PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CEGO NO DOMINGO DE CARNAVAL

O CEGO NO DOMINGO DE CARNAVAL


O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração (Lc 6, 45)

03 de março de 2019

Com certeza, você guarda na memória ditados, provérbios, ditos populares que seus avós ou seus pais diziam. Por exemplo, esse: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Os provérbios ou ditos populares são fruto da experiência de vida das pessoas e expressam a sabedoria do povo diante da vida. Esse você já escutou: “A pressa é inimiga da perfeição”. Em geral, os provérbios têm rima, assim são mais facilmente lembrados, como esse: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Os provérbios são passados oralmente de uma geração a outra. Olha o ditado de sua avó: “Escreveu, não leu; o pau comeu”. Esse era do meu pai: “O seguro morreu de velho”.

Bom, por que eu estou falando hoje de ditados populares? Porque neste 8º domingo do tempo comum, Jesus está instruindo os seus discípulos na base de provérbios, de ditos populares. Aliás, alguns livros do Antigo Testamento estão construídos exatamente valorizando este modo popular de comunicar e educar com conselhos, provérbios, ditos de sabedoria. Esses livros bíblicos nasceram para a instrução dos mais novos e do povo, no caminho de Deus. Assim, por exemplo, o livro do Eclesiastes, o livro do Eclesiástico, o livro dos Provérbios. Lemos hoje no Livro do Eclesiástico: “Quando a gente sacode a peneira, aparecem os refugos”. É a experiência do agricultor separando os grãos da palha. E “Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa”. É a experiência na olaria. Barro ruim ou com defeitos, no forno, racha, não tem jeito. Na conversa, as ruindades terminam se revelando.

No evangelho, Jesus começou falando do cego. “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?”. Depois falou do cisco do olho do irmão. Quem está com sua vista tapada por uma trave (olha o exagero dessa comparação!), não pode ajudar o irmão a tirar o cisco do seu olho. E mais: “A árvore é reconhecida pelos seus frutos”. E: “A boca fala do que o coração está cheio”. Jesus ensinando, instruindo os discípulos, valendo-se de ditos populares, comparações engraçadas, provérbios de sabedoria.

O que Jesus está nos ensinando hoje? Uma coisa muito importante, com certeza, é a valorização dos recursos educativos da cultura popular. Em vez de se refugiar numa palavreado complicado de uma elite religiosa, como talvez fosse o caso dos mestres da Lei, Jesus lança mão da riqueza da sabedoria popular, expressa com tantas imagens, ditos, provérbios. Tomar consciência disso no domingo de carnaval pode aguçar nossa sensibilidade em relação a essa grandiosa festa popular. Claro, uma festa cheia de defeitos e problemas, como o crescimento da violência, o consumo exagerado de bebida alcóolica, o desregramento sexual. Mas, o carnaval é muito mais do que isso, não é verdade? E não tem esses defeitos em todo canto. E, afinal, alegria é coisa de Deus. De toda forma, é uma manifestação cultural surpreendente. E Jesus, com certeza, estaria atento para ver o que tem de bom no carnaval para ajudar os seus discípulos a estarem em condição de ajudar seus irmãos a tirar o cisco do olho.

Guardando a mensagem

Na instrução dos seus discípulos, Jesus vale-se também de ditos da sabedoria popular. Esse jeito de Jesus educar na fé os seus seguidores é um caminho importante também para nós hoje. Assim, nos damos conta que na experiência de vida das pessoas, já estão sementes do próprio evangelho, semeadas pelo Santo Espírito de Deus. Muitos ditos da sabedoria do povo instruem as pessoas a se conduzirem no caminho do bem, da verdade, da justiça. Com esses recursos da sabedoria popular, Jesus nos instrui, hoje, para estarmos em condição de ajudar os outros a viverem bem, segundo o propósito de Deus. Para isso, precisamos, por primeiro, nos corrigir de nossos defeitos, de nossos pecados. Só nos livrando da trave que cobre nossos olhos é que poderemos ajudar os outros a corrigir-se dos seus defeitos (talvez um cisco em comparação com a  trave dos nossos olhos). Só vendo bem, podemos conduzir quem não está enxergando.

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração (Lc 6, 45)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Falaste do homem bom que tira coisas boas de seu tesouro, de seu baú de antiguidades. Assim, nos ensinas a valorizar as coisas sábias que estão no baú de nossa cultura popular. Este é um ensinamento precioso, Senhor, para vencermos qualquer tentação de desconsiderarmos os conselhos e ensinamentos dos nossos pais e avós e a riqueza da cultura da qual somos filhos. O que esperas de nós é que estejamos em condições, como teus discípulos, de ajudar as pessoas a enxergar melhor (a história do cisco), a caminhar mais seguros (a história do cego), a produzirmos frutos bons com a nossa vida (a história da árvore). Obrigado, Senhor. Seja  bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vamos viver a palavra

Veja se você recorda algum ditado popular que seus avós ou seus pais repetiam. Guarde esses ensinamentos no coração. Eles são expressão da sabedoria dos filhos de Deus, fruto de sua experiência e da assistência do Santo Espírito.

Pe. João Carlos Ribeiro – 03.03.2019

26 comentários:

  1. Meu pai dizia.
    Boa ave Maria faz quem em sua casa tá em paz.
    Isso quando agente queria ir pra algum lugar que ele não deixava agente ir.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai dizia.
    Boa ave Maria faz quem em sua casa tá em paz.
    Isso quando agente queria ir pra algum lugar que ele não deixava agente ir.

    ResponderExcluir
  3. Não sei, não vi, não ofende a ninguém.
    Assim nos ensinava pra não entrar em confusão.

    ResponderExcluir
  4. Amem bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Quem com porcos andam, farelos comem... "Quem anda com pessoas erradas, aprendem com estes fazerem coisas erradas.* Bom dia.
    Salve Maria, Salve José.

    ResponderExcluir
  6. "Com quem muitas pedras mexe uma lhe cai na cabeça." Isso diz minha mãe, para nós não desistirmos quando buscamos conseguir algo.Querendo dizer assim: sua hora vai chegar.

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe diz:" não sei, não vi, entra entra em todo lugar". Ouvir muito e falar pouco.

    ResponderExcluir
  8. A minha madrinha de batismo para nós ensinar a valor as pequenas coisas, dizia:" é melhor lamber do que cuspir".

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3/3/19 08:11

    "mais vale quem Deus ajuda do que quem cedo madruga"

    ResponderExcluir
  10. Deus ajuda a quem cedo madruga!

    ResponderExcluir
  11. Aprendo muito ouvindo e lendo todos
    os comentários do Evagelho feitos pelo senhor,padre João Carlos!.
    Lembrei- me hoje muito dos meus pais quando aconselhavam a mim e aos meus irmãos quanto á escolha de amigos, finalizavam a conversa dizendo:" Dize-me com quem andas que eu te direi quem és".

    ResponderExcluir
  12. Ouvi muito isso,quem com ferro fere,com ferro será ferido.Bom dia padre e um abençoado domingo. 🙏

    ResponderExcluir
  13. Olha com quem anda quando cair no buraco ninguen.vai te tira nao

    ResponderExcluir
  14. Amém, bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  15. Não queiras acharo que não queres
    perder.

    ResponderExcluir
  16. Meu pai dizia, "boa romaria faz,quem em sua casa está em paz"

    ResponderExcluir
  17. Maria Emília Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. A sabedoria do nosso Pai Eterno nos ensina que nascemos com duas orelhas, dois OUVIDOS e uma única BOCA, para assim Ouvirmos mais e falarmos MENOS, minha mãe dizia boca calada nao entra MOSQUITOS, que a sabedoria de DEUS e os ensinamentos de nossos pais possam nos dá sabedoria, discernimento e prudência na nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  19. Padre Bom dia, O evangelho de Hoje nos Ensina que - "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração" isto está em(Lc 6, 45), Jesus sendo o próprio Deus nos deu o Sentido da sua Palavra, para que cada um de nós dê o justo cumprimento, como pode um coração cheio de imperfeição ensinar coisa boas,por isso Jesus nos ensina que o homem BOM, a Mulher que tem pureza no seu coração somente pode nos ensinar a praticar o bem, por isso o ditado popular: Digas com quem Andas e te direi quem És, por isso o homem est cheio do que´enche o seu coração, que as palavras de Jesus e do Seu Evangelho possa nos Inundar de coisas boas para assim sermos Luz a iluminar o mundo, sede perfeitos como perfeito é o vosso pai dos céus, a perfeição está ao alcance de todos nós, para isso basta-nos ouvir a palavra de deus e darmos o seu devido cumprimento,Nascer de Novo,falou-nos Jesus, portanto vamos aproveitar esses esclarecimento e comecarmos hoje mesmo, a nos livrarmos de nossos vício e de nossas paixões, a santidade está ao alcance de todos nós, o dia do juízo está próximo, estejamos ligados como falam os mais jovens.

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe sempre dizia, escolha as pessoas para andar, quando você anda com pessoas erradas, a pessoa é mal visada.

    ResponderExcluir
  21. Vou contar 1a história de Santa Terezinha.Ela qdo pequena combinou c/1a amiga de sair pela rua,ah eu sou 1a cega eu vou andando e vc vai me guiar,disse a amiga ah ñ eu tbém sou cega eu tbém vou andar.As 2as andaram c/os olhos fechados e trombaram num barraco de frutas e aí foi 1a confusão.Sra Terezinha lembrou dessa passagem 1cego ñ pode guiar outro cego.

    ResponderExcluir
  22. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me ajude a falar e conversar da melhor forma possível. Me ajude ter um coração manso, humilde e cheio de amor. Me ajude a um dia alcançar a roupa da incorruptibilidade e da imortalidade. Me ajude viver conforme VOSSA palavra. Me ajude a vencer santamente. Me ajude a fugir do pecado. Me ajude a ser firme e inabalável na VOSSA obra. Me ajude ter uma boa visão espiritual. Me ajude ter uma boa formação, produzir bons frutos e a ser coerente com o evangelho. Me ajude tirar coisas boas do meu interior. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Tudo q da boca desse Bom Pastor, sai da alma adoradora de Deus.
    Deus o abençoe sempre Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  24. Meu pai sempre me dizia meu filho o pai que nasceu torto nao tem jeito vai morrer torto .

    ResponderExcluir
  25. Meu pai (inesquecível) dizia: Quem trabalha Deus ajuda!

    ResponderExcluir
  26. Meu sogro dizia: Há males que vêm para o bem !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS