PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM JOVEM QUE NÃO ESCOLHEU JESUS

UM JOVEM QUE NÃO ESCOLHEU JESUS

Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? (Mc 10, 17)


04 de março de 2019 A religião cristã não é apenas um conjunto de práticas religiosas que realizamos para o louvor de Deus e para o nosso bem pessoal. A religião cristã é, especialmente, seguimento de Jesus Cristo. Seguimento. O que nos define não é um título de pertença a uma instituição bimilenar. O que nos define é sermos discípulos de Jesus. É sermos seus seguidores, suas seguidoras. Percorremos com ele o seu caminho. Vamos com ele a Jerusalém.

Jesus e os discípulos estão indo a Jerusalém. Essa é a grande viagem que marca a sua vida. Em Jerusalém, acontecerá o drama da paixão. Essa caminhada é propriamente a direção da vida de Jesus. Neste caminho, a uma certa altura, vem alguém correndo, ajoelha-se aos seus pés e lhe pergunta o que deve fazer para ganhar a vida eterna. Ele já cumpria os mandamentos da Lei, desde a sua juventude. ‘Então, concluiu Jesus, só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!”. O homem ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.


Essa pessoa buscava a felicidade, a realização, como todos nós. Era uma pessoa religiosa, praticante da Lei desde pequeno. Pelo que respondeu a Jesus, praticava certinho os mandamentos de Deus. Mas, estava inquieto. Sabia que lhe faltava alguma coisa. O que ele poderia fazer para ganhar a vida eterna, para participar da herança da completa felicidade? Ele percebeu que Jesus tinha a resposta. Ele poderia lhe indicar o que realmente tinha que fazer. E lhe pediu isso de joelhos, de coração aberto, com toda sinceridade.


Ele ouviu a resposta de Jesus. A resposta foi dada com muito respeito, muita consideração e como sinal de um amor sincero por ele. Está escrito: “Jesus o olhou com amor”. Não foi uma resposta para afastá-lo, para desanimá-lo em sua busca de felicidade, da herança da vida eterna. Foi uma resposta verdadeira, exigente. Ele, que estava ansioso em busca da felicidade, da vida eterna, ouvindo isso, ficou abatido e desistiu, foi embora cheio de tristeza. Não aceitou a proposta de Jesus, o caminho que ele lhe indicou. Optou por continuar sua vidinha. Optou por não ser seguir Jesus, não ser seu discípulo.


O que é que Jesus lhe pediu e pede a mim e a você, hoje? Ele o chamou para segui-lo. Só isso. “Vem e segue-me”. Segui-lo no seu caminho, sendo livre e solidário como ele. Livre de qualquer carga ou amarra. Solidário com os pobres e sofredores. Foi o que ele pediu àquele homem: o desapego dos seus bens e a solidariedade com quem nada tem. ‘Vende o que tens e dá aos pobres”. Em outras palavras, Jesus lhe indicou um modo novo de se relacionar com os bens e com os seus semelhantes. No trato com os bens, ser livre. Não viver para o dinheiro. Não ser possuído pelos seus bens. No trato com os seus semelhantes, ser solidário. Importar-se com sua dor, partilhar, não lhe ser indiferente.


Guardando a mensagem Muitos cristãos estão ocupados na posse de muitos bens, usufruindo do seu bem-estar e fazendo da religião apenas um complemento para sua felicidade. No fundo, são infelizes, vivem tristes. Está lhes faltando alguma coisa. Eles também perguntam a Jesus o que precisam fazer para alcançar a felicidade completa, para ter direito à herança da vida eterna? Esperam que Jesus lhe passe uma receita de algumas coisas a serem feitas. Mas, Jesus lhe dá uma nova orientação para as suas vidas. Jesus os chama para segui-lo. Duas condições são necessárias para o seu seguimento: estar livre e ser solidário. Jesus os chama a ter um novo relacionamento com os bens (a liberdade) e com seus semelhantes (a solidariedade). A verdadeira felicidade está em sermos irmãos, a caminho com Jesus, para a casa do Pai.


Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna? (Mc 10, 17)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,
Fica-nos a impressão que foste muito exigente com aquele que se apresentou no caminho, querendo fazer alguma coisa para ganhar a vida eterna. Tu o chamaste para te seguir. Para isso, ele precisava estar livre (não mais voltado para os seus bens) e ser solidário (não mais indiferente à sorte dos pobres). Ele não teve coragem de dar uma nova direção à sua vida. Na sua tristeza, vemos a tristeza de quem vive voltado para si mesmo. Por sorte, esse mesmo evangelho nos mostra que houve quem deixasse tudo e te seguisse, como foi o caso dos teus apóstolos. Livres e solidários, eles teriam tudo que deixaram cem vezes mais e a vida eterna no mundo futuro. Obrigado, Senhor, pelo exemplo de tantos irmãos e irmãs que seguem contigo, livres e solidários, pelo caminho da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Hoje, segunda-feira de carnaval, reze pelos jovens que, como este moço do evangelho, estão com dificuldade para responder ao chamado de Jesus para uma vida santa e solidária.


Pe. João Carlos Ribeiro – 04.03.2019

19 comentários:

  1. Maria Emília bom dia Amém🙏

    ResponderExcluir
  2. Vdd temos que rezar muito por esses jovens. Amém 🙏🙏 senhor Jesus

    ResponderExcluir
  3. Dá-me Senhor a graça de Lhe escolher em todos os momentos de minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Muitos jovens ainda vão a missa. Mais sempreouço a mãe falar que não faz o cenáculo com Maria em sua casa por que os mais novos acham que rezar é para os velhos.Por que é cafonice.Temos que pedir a Deus por esses jovens e não julga-los .Amém Amém.

    ResponderExcluir
  5. Peço sua bênção Padre João Carlos.Necessito muito das suas orações no dia a dia.No caminhar dessa.vida terrestre.

    ResponderExcluir
  6. Peço sua benção hj,estou para realizar um projeto no qual depende minha vida profissional e emocional.por favor que abra o caminho de minha inscrição.Tenho grande fé em Deus e Maria Santissima.Sua benção.

    ResponderExcluir
  7. Eu peço a graça do desapego de tudo bens pessoas do ter em geral meu Deus peco a graça
    De ter os meus olhos fixos no sagrado

    ResponderExcluir
  8. Senhor Meu Deus abençoa meus netos, meus filhos,minha família, meus amigos. Tende compaixão de mim e do mundo inteiro!

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus venho neste momento pedir pelos nossos jovens para que eles encontram nesses dias o verdadeiro sentido da vida que é Cristo e sigam em direção ao pai

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/3/19 10:45

    Eu minha família somos discípulos de Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  11. Esplêndida reflexão da palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal como Ela é e exprimir, contudo, estou com dificuldades para ativar o modo leitura no samsung internet dificultando assim o meu acompanhamento da leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jesus vos peço que mebajude a desapegar de alguma coisa q ainda me apego peço a libertação para eu seguir somente a ti Senhor. Boa tarde PADRE João Carlos pela suas belas reflexões todos os dias trasendo a palavra de Deus pra minha casa. Jesus te abenço

      Excluir
  12. Graças a Deus temos muitos jovens que procura a nossa igreja. Infelizmente sinto que muito pouco a nossa igreja se importa com as inquietações da nossa juventude. Pouca opção pelos jovens.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom comentário Eu também te peço pelo meu marido filhas genrros e por mim mesma que cada dia aumente a nossa fé e disponibilidade pra trabalhar no teu Reino.

    ResponderExcluir
  14. Quero sempre fazer a vontade de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/3/19 16:26

    Reflexão muito consciente na realidade da juventude de hj ... renúncias são difíceis e as vezws crueis, mas tem sua recompensa no final.

    ResponderExcluir
  16. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por tanta misericórdia e amor. Todavia, me conceda a graça, para que eu me arrependa dos meus pecados. Me ajude a ter mais esperança e alegria. Me ajude a fugir do pecado, da injustiça e da iniqüidade. Me ajude suplicar e orar na presença do ALTÍSSIMO, cada vez melhor. Me ajude caminhar na companhia do povo santo, com aqueles que vivem e proclamam a VOSSA glória. Me ajude louvá-Lo, adorá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude perdoando os meus pecados e na minha conversão. Me ajude ganhar a vida eterna, sendo VOSSO discípulo missionário. Me ajude cumprir os VOSSOS mandamentos com alegria. Me ajude fazer caridade. Me ajude segui-Lo com amor, coerência, fé, humildade, fidelidade e sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Peço oração de cura e libertação para os meus filhos e também a conversão. Sou uma mãe desesperada , não sei mais o que fazer, preciso de ajuda. Deus me socorre!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS