PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PLENA VERDADE É O AMOR

A PLENA VERDADE É O AMOR

Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena  verdade (Jo 16, 13)
29 de maio de 2019.
“Tenho ainda muitas coisas a dizer a vocês, mas vocês não são capazes de compreender agora”, disse Jesus em clima de despedida, na ceia. A despedida é sempre uma hora muito difícil. Quem está se despedindo, você sabe, está preocupado com uma porção de coisas, não é verdade? Preocupa-se em garantir a continuidade dos seus trabalhos, em instruir sobre o que fazer quando aparecer esse ou aquele problema, em assegurar o amparo para aquele membro mais frágil da família... Enfim, enquanto coisas como essas não estejam resolvidas, a pessoa não pode partir em paz, seja para uma viagem curta, seja para a grande viagem. A despedida de Jesus leva vários capítulos, no evangelho de São João. É o momento de grandes revelações. E de orientações muito sérias.  
Então, Jesus está se despedindo dos discípulos. Nessa hora de despedida, Jesus lhes faz, de maneira especial, uma revelação maravilhosa. Não os deixará órfãos. Ele irá e o Pai enviará o Espírito Santo.  O novo enviado é o Espírito da Verdade que o mundo não conhece. E não o conhece porque não reconhece Jesus como enviado do Pai. Ele é o outro defensor ou consolador que o Pai enviará. E não virá para ficar no lugar de Jesus. Virá para dar eficácia à missão de Jesus, em sua ausência física. Jesus não estará mais presente fisicamente. Mas, vai estar realmente presente. O Espírito Santo é quem vai tornar isso possível. Mais: o Espírito vai ficar sempre ao lado dos discípulos, sempre conosco.
“Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade”. O Espírito vai ajudar os discípulos a entenderem quem é Jesus e qual o significado do seu ensinamento. Jesus disse que tinha muita coisa para comunicar, mas os discípulos não estavam em condições de entender... Jesus é a manifestação maior do amor de Deus. É o Espírito que vai nos conduzindo na compreensão de suas palavras, na acolhida da revelação que ele faz sobre o Pai, sobre a pessoa humana e sobre o mundo. Ele vai nos conduzindo para a verdade completa. Mas, a verdade plena não é um conhecimento. A plenitude da verdade é o amor. Deus é amor.
“Tudo o que o Pai possui é meu”, disse Jesus. O Espírito vai nos dar do que Jesus tem. É o Espírito que une Jesus ao Pai. Jesus está de tal modo identificado com o Pai, que ele e o Pai são um. A essa união profunda de Jesus com o Pai, pela mediação do Espírito Santo, chamamos AMOR. É também o Espírito que nos une a Jesus. Nossa comunhão com Jesus nos torna participantes do seu AMOR. É também o Espírito Santo que nos une uns aos outros com Cristo. Estamos unidos a Cristo e entre nós, formando o seu Corpo Místico, que é a Igreja. Essa comunhão entre nós e com Cristo, no seu Corpo Místico, é obra do Espírito Santo, participação no AMOR de Jesus e do Pai.   
Guardando a mensagem
O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, vem depois de Jesus, como o novo enviado. E vem como Testemunha de Jesus. Ajudará os discípulos a conhecerem a revelação que Jesus fez sobre o Pai e o sobre seu projeto de amor. Ele, o Espírito Santo, vai estar ao lado dos discípulos, atualizando a palavra e a presença de Jesus e fortalecendo-os no testemunho que eles devem dar de Cristo, sobretudo nas horas de provação e perseguição. É ele quem une Jesus ao Pai. É ele quem nos une a Cristo. É ele quem nos possibilita viver em comunhão uns com os outros, como membros do Corpo Místico do Senhor. Ele nos leva à verdade completa: o AMOR.
Quando vier o Espírito da Verdade, ele conduzirá vocês à plena verdade (Jo 16, 13)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós te bendizemos pela obra redentora que realizaste com tua presença entre nós, andando pelos nossos caminhos, instruindo-nos com a tua santa palavra e oferecendo-te em reparação pelos nossos pecados. Nós te bendizemos porque esta obra redentora continua na história sendo anunciada e atuada em favor dos pecadores, através de tua Igreja, pela presença e pela atuação do Espírito Santo. Ele é a tua testemunha. Ele está sempre conosco. Ele nos conduz à verdade plena, ao teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você já ouviu falar de jaculatória? É uma breve oração que se pode repetir muitas vezes durante o dia. É uma forma de se continuar na presença Deus, durante toda a jornada. Quer fazer uma experiência, nesta quarta-feira? Então, tome a palavra de hoje como jaculatória e repita-a muitas vezes durante o dia:  “Quando vier o Espírito da Verdade, ele nos conduzirá à plena verdade”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de maio de 2019.

27 comentários:

  1. Amém ,tô com meu coração apertado 😔

    ResponderExcluir
  2. Vem espirito santo me mostrar a plena verdade.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, vinde espírito santo e nos renova , precisamos de ti para nós defender hoje e sempre ,vinde por meio da poderosa intercessão do imaculado coração de Maria, amea

    ResponderExcluir
  4. Amém . Vinde Espírito da Verdade!

    ResponderExcluir
  5. Nanâ Costa
    Amém senhor 🙏

    ResponderExcluir
  6. Que o espírito santo mim conduza pela verdade

    ResponderExcluir
  7. Vinde Espírito Santo sobre a minha familia

    ResponderExcluir
  8. Quando vier o Espírito da Verdade, ele nos conduzirá a plena verdade!

    ResponderExcluir
  9. Quando vier o espírito da verdade, ele nós conduzirá a plena verdade

    ResponderExcluir
  10. Quando vier o Espírito da verdade ele não conduzirá a plena verdade

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Jesus! Por que pela obra do teu Santo Espírito, agora nesse momento após um momento de oração e reflexão da Santa Palavra, meu coração está em Paz, em Comunhão com todas as pessoas por quem me lembrei de rezar hoje.Obrg padre por essa reflexão!

    ResponderExcluir
  12. Precisamos conscientizarmos do poder e gloria do Divino Espírito Santo para vivenciarmos com coragem e saber tudo que poderá acontecer.

    ResponderExcluir
  13. Deus me ajuda a seguir o caminho da verdade! Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  14. Quando vier o Espírito da verdade,ele nos conduzirá a plena verdade.
    Senhor Jesus seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  15. Divino espírito santo que foi enviado pelo pai para nós guiar a plena verdade dai_nos uma consciência fortalecida no teu amor para que possamos fazer a tua verdadeira vontade assim seja amém

    ResponderExcluir
  16. Quando vier o Espírito da verdade, ele nos conduzirá a plena verdade.
    Amém Padre, obrigada por nos conduzir no Caminho de JESUS CRISTO!

    ResponderExcluir
  17. Honra poder e glória Amém 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  18. Espírito Santo me mostrar a verdade ... Amém....

    ResponderExcluir
  19. Quando vier o Espírito da verdade,ele nós conduzirá à plena verdade.🙏

    ResponderExcluir
  20. Como faz bem ao nosso espírito essa meditação.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS