Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20).
30 de maio de 2019.
Nós sempre enfrentamos crises, não é verdade? Crises vão e vêm. Elas podem ser momentos de crescimento, de superação. Crises são oportunidades, se bem aproveitadas. Quando se está num momento de crise, ela parece durar uma eternidade. Quando passa, nos damos conta que o tempo não era tão longo assim. A crise dá qualidade ao tempo que segue, o novo tempo, o tempo da superação.
“Pouco tempo”. Essa expressão domina o texto do evangelho de hoje. Se você contar direitinho, essa expressão se repete sete vezes no evangelho de hoje. É o tema da ausência de Jesus, de sua morte. E o tempo de sua nova presença, na condição de ressuscitado.
Vamos entender essa parte “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”. A paixão e morte de Jesus foi um tempo de desorientação para os discípulos, de desespero, de sofrimento. De repente, chegam os soldados, lá no Horto, e prendem Jesus e começa uma série triste de espancamento, interrogatório, julgamento e condenação; e a cruel execução de Jesus, acusado de tudo o que não presta, sem eles poderem fazer nada; e o sepultamento apressado; e o silêncio pesado daquele sábado. Um tempo de angústia, medo, desespero para os seus discípulos e discípulas. Uma crise sem precedentes. O desânimo tomou conta do grupo. Os dois de Emaús foram se embora. Judas se enforcou. O grupo se trancou, amedrontado, na casa que os acolhera para a última ceia. Esse é o pouco tempo da ausência de Jesus, um tempo que parecia uma eternidade, menos de três dias que transtornaram a vida dos discípulos. A ausência de Jesus foi uma morte para o grupo. “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”.
Vamos agora para a outra parte “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”. Pode ser entendido como “Mas, um pouco mais tarde, vocês me verão”. Na madrugada do primeiro dia da semana, eis que Jesus ressuscita e começa a se encontrar com as discípulas e os discípulos. A superação do tempo ruim foi tão surpreendente que quase não acreditavam no que estavam vendo e tocando: o crucificado deu a volta por cima, ressuscitou, trazendo perdão aos pecadores. A morte não foi o fim. Pela morte, ele se apresentou em reparação dos pecados da humanidade. O novo tempo chegou: tempo de alegria, tempo de vitória, tempo de ressurreição. “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”.
Numa de minhas canções, eu escrevi: “Não há tempestade sem bonança. Neste novo reino, em dor de parto, a esperança”. O poema traduz bem as palavras de Jesus no evangelho de hoje. Um tempo de ausência, pouco tempo, mesmo que parecesse uma eternidade. E em pouco tempo, o tempo da presença, da superação, da ressurreição. Essa experiência com a morte e ressurreição de Jesus é modelo agora para toda crise que cada um de nós tenha e das crises que a comunidade cristã também passe. A comunidade também caminha por momentos de crise e de superação, de ausência ou proximidade do Senhor.
Guardando a mensagem
Jesus estava preparando os discípulos para a grande crise que seria a sua ausência, pela morte de cruz. Em pouco tempo, chegaria essa hora dolorosa. Mas, em pouco tempo ela passaria e daria lugar a outro momento, uma nova forma dele estar presente ainda mais eficaz e duradoura. Ressuscitado, ele comunicaria o Espírito Santo que atualizaria permanentemente sua presença. Momentos de crise também são vividos na vida pessoal de cada seguidor de Jesus. Você também já viveu momentos de crise e momentos de superação, tempos de tempestade e tempos de bonança. Se o seu momento atual for de angústia e sofrimento, escute o que Jesus está dizendo hoje.
Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
“Quanto mais escura a noite, mais carrega em si a madrugada”, dizia Dom Hélder Câmara. Vez por outra, passamos por noites escuras. Dá-nos, Senhor, não nos desesperarmos nesses momentos. Como disseste, é “pouco tempo”. Que não nos faltem paciência, humildade para revermos nossos erros e esperança para construirmos o novo momento que não tarda a chegar. E chegará, como bênção do alto, como madrugada depois de uma noite escura. Que tua morte e ressurreição, Senhor, seja a dinâmica a nos iluminar em nossas pequenas e grandes crises. Contigo, já somos mais que vencedores. Amém.
Vivendo a palavra
Que tal você, hoje, dedicar uma prece especial por algum parente ou conhecido que esteja atravessando um momento de crise?!
Pe. João Carlos Ribeiro – 20 de maio de 2019.
Amem
ResponderExcluirTudo que fala de Deus é maravilhos
ResponderExcluirMuito obrigado pelo programa e ótimo
Que maravilha! Deus lhe abençoe Padre! Passarei o dia hoje rezando essa palavra.
ResponderExcluirMinha filha Elaine Resende precisa dessa oracao se puderem rezem por ela
ResponderExcluirSenhor tende piedade de mim. Amém
ResponderExcluirBom dia Padre, tudo posso naquele que me fortalece 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém que maravilhoso é a palavra de Deus
ResponderExcluirAmém senhor
ExcluirPeço oração por minha família q se encontra com desempregos
ResponderExcluirObrigafa senhor por mais esta oportunidade só tenho a agradecera cada manhã amém
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirBom dia padre, tudo posso naquele que me conforta amém
ResponderExcluirBom dia,padre. Que Deus tenha misericórdia de nós!
ResponderExcluirBom dia Padre. Gostaria de receber suas mensagens no meu WhatsApp. 984016952. São Excelentes as suas mensagens! Abraços
ResponderExcluirObrigada Senhor por mais um dia e poder de ouvir através do Pe João abencoai-o e protegei-o contra td o mal! Amem!
ResponderExcluirAmém que Deus nos proteja e nos abençoe obrigada senhor por mais um dia de vida
ResponderExcluirBom dia, Pe.João Carlos, li sua mensagem gostei muito e peço orações a minha esposa Graça Moreira que está passando uns probleminhas, mas como o Senhor bem disse e eu acredito que passará. Somos católicos e pertencemos a Igreja Cristo Libertador no bairro da Compensa em Manaus. Quero receber suas mensagens desde já agradeço.
ResponderExcluirDeslpem, não deixei o número do celular é (92) 98196-2626 e (92) 99150-0101
ResponderExcluir
ResponderExcluirSenhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me conceda a graça para trabalhar da melhor forma possível. Me conceda a graça para convencer as pessoas a serem cristãs. Me conceda a graça para pregar a VOSSA palavra com humildade, fé, amor e sabedoria. Me conceda a graça para testemunhar o meu SALVADOR. Me conceda a graça para evitar a blasfêmia. Me conceda a graça para adorá-Lo com muita fé e confiança. Me conceda a graça para viver melhor o meu batismo. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO estimado filho e meu amado REDENTOR. Amém.
Desejo para toda a humanidade, incluindo a mim e a minha família e todos os meus familiares muita paz, saúde e prosperidade.
ResponderExcluirHoje estou enfrentando um momento muito difícil a separação perco a Deus Paciência humildade e acreditar que tudo irá passar
ResponderExcluirPeço oração para mim e minha família! Misericórdia Senhor!!! 🙏🙏
ResponderExcluirQuero louvar e agradecer a Deus, por intermédio de Jesus, pelo poder do Espírito Santo,pela alegria, que Êle nos proporciona, a mim,Clarice a minha filha,Thalita Felix Kacem, pelo Dom da nossas vidas,pelo trabalho dela,pela luta, determinação dela, pela saúde dela. Vou fazer uma cirurgia no meu olho!, mas já agradeço a Deusa pela vida do médico oftamologista, Dr Gabriel, pois creio,no poder de Deus! Obrigada!
ResponderExcluirObrigada Padre pelo bem que me faz .elimina a minha alma.
ResponderExcluirIlumina a minha alma.
ResponderExcluirAMÉM!!!🙌🏽🙌🏽
ResponderExcluirQue lindo e a palavra do senhor. Peço oração para a minha família .
ResponderExcluirA mensagem do evangelho de hoje nos inspira a confiarmos em Cristo de que não estamos sozinhos em nossa caminhada,principalmente nos momentos mais difīceis.
ResponderExcluirPeço oração por Juliana 🙏🙌
ResponderExcluir