PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS PORTAS AGORA ESTÃO ABERTAS

AS PORTAS AGORA ESTÃO ABERTAS

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim (Jo 14, 6)
17 de maio de 2019.
Hoje, nos sentamos com os discípulos, para ouvir Jesus falando sobre sua partida e sobre a sua intimidade com o Pai. Morte-ressurreição-ascensão é a sua partida para o Pai. Quatro palavrinhas merecem uma atenção especial de nossa parte, neste início do capítulo 14 de São João: Pai, eu vou, moradas e caminho.
Comecemos pela palavra “Pai”.  Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. As primeiras comunidades ficaram pensando em tudo isso que Jesus falou e amadureceram uma compreensão que transmitiram às gerações seguintes. No ano 325, no Concílio Ecumênico de Nicéia, a Igreja afirmou com toda clareza: o Filho é consubstancial ao Pai, quer dizer é um só Deus com ele.
Vamos à segunda palavra: “Vou”, eu vou, para onde eu vou. Ele está tendo uma conversa de despedida, com os discípulos. Um pouco antes, tinha dito que para onde estava indo, eles não podiam ir. Quando entenderam que Jesus estava falando de sua morte, claro, ficou aquele clima de tristeza no ar. Então, Jesus insistiu para que não ficassem com o coração perturbado, não tivessem medo. Ele iria para o Pai. A morte é a sua partida para o Pai, a sua páscoa. Como os hebreus partiram do Egito para a liberdade da terra prometida, assim Jesus iria partir, passando pela morte e ressurreição. Está indo para o Pai.  
A terceira palavra é “moradas”. Na casa do meu Pai tem muitas moradas. “Casa do Pai” e “Moradas” falam da intimidade com Deus, da união com ele. Esta intimidade com Deus só poderia ser alcançada com a ida de Jesus, com a sua morte, ressurreição e retorno ao Pai. A sua morte nos reconciliou com o Pai. Podemos viver agora em comunhão com ele. Por isso, Jesus tem que ir na frente, para preparar um lugar. Sem ele passar pela morte, não temos comunhão com Deus. Depois, ele virá e nos levará consigo. As primeiras comunidades logo entenderam: um dia, muito em breve, ele vai voltar e, então, será definitiva nossa comunhão com Deus.
E a quarta palavra é “caminho”. Eu sou o caminho, a verdade, a vida. Você sabe  que essa forma de falar “Eu sou” é uma fórmula de apresentação de sua condição divina, de sua união com Deus. Ele está se auto-revelando aos discípulos. Ele é o caminho que leva ao Pai. Para chegar à comunhão com Deus, para viver em comunhão com o Pai, é preciso segui-lo e viver os seus ensinamentos. Aliás, é mais do que isso: é imitá-lo. Ele não só nos ensina o caminho para chegar ao Pai, ele é o caminho; o único caminho.
Guardando a mensagem
Jesus é o caminho que nos leva ao Pai. A sua morte-ressurreição-ascensão é a sua partida para a Casa do Pai. Com essa partida (a gente poderia dizer “com essa páscoa”), Jesus abriu as portas da Casa do Pai. Todos os filhos pródigos agora podem voltar para casa e serem acolhidos pela misericórdia do Pai. O caminho pra chegar lá é um só: Jesus Cristo. É ele que precisamos acolher, amar e imitar. Ele é o caminho. A comunhão com Deus, que começou em nós pelo batismo, será plena quando também nós partirmos para estar ao lado dele, nas moradas do Pai. Ele revela o Pai em suas palavras e em suas obras. Fala o que Pai mandou dizer e em suas ações, é o Pai quem age. Ele é um com o Pai. É um Só Deus com ele.
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim (Jo 14, 6)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tuas palavras dão sentido à nossa vida. Chamavam as primeiras comunidades de o povo do “caminho”. Tinham razão. Nós somos o povo do ‘caminho’, pois nossa vida ganha luz e sentido ao nos pormos em teu seguimento. Somos teus seguidores. Seguimos no teu caminho, acolhendo e vivendo tuas palavras, teus ensinamentos. Na verdade, fazemos um caminho de assimilação do teu modo de ser filho de Deus, de teus sentimentos de filho e irmão. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Um dia queremos chegar a dizer como São Paulo: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Assim que puder, hoje, reserve mais uns minutinhos para a oração pessoal. Fale com Jesus, com a intimidade de quem o tem como companheiro de caminhada. Aproveite para perguntar aonde vai dar o caminho que você está percorrendo com ele.

Pe. João Carlos Ribeiro – 17.05.2019

26 comentários:

  1. Amém 🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  2. Verdadeira morada só encontraremos ao passar pela morte

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por essas palavras de fé em minha vida.

    ResponderExcluir
  4. Meu Senhor e meu Deus, ajuda-me a seguir o Teu Caminho....🙏🙏🙏 Amém!!!

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus tu és o caminho, a verdade e a vida.
    Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim.
    AMÉM AMÉM AMÉM.

    ResponderExcluir
  6. Amém que jesus proteja todos nós .

    ResponderExcluir
  7. Jesus, quero continuar, seguindo o teu caminho. Fortalece a minha fé! Ótima reflexão! Amém!

    ResponderExcluir
  8. Amém deus seja louvado

    ResponderExcluir
  9. Jesus pois me ensinar a caminha pois senti não sou nada.....

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus , Meu pai , meu salvador! Me guia nos caminhos que tenho que trilhar.Pe João Carlos orai por nós

    ResponderExcluir
  11. Jesus disse eu sou o caminho a verdade e a vida.Jesus eu quero
    seguir.Seguir ensina me esse caminho

    ResponderExcluir
  12. Amém 🙏. Jesus está comigo.

    ResponderExcluir
  13. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ajude evangelizar com sabedoria e fé. Me ajude ter o santo temor. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude testemunhar o Cristo ressuscitado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude evitar a perturbação. Me ajude seguir o meu SALVADOR que é: o Caminho, a Verdade e a Vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Meu senhor e meu deus eu mais lamenta minha fe amem amem amem amem amem amem amem

    ResponderExcluir
  15. Senhor eu creio, mas aumentai a minha FÉ

    ResponderExcluir
  16. Bom dia! Paz e bem, pra todos nós!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS