PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIVRA-NOS DO MAL

LIVRA-NOS DO MAL


Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno (Jo 17, 15)
05 de junho de 2019.
Na oração que Jesus fez ao Pai, rogando por nós, ele disse que não pedia que o Pai nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do maligno. De fato, no Pai Nosso, ele nos ensinou a pedir ao Pai que nos livre do mal. Não que nos tirasse do mundo, mas que nos guardasse do mal que está no mundo, foi o pedido dele.
Neste sentido, há uma outra expressão nessa oração de Jesus muito especial: “Eles não são do mundo, como eu também não sou do mundo”. Nós não somos do mundo, estamos no mundo. Jesus também não é do mundo. Mas, veio ao mundo com a missão de salvá-lo.
No evangelho de João, aparece muito clara a oposição entre Jesus e o mundo. O mundo seria a ruindade que está no nosso meio, essa parte perversa em nós e na sociedade que se opõe a Deus, o domínio do pecado. Poderíamos entender essa palavra ‘mundo’ como a humanidade decaída. E Jesus identifica que o mal desse mundo tem sua inspiração e seu comando no demônio, sendo este, no seu dizer, o pai da mentira. Este está em oposição ao Espírito da Verdade, o Santo Espírito de Deus.
O mundo é, então, esse conjunto de forças que está longe de Deus e que se opôs a Jesus, levando-o à morte. E que se opõe também aos discípulos, penalizando-os com a mesma perseguição. A rejeição e a perseguição foram muito fortes nas primeiras gerações de cristãos. O mundo que rejeitou Jesus rejeitou também a pregação e o modo de vida dos seus seguidores.
Às vezes, somos tentados a pensar numa separação completa entre o que é do mundo e o que é de Deus. E pensamos, erradamente, que de Deus são as coisas religiosas e do mundo são as coisas seculares. Engano. Tudo é de Deus, ele está em tudo e em todos. Deus se manifesta e comanda também o que nos parece secular, fora da órbita do sagrado. O que Deus criou é dele. O sonho é que tudo seja reino de Deus.
Às vezes, somos tentados também a pensar que, de um lado está o bem e do outro está o mal. Também este é um engano. As coisas podem estar misturadas, como Jesus mostrou na parábola do joio e do trigo. Não dá para arrancar logo o joio, senão prejudica o trigo que está crescendo ao seu lado. E só dá pra saber mesmo certinho quem é quem quando chega a hora de dar frutos. Quer coisa mais santa do que o grupo dos apóstolos, que Jesus pessoalmente escolheu, depois de uma noite de oração?! Pois, o traidor foi um dos doze apóstolos. As coisas, realmente, estão misturadas.
Mesmo habitado pelo mal, o mundo foi amado por Deus. E Jesus veio para convidá-lo à conversão. “Deus tanto amou o mundo que enviou o seu filho unigênito”. E o próprio Jesus explicou, para escândalo dos fariseus: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.
Guardando a mensagem
Na ceia, Jesus pediu ao Pai por nós: que ele nos livrasse do maligno. Nós não somos mais do mundo, somos de Deus. Mas, estamos no mundo. Jesus também não era do mundo, mas veio ao mundo para salvá-lo. Mesmo não sendo do mundo, estamos nele e temos uma missão dentro dele. Reconhecemos que esse mundo que Deus criou está cheio de coisas boas e promissoras. Mas, experimentamos também que há muita perversidade e maldade no meio do mundo. E temos certeza, como Jesus tinha, que sem desmerecer a responsabilidade humana, por trás de tanto mal há a atuação do inimigo da humanidade e de Deus. E temos consciência que o mal não está só fora do ambiente religioso. Também entre nós, há sementes de egoísmo, de violência e desamor.
Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno (Jo 17, 15)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Que a mentalidade do Reino de Deus – a fraternidade, a justiça, o amor, a paz – marque nossa vida de cristãos e nossos compromissos nesse mundo. E que a mentalidade do mundo – o individualismo, a luxúria, a exploração, o consumismo – não enfraqueça o espírito cristão que professamos. Livra-nos, Senhor, de todo o mal. Amém.
Vivendo a palavra
Estamos na semana de oração pela unidade dos cristãos. É possível que na sua família haja alguém que não seja católico. Hoje, dedique um momento de oração em favor dessa ou dessas pessoas. Peça pelo seu bem, pela sua felicidade, pela sua fidelidade ao evangelho.

Pe. João Carlos Ribeiro – 05 de junho de 2019.

24 comentários:

  1. Senhor que nosso amor seja abundante para acolher o santo de Deus santo espírito

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA SENHOR! obrigada pelo mundo criado para nós desde o momento da criação... "A Palavra estava em Deus"!
    Tantas coisas belas mas também coisas ruins que o maligno colocou e coloca para nos seduzir. Neste dias em que nos preparamos para celebrar o grande acontecimento da Igreja, invoco ao Divino Espírito Santo para iluminar os teus filhos e filhas a saber separar o joio do trigo. Que esta força Divina ajude a todos nós. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Senhor, livramos de todo mal, de todo mal. Dai-nos a Tua paz.

    ResponderExcluir
  4. VINDE ESPÍRITO SANTO! VINDE ESPÍRITO DO AMOR DE JESUS POR NÓS!
    VINDE NOS AJUDAR A DAR PRIORIDADE ÀS COISAS DO ALTO,ÀS COISAS DE DEUS... PARA FAZER ESTE MUNDO A VIVER NA FRATERNIDADE E AFASTAR A VIOLÊNCIA, A GUERRA, O ÓDIO, A GANÂNCIA, O VÍCIO DESTRUIDOR DAS FAMÍLIAS. ENFIM AFASTAR DOS TEUS FILHOS E FILHAS O PAI DE TOS OS MALES - O DEMÔNIO.
    VINDE Ó ESPÍRITO DE JESUS E PERMANEÇA SEMPRE CONOSCO. AMÉM.

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS POR ESTAS PALAVRAS MUITO SÁBIAS E ANIMADORAS!

    ResponderExcluir
  6. Amém 🙏🙏🙏 jesus nos livra de todo mal e do maligno

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus afaste da minha família todo o mal... Amém....

    ResponderExcluir
  8. Senhor livrai-me do maligno amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre. Gratidão ao nosso Deus pai Universal por tudo que te m feito por mim, tanto espiritual como materialmente.

    ResponderExcluir
  10. Jesus afaste todo mal da minha família.amem.Que lindas palavras padre.Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Deus Pai pelo poe Jeus dainos o Espirito Santo

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus livrai nós do mal e por todos nossos irmãos, que estão afastados da santa igreja. amém.

    ResponderExcluir
  13. Rezo por aqueles que não creem.

    ResponderExcluir
  14. Senhor livra a minha família de todo mal rezo também pelo nossos irmãos a afastado de te

    ResponderExcluir
  15. Senhor nos der sabedoria para sabermos distinguir o mal do bem. Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  16. senhor livrai nós de TD o mal do maligno

    ResponderExcluir
  17. Senhor em tuas mãos eu entrego toda minha família!!! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por rezar com humildade. Todavia, me conceda a graça de ser guiado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça para servir a VOSSA igreja. Me conceda a graça para fugir, do maligno, das doutrinas perversas e das cobiças. Me conceda a graça para ser todo da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para ser santificado. Me conceda a graça para ter o necessário de viver dignamente. Me conceda a graça para servir os mais fracos. Me conceda a graça para adorá-Lo com sinceridade. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de viver em união. Me conceda a graça para viver com alegria. Me conceda a graça para viver a VOSSA santa palavra. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos. Como sua explicação do evangelho nos deixa tudo muito esclarecido. Para mim não tenho a menor dúvida que Jesus Cristo me guiou na hora que entrei no seu grupo. Sou feliz em fazer parte sim.Deus lhe abençoe com abundância e muita saúde para continuar nos evangelizando.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS