PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ONDE O MAIOR É O MENOR

ONDE O MAIOR É O MENOR

 Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)



20 de março de 2019.


A mãe de dois discípulos – Tiago e João – fez um pedido a Jesus: quando ele estivesse no poder, reservasse uma posição de destaque no seu governo para os seus dois filhos. Um à sua direita e outro à sua esquerda. Apesar do exemplo de Jesus, os seus colaboradores mais próximos, os apóstolos, estavam também tentados pela sede de poder. E já começavam a disputar cargos, posição, prestígio. Nem eles estavam entendendo a proposta de Jesus, nem a família deles. Pretendiam uma posição privilegiada (um à direita e outro à esquerda) ao lado de Jesus e, claro, acima dos outros.

Logo essa pretensão dos dois discípulos espalhou um mal-estar na comunidade dos apóstolos. O poder como prestígio, irmão gêmeo do enriquecimento duvidoso, semeia logo a discórdia, a desunião, a inveja e a competição doentia. É que ele agride gravemente o espírito comunitário. Essa tentação do poder-prestígio é um perigo para um cristão, pois o faz renunciar ao que aprendeu no Evangelho: o amor solidário, o respeito pela dignidade do outro, o espírito de serviço.

Você pode até pensar: esse negócio de poder não tem nada a ver comigo. É um assunto para quem ocupa altos cargos na Igreja ou para os políticos de Brasília. É aí que você se engana. Todo mundo tem uma relação com o poder. Mesmo que não esteja em uma função de comando, está numa relação com quem comanda. E aí se mostra qual é a sua concepção de poder: o poder-prestígio ou o poder-serviço. O poder no mundo chega a ser um ídolo. Uns se fazem de deuses e outros de seus adoradores. Para cada mandão, na República como na Capela, há sempre um séquito de pessoas subservientes e bajuladoras. 

Os discípulos tinham diante de si o exemplo de Jesus e o modelo da própria sociedade. O mau exemplo vinha dos fariseus, da turma do Templo, do próprio ambiente religioso. E nisso, é claro, imitava-se as disputas de poder da classe dominante, da corte de Herodes, do Sinédrio. Jesus, no jejum do deserto, tinha enfrentado essa tentação. O diabo tinha oferecido o poder sobre todos os reinos do mundo a Jesus, se o adorasse. Jesus reagiu. Submeter-se só à vontade de Deus. Nada de aliança com o mal. O poder-prestígio é sustentado por alianças perigosas e concessões à falcatrua, à propina, à troca de favores. 

O exemplo de Jesus foi bem outro. Ele deu exemplo com sua vida, suas escolhas e deixou esse precioso ensinamento: eu não vim para ser servido, mas para servir. O exercício do poder em Jesus não afastava as pessoas de si e nem o isolava dos outros. Como Mestre no seu grupo de discípulos, puxava o diálogo, responsabilizava cada um e, para admiração de todos, chegou a lavar os seus pés como um empregado fazia. Servir - essa palavra deve marcar a vida de um cristão em cargos de liderança ou em postos de comando. Servir. Não ser servido. Colocar-se a serviço dos outros, do bem, da justiça, diferentemente do poder-prestígio que se serve dos outros, que busca o seu benefício pessoal, que quer ser o maior.

Guardando a mensagem

A tentação do poder-prestígio estava presente também no grupo dos discípulos de Jesus. Jesus exerceu o poder-serviço. E o ensinou claramente. Não veio para ser servido, mas para servir. E disse mais: Vejam como o poder é exercido na sociedade, percebam a opressão dos grandes. Entre vocês, não deve ser assim.

Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de vocês (Mt 20, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Somos a tua Igreja e nossa presença na sociedade precisa ser pautada pelo espírito de serviço. Animados por teu evangelho, queremos fomentar a fraternidade em nosso ambiente de trabalho, de conivência, em nossas famílias, pois, servir é a marca do cristão. Ajuda-nos, Senhor, a não incorporar na Igreja a tentação do poder-prestígio do mundo. Antes, levemos para a sociedade nossa experiência de poder-serviço vivido na comunidade cristã. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), anote essa frase de Jesus e escreva o que você entende dela: “Entre vocês, não deverá ser assim” (Mt 20, 26).

Pe. João Carlos Ribeiro – 20.03.2019

21 comentários:

  1. Jesus nos abençoe grandimente

    ResponderExcluir
  2. O poder serviço se vive na comunidade

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jesus, pois assim deveremos ser Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus aumenta minha fé para eu acreditar mais nas pessoas que se diz cristão

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Deus por estais sempre ao meu lado.

    ResponderExcluir
  6. Eu vim para servir e viver a palavra de Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Sim Senhor, eu escuto e peço que me ajude sempre a ser sua serva e fazer o que me pedes e o que é certo!! Servir sempre com amor! Amém.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pelos erros que muitas as vezes cometo nos meus comentários

      Excluir
    2. Deus nos abra os olhos as fraqueza humanas.

      Excluir
  9. Meu Deus obrigada por tudo e abençoe meu dia de amanhã que irei fazer utrassom me ilumine senhor

    ResponderExcluir
  10. Não veio o áudio por favor Obrigadooo

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus q eu tenha todos os dia esse espírito de serviço ser serviçal p com os outros e nunca querer ter poder de liderança ou ser arrogante com os cargos q eu exerço dentro da minha casa e da minha igreja

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus não mim abandone não afaste de mim vem depressa mim socorreu pois te és a minha salvação

    ResponderExcluir
  13. Maravilhosa palavra de Deus Estamos a serviço de Jesus! Sinto muita falta do áudio. Logo que acordo as 6h costumo orar e este alimento da alma que o Padre nos proporciona tem me ajudado muito. Deus abençoe e que venham muitos operários para nossa messe !

    ResponderExcluir
  14. A noite ela dorme ouvindo meditando na palavra. Tem 8 anos. O áudio é muito importante tb.

    ResponderExcluir
  15. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por viver o meu profetismo batismal. Entretanto, me ajude conhecer e viver a VOSSA lei. Me ajude dar bons e santos conselhos. Me ajude conhecer, amar, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude interceder pelos outros. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude pedir com sabedoria, fé e confiança. Me ajude servir cada vez melhor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Como faço p acompanhar a mensagem de hoje 21.03.2019 ? Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS