PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM ENTRA PELA PORTA, O OUTRO PULA O MURO

UM ENTRA PELA PORTA, O OUTRO PULA O MURO

Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)
13 de maio de 2019.
Ainda ontem, Domingo do Bom Pastor, escutamos a palavra de Jesus neste capítulo 10 de São João, nos dizendo que somos suas ovelhas, o rebanho que o Pai lhe confiou. No texto de hoje, ele acrescenta: “Eu sou a porta das ovelhas”.  
O bom pastor entra pela porta, não pula o muro. Quem pula o muro é o assaltante. Que porta é essa? A porta do redil, a porta do cercado onde estão as ovelhas de noite. Jesus entrou em nossa história pela porta. Não caiu de paraquedas. Ele, sendo Deus, abaixou-se e fez-se um de nós, convivendo conosco, andando pelos nossos caminhos, conversando as nossas conversas. É o que nós chamamos de encarnação. O apóstolo João escreveu: “O verbo se fez carne e habitou entre nós”. Pastor pra valer tem que ser como Jesus. Entra pela porta: a porta do coração (porque ama e se aproxima das pessoas), a porta da convivência (que gera conhecimento e confiança), a porta da encarnação. Ele chama as ovelhas pelo nome, pois as conhece.
O bom pastor não é um estranho, a sua voz é conhecida pelas ovelhas. Ao estranho, elas não seguem, não reconhecem sua voz, não confiam nele. A convivência, a aproximação, o conhecimento recíproco geram confiança. Ele vai à frente e é seguido pelas ovelhas. É assim que ele as conduz: caminha à sua frente. O Espírito Santo é quem nos faz íntimos de Jesus. Quanto mais conhecemos Jesus, mais o amamos, o compreendemos e o seguimos.

O bom pastor comunica a vida às suas ovelhas, não é como o ladrão que se aproveita delas. O bom pastor se sacrifica por elas. Ladrão não, só vem para roubar, matar e destruir. O bom pastor comunica a vida. E como é que o pastor Jesus comunica a vida? Por sua presença, por sua pregação, e, sobretudo, por sua vida entregue na cruz. O ladrão se aproveita do rebanho. O bom pastor, renunciando aos seus interesses pessoais, sacrifica-se pelo rebanho.
Jesus está nos dizendo hoje: “EU SOU a porta das ovelhas”. Em primeiro lugar, a porta dá acesso ao redil. Entrar no povo de Deus, só por meio de Jesus. Pelo batismo, ingressamos na família de Deus, recebemos o Espírito Santo e nos tornamos filhos de Deus. É por meio de Jesus que entramos na posse dos bens prometidos: a reconciliação, a filiação divina.
Em segundo lugar, a porta também dá acesso à saída das ovelhas para suas andanças para pastos e locais com água de beber. Ele disse: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Com ele, que vai à nossa frente, estamos a caminho da terra prometida, como no antigo êxodo. A vida plena que ele nos dá é a realização de nossa existência humana e de nossa condição de filhos de Deus. Ele nos dá a sua própria vida, no sentido que se oferece por nós e no sentido que ele nos comunica a sua vida de ressuscitado. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.
Guardando a mensagem
Nas famílias, nos ambiente de trabalho, nas comunidades, na sociedade somos também pastores.. pais e mães de família, animadores, professores, padres, diretores e diretoras, em cargos públicos, em qualquer função de liderança… somos pastores. Como nos diz a primeira carta de Pedro, reconheçamos Jesus como pastor e guarda de nossas vidas; e o imitemos em nosso pastoreio. Não lideremos como assaltantes, nem como estranhos, nem como ladrões.  Não pulemos o muro, entremos pela porta da convivência, da amizade, da solidariedade. Alcancemos ser reconhecidos em nossa liderança não pelos gritos e ordens que possamos dar, mas pela confiança que despertemos. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens, para a vida em abundância. Isso exige sacrifício de nossa parte, renúncia, fidelidade. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O ladrão só quer se aproveitar delas.
Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem (Jo 10, 9)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ninguém vai ao Pai senão por ti. És a porta pela qual ingressamos na casa do Pai, como filhos pródigos que somos. Fomos reconciliados por tua morte redentora. Por ti, chegamos ao Pai. Pela porta, também saímos para trabalhar na vinha do nosso Pai. Como tu, e contigo, vamos em missão, no compromisso de que todos tenham vida e vida em abundância. Que a tua santa mãe, a Virgem de Fátima, continue nos ensinando a viver santamente, em comunhão contigo e com os irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
Ontem, foi o dia mundial de oração pelas vocações. O tema de hoje nos permite continuar rezando pelas vocações. Então, hoje, peça a Nossa Senhora de Fátima em favor dos nossos pastores e de todos os chamados para o pastoreio na Igreja, para que sejam generosos, perseverantes e fieis.

Pe. João Carlos Ribeiro – 13.05.2019

17 comentários:

  1. somos por ti resgatados. e Salvos. Jesus. Bom Pastor. Na intersecção de Nossa Senhora de Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Amém em nome de Jesus e Maria!

    ResponderExcluir
  3. O único caminho é o ensinamento deixado por Jesus Cristo. Não há outro.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou o caminho a verdade e a vida .O bom pastor conduz as suas ovelhas. Pai quero ser uma dessas tuas ovelhas obediente a ti.

    ResponderExcluir
  5. Senhor eu só tenho que te agradecer por ser tua ovelha e escuta a tua palavra . Amém....

    ResponderExcluir
  6. Quero quer nossa senhora.de Fátima abençoe todos nos o pastoras e a minha família nossa senhora de Fátima amém

    ResponderExcluir
  7. Cleojan Fernandes13/5/19 08:21

    Jesus, serás sempre o caminho mais seguro, do qual devemos seguir ��❤����

    ResponderExcluir
  8. Senhorfaz-me a cada maia ser fiel a te

    ResponderExcluir
  9. Peço a virgem de Fátima, pela vocação de Luan Cristian, seminarista.

    ResponderExcluir
  10. Que Jesus e Nossa Senhora de Fátima abençoe a mim, toda minha família e a todos do grupo.Amém!

    ResponderExcluir
  11. Senhor Deus, meu bom pastor, me conduza aos caminhos do bem.Minha Nossa Sra. De Fátima rogai por todos vocacionados a seguirem os caminhos de Deus Nossa Senhora de Fátima rogai por tds nós!

    ResponderExcluir
  12. Senhor tu és o bom pastor e nós somos tuas ovelhas as ovelhas escuta tua vos

    ResponderExcluir
  13. O senhor é meu pastor e nada me faltará

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por essa bonita festa em honra de Nossa Senhora de Fátima. No entanto, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude viver a VOSSA palavra. Me ajude ser fiel. Me ajude orar com fé e confiança. Me ajude purificando a minha vida. Me ajude com os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude com o Santo anjo da guarda. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude na minha conversão. Me ajude entrar no redil das ovelhas pela porta. Me ajude escutá-Lo e segui-Lo. Me ajude a ter vida em abundância. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS