste de rezar pelos meus filhos e toda minha família.

    ResponderExcluir
  18. Agradeço a Deus pela minha família que me confiou. E pela essa belíssima natureza sem igual e sem esquecer....meus afilhados!!!

    ResponderExcluir
  19. Amém GLÓRIA a Deus por isso..
    Hj.foi pra que o Senhor Jesus falou...

    ResponderExcluir
  20. Rezo pelos meus sobrinhos, familiares e amigos. Para continuarmos na fé.

    ResponderExcluir
  21. Gratidão a Deus por tudo. Obrigado Padre pelas orações de todos os dias.

    ResponderExcluir
  22. Obrigado por tudo meu Deus por este dia pelos meus netos e meu bisneto que está internado de a ele saúde e pás com toda sua família AMÉM

    ResponderExcluir
  23. Padre Carlos você e um dos anjos que tenta cuidar de nós.Agradeco de todo coração e peço a Deus que nunca lhe falte SABEDORIA para poder ajudar-nós a viver sempre melhor.Rezaremos juntos por todos aqueles que Deus nos confiou e principalmente os que nasceram de nós e parecem distantes dos ensinamentos de Mestre Jesus... Obrigadissima.........

    ResponderExcluir
  24. Senhor obrigado pro a minha vida por cuidar de mim é da minha família Obrigada meu Deus

    ResponderExcluir
  25. Peço oração por mim e todos meus familiares e amigos

    ResponderExcluir
  26. Senhor, obrigada pela minha vida, pela vida da minha família que também é sua. Peço especialmente pela Luciane e Gisele que continuam desempregadas. Espero em Deus seu amparo. Amém!

    ResponderExcluir
  27. Peço senhor por toda minha família e amigos que nos cubra com saúde e paz e muita fé

    ResponderExcluir
  28. Obrigado senhor pro está sempre presente na minha família,que meus filhos continue na sua presença sempre,sendo coroinha.

    ResponderExcluir
  29. Rezar por meus filhos. Em especial por André. Para recuperar sua saúde. É por toda família.

    ResponderExcluir
  30. Peço pela saúde da minha família..e que nunca eu perca a fé..Amém.

    ResponderExcluir
  31. Rezo pelos meus filhos e todos afilhados que Deus os abençoes

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Jesus por minha família e por mais um dia de vida🙏

    ResponderExcluir
  33. Obrigada Deus, Jesus, Pe João Carlos por tanta palavras boas de ler ouvir e praticar. Que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  34. Rezo pelo os meus filhos e afilhados.E por toda a minha família. Que Deus abençoe a todos!! 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezo por minha família e meus genros e amigos que estão doentes amem

      Excluir
  35. Obrigada senhor Deus! Muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  36. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por rezar diariamente. No entanto, me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude vencer os sofrimentos, as tribulações e as provações da vida. Me ajude anunciar e guardar a VOSSA palavra. Me ajude ensinar com sabedoria e perseverança. Me ajude na minha conversão. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude testemunhar o santo evangelho. Me ajude glorificá-Lo da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  37. Senhor eu venho te pedir por meus filhos, por meu neto, por meus pais e por toda a humanidade. Estende sobre tds eles tua graça. Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  38. Obrigado senhor por tudo que me deste nessa vida principalmente por ter me concedido dois filhos maravilhosos Danielli e Raphael amém.

    ResponderExcluir
  39. Agradeço pelo meu paizinho do céu por ele está me dando muita força na luta contra o inimigo .

    ResponderExcluir
  40. Obrigado Senhor por cuidar de todos nós, peço sempre a Jesus quando eu não estiver junto dos meus não deixa que deixe buscar vós.

    ResponderExcluir
  41. Obrigado senhor,pela família que me deste,cuida e abençoe meu marido Paulo, meus filhos amados,Anna Paula e Peter Paul, principalmente pelo meu filho ,cuida de nós nos fortalece e não deixe que nenhum mal nos atinja especialmente meu Filho PETER,peço pela saúde física e novo emprego para ele com as suas bênçãos ,e que nunca nos falte o Amor, Bênçãos e Graças sobre nossa família,Que tenhamos sempre tuas Bênçãos de cura e libertação de todos males, que nunca nos falte, Saúde,Amor União, Alegria e uma vida Com Abundância e Fé,obs Jesus por estar sempre Nos cuidando com seu infinito Amor Obrigada por ser nosso DEUS E Nosso Pai

    ResponderExcluir
  42. Obrigado Meu Deus e meu tudo....🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  43. Vinde espírito santo Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS