18 maio 2019

JESUS REVELA O PAI



Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8) 

18 de maio de 2019.


Foi o pedido do apóstolo Felipe. Jesus tinha avisado que estava indo para o Pai. Nós todos também queremos ir para o Pai: lá é o nosso endereço definitivo, o lugar da plenitude de nossa vida humana divinizada. E como chegar lá? Tomando o caminho certo. E que caminho é esse? É o próprio Jesus. Ele nos disse “eu sou o caminho, a verdade, a vida. Ninguém vai ao Pai, a não ser por mim”. Foi aí que Felipe fez esse pedido: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”.

De fato, Jesus nos revela o Pai, nos diz quem é ele, como ele nos ama, nos espera, nos perdoa, como o Pai do filho pródigo. Conhecer o Pai é antever o nosso futuro nele, é reconhecer que na comunhão com ele se realizam todos os nossos sonhos de felicidade, de imortalidade, de amor e liberdade. Só em Deus, saciamos por inteiro nossa sede de felicidade e plenitude. Se o encontramos, encontramos a fonte da vida, dele nós viemos. Encontrando-o, caminhamos com mais firmeza ao seu encontro. E o encontro com ele já é aqui e o será pleno e total na eternidade.

Jesus revelou que o Deus da Aliança é Pai. Não é só o criador. Ele é eternamente Pai em relação a seu Filho único. E o Filho é eternamente filho em sua relação com o Pai. Jesus revelou o Pai. O Pai se revelou em Jesus. Na compaixão de Jesus pelos sofredores e pelos pecadores, vemos o amor do Pai pelos seus filhos. O Pai nos amou com o coração de Jesus.

Jesus, caminho, verdade e vida, revela o Pai. Jesus está unido a ele, fala com ele diante de nós como um filho carinhoso e amado, ele nos leva ao Pai. Na parábola do filho pródigo, Jesus nos mostrou um pai respeitoso da nossa liberdade, paciente à espera de nossa volta, cheio de compaixão e amor ao correr para nos encontrar e abraçar ainda no caminho, generoso no perdão, festejando nossa volta e tentando convencer o irmão mais santo a nos acolher, mesmo tendo-lhe dado as costas.

Na oração que Jesus ensinou aos discípulos está uma relação amorosa e filial com Deus. Ele é o nosso Pai, a quem amamos de todo o coração. Ele conhece todas as nossas necessidades, ainda assim nós as apresentamos com toda confiança, já em ação de graças por sua proteção e por sua providência.

Guardando a mensagem 

O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro. Conhecer a Deus é tudo o que queremos. Deus é amor. Fomos criados por amor. Salvos por amor. Somos conduzidos pelo amor. Essa experiência de Deus misericordioso, amoroso muda a nossa vida. Jesus esclareceu a Felipe e nos esclarece hoje. Em suas palavras, em suas ações, em sua compaixão pelos sofredores podemos experimentar o Pai que nos fala, que cuida de nós, que nos ama. “Quem me viu, viu o Pai”.

Senhor, mostra-nos o Pai (Jo 14,8)

Rezando a palavra 

Pai nosso que estás nos céus, 
santificado seja o Vosso nome. 
Venha a nós o Vosso Reino. 
Seja feita a Vossa vontade, 
assim na terra como no céu. 
O pão nosso de cada dia nos dai hoje. 
Perdoai as nossas ofensas, 
assim como nós perdoamos 
a quem nos tem ofendido. 
E não nos deixeis cair em tentação, 
mas livrai-nos do mal. 
Amém.

Vivendo a palavra

Planeje bem o seu final de semana. Reserve o melhor horário para a Santa Missa dominical.

Pe. João Carlos Ribeiro – 18.05.2019

27 comentários:

  1. AMÉM GLÓRIA AO SENHOR EU CREIO.

    ResponderExcluir
  2. Amém sempre!! Eu creio muito.

    ResponderExcluir
  3. Há anos que só frequentamos a missa aos sábados, existe algum problema nesse ato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, geralmente as missas do sábado de tarde seguem a liturgia da missa de domingo,dia do Senhor. Nesse caso, a participação nessa missa vale como a participação no domingo, dia do Senhor. O que importa é dedicarmos parcela do tempo que temos na semana para louvar e agradecer o Senhor Jesus.

      Excluir
  4. Senhor ajuda- me seguir o seu caminho fazendo a tua vontade assim seja amém

    ResponderExcluir
  5. Jesus Cristo e o nosso irmão maior e podemos fazer tudo o que Ele fez, como deixou dito.Agora, precisamos evoluir muito para isso. Sendo assim, não me considero um filho bastardo, somos também, todos, filhos de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Sua bênção padre eu creio no senhor? Vai ser uma bênção

    ResponderExcluir
  7. Eu creio Senhor em ti faça a tua vontade em minha vida.Amem....

    ResponderExcluir
  8. Amém! Glórias a Ti Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  9. Senhor nos abençoe e nos guarde Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  10. Mostra-nos o Pai! Palavra forte essa. Quando Felipe fala isso , a sua alma tem sede do eterno, tanto é que ele diz que isso nos basta!

    ResponderExcluir
  11. Amém,assim seja a sua vontade senhor

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos abençoe
    As nossas familias
    Que Deus dai um emprego ao meu irmão joao mendes Barros Júnior

    ResponderExcluir
  13. Senhor ajuda-mim a anda nós teus caminhos

    ResponderExcluir
  14. SEU creio fermento em nosso pai que nos trouxe ao mundo para um novo aprendizado para com o pai amém.

    ResponderExcluir
  15. Amém senhor!!! Um abençoado final de semana padre João Carlos. 🙏

    ResponderExcluir
  16. Tudo de bom padre João Carlos.muito bom seu comentario.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos boa tarde. Estou muito triste e amargurada com a morte trágica da minha irmã Maria Aldenora de Sousa Lima, ontem à noitinha foi atropelada por uma moto o indivíduo embriagado e ela não resistiu chegando a óbitos. Peço oração para alma dela e o conforto de todos nós irmãos e filhos.

    ResponderExcluir
  18. Ela era viúva o marido da mesma teve a mesma morte em 31/07/2017 causada por um motoqueiro. Como se explica um fato como esse.

    ResponderExcluir
  19. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ter Jesus como SALVADOR da humanidade. Todavia, me conceda a graça para ouvir VOSSA palavra, vivê-La e ensiná-La com muita coragem. Me conceda a graça para evitar o pecado da inveja e da blasfêmia. Me conceda a graça para seguir o meu REDENTOR que é a luz das nações. Me conceda a graça para glorificá-Lo com fé e confiança. Me conceda a graça para alcançar a vida eterna. Me conceda a graça para vencer a perseguição. Me conceda a graça para viver o meu apostolado. Me conceda a graça para ficar cheio de alegria e do Espírito Santo. Me conceda a graça para conhecê-Lo santamente. Me conceda a graça, permanecendo comigo para sempre. Me conceda a graça para realizar boas obras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado IRMÃO. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Espero minha graça com toda fé amém

    ResponderExcluir
  21. Gosto muito de ouvir o evangelho de todos os dias.

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos preciso pf da mensagem de hoje dia 19 de Maio para começar o meu dia. Obrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.