PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESTÁ NA HORA DE PRODUZIR FRUTOS

ESTÁ NA HORA DE PRODUZIR FRUTOS



Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

24 de março de 2019.

Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Se você já tiver a resposta para esta pergunta já está no clima deste terceiro domingo da Quaresma. Bom, vamos com calma. 

Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva, por exemplo, cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. E Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. O figo é uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.

No evangelho de hoje, Jesus contou que um homem havia plantado uma figueira em sua vinha. Durante três anos, ele voltou lá para colher algum fruto. Nada. Não achava coisa nenhuma. Na terceira vez que ele foi procurar o fruto na figueira e, claro, não encontrou nem sinal, ele perdeu a paciência e mandou o empregado cortá-la. Estava ocupando o terreno inutilmente.

A figueira, na Bíblia, representa a pessoa ou mesmo o povo de Deus. Esta figueira improdutiva é a imagem de pessoas do tempo de Jesus que, mesmo ouvindo sua pregação, não se converteram, não mudaram de vida. João Batista, preparando a vinda de Jesus, tinha insistido em que o povo desse fruto de vida nova, apresentasse sinais de sua conversão. Jesus, de igual modo, está cobrando que as pessoas que o escutam, acolham sua palavra, mudem de vida, produzam frutos. Lembra a parábola do semeador? A semente, a palavra de Deus, está sendo semeada. Só no terreno bom, cresce, floresce e dá muito fruto.

Na história, o dono da terra já procurava frutos na figueira há três anos. É uma clara alusão ao ministério de Jesus, que completava três anos. Três anos de pregação, de milagres, de curas, de exorcismos... cadê os frutos desse povo, quais os sinais que mostram que abraçaram a vida nova que ele estava anunciando? Faltou paciência ao dono da terra. Mandou cortar aquela figueira parasita, ocupando à toa o terreno dele. Mas, o seu empregado pediu mais tempo e prometeu maior empenho. ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e colocarei adubo. Talvez, depois disto dê frutos. Caso contrário, vamos cortá-la’.

Guardando a mensagem

A figueira pode ser a sua vida, a sua família, a sua comunidade. Não basta estar coberta de belas folhagens, tem que dar frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Podemos fazer uma lista: Conversão, comunhão com Deus, cumprimento dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior. Pela história, você sabe, o Senhor nos dá mais um tempo. Seu empregado está pondo mais adubo, regando mais frequentemente... estimulando para que demos frutos. Frutos de conversão, de vida nova em Cristo.

Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. É assim que a nossa vida vai se modificando, afastando-se do mal e nos edificando como novas criaturas, pessoas renascidas na tua graça. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas interiormente renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia de responder à pergunta: Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Está na hora da figueira produzir frutos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 24.03.2019

46 comentários:

  1. Bom dia Padre João!
    Obrigado senhor Jesus por mais um dia em sua presença,Obrigada mãezinha Aparecida! 🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por essa santa palavras Amem

      Excluir
    2. É bom vermos ,observarmos pq a nossa figueira não está produzindo frutos .

      Excluir
    3. Boa noite padre na minha vida venho tentando mudar muitas coisas

      Excluir
  2. Obrigado Senhor Pai do céu 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado senhor por essas palavras tão abençoadas e maravilhosa reflexão

      Excluir
  3. Obrigado meu Deus por essa palavra tão edificante palavra de vida eterna.
    Obrigado padre João Carlos por ser um canal de graças em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Papai do céu por essa bênção que é o Pé João Carlos que nos faz entender a tua palavra de forma clara e simplificada. Abençoa Senhor este Sargento dando lhe muita saúde e sabedoria para que todos os dias chegue a nós a tua palavra. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Pe. João Carlos o senhor não imagina o quanto faz de bem as pessoas com essas meditacoes, sei de casos de conversão verdadeira.Obd.

    ResponderExcluir
  6. PADRE JOÃO CARLOS O ADMIRO MUITO TENHO MUITA FÉ EM UMA TRANSFORMAÇÃO EM MINHA VIDA É ESTÁ PALAVRA VAI TRANSFORMAR MINHA VIDA ESCUTO SUAS MÚSICAS PRINCIPALMENTE QUE DIZ SENHOR DEUS O TEU AMOR ME TROUXE AQUI SENHOR DEUS QUERO VIVER PERTO DE TI CONFIO EM.DEUS E NA FÉ VENCEREI UMA BATALHA GRANDE EM MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  7. Que bom acordar de manhã e ler essa palavra junto a lindos comentários. Deus continue abençoando vc padre João Carlos para continuar junto a nós nos ensinando a viver a palavra de Deus. Um bombdomingo e bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Padre não conheço figueira estou procurando mudar com a graça de Deus irei conseguir Deus lhe abençoe grandemente amém

    ResponderExcluir
  9. Como é edificante a palavra de Deus para todos nós,Tem figueiras que produzem mas também tem figueiras que precisam de uma poda e um pouco de adubo.
    UM ótimo dia pro senhor padre.

    ResponderExcluir
  10. Bela reflexão,todos nós temos sempre algo a mudar emnossase vidas,amem ......

    ResponderExcluir
  11. Gosto de mais ouvi,ler as mensagens do padre João Carlos, que Deus te abençoe o senhor padre sempre

    ResponderExcluir
  12. Ama a Deus sobre todas as coisas.sempre busca a palavra de Deus .ser solidário companheiro amigo ama o próximo. Amém

    ResponderExcluir
  13. Que Deus te proteja padre João Carlos hoje e sempre!!!!

    ResponderExcluir
  14. Com certeza na minha vida precisa ser mudada umas coisinhas,nada grave. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Amém!!! Bom dia Padre e um abençoado Domingo para o senhor e tda sua equipe. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Que Deus seja amado louvado em todos os momentos de nossa vida

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre!....obrigada por Proclamar a palavra de Deus. Mensagem essa que nos fortalece no nosso dia a dia. Sua bençāo.

    ResponderExcluir
  18. Amém!Obrigada,Padre Carlos,suas palavra são inspiradas pelo Espírito de Deus, Está nos alertando a conversão em nossas vidas, nos somos a figueira, precisamos adubar mais para produzir frutos de Amor caridade e gestos em nossas ações. Deus continue te abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia.
    Obrigada pela sua linda palavra de ânimo e fé. Que passamos ser transformados pelo grande amor de Deus por nós

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe. João
    Calos. Seu comentário do Evangelho é maravilhoso. Me ajuda muito nas minhas meditações diárias.

    ResponderExcluir
  21. Sábia palavras. Momentos de reflexão, Q Deus continue lhe abençoando, padre.

    ResponderExcluir
  22. Como sempre bela reflexão,simples e objetiva.Acompanho sempre.Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado por esta mensagem

    ResponderExcluir
  24. Msg edificante na minha vida amém Glória a Deus aleluia

    ResponderExcluir
  25. Que eu poça da bastante frutos que seja da palavra da perseverança a palavra de Deus tem que ser anunciada ao mundo amém

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde, Pe.Padre João! Palavras maravilhosas, saidas do coração! Que eu possa sempre me esforçar para, como a fugueira, dar frutos de vida, amor,solidariedade, bondade. Enfim, fazer a vontade do Pai! Obrigada, padre, por tão lindas palavras!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre seus comentarios sao belissimos mudei algumas coisas em minha vida mas ainda preciso mudar p q possa produzir muitos frutos.

    ResponderExcluir
  28. Sempre temos o que mudar,e a palavra de Deus é o adubo para darmos bons frutos.

    ResponderExcluir

  29. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por todos os anjos que cuidam do VOSSO povo. No entanto, me ajude respeitar e valorizar os lugares santos. Me ajude amá-Lo e obedecê-Lo com sinceridade. Me ajude libertando os oprimidos. Me ajude cumprir a minha missão. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude agradá-Lo diuturnamente. Me ajude evitar o que é mal e a murmuração. Me ajude ter cuidado para não cair. Me ajude na minha conversão. Me ajude produzir muitos frutos: de amor, justiça, paz, reconciliação, caridade, solidariedade, misericórdia fé e união. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Obgd padre João pela palavra

    ResponderExcluir
  31. Sabias palavras estou gostando de ouvir as meditações quero manter a fé que Deus abençoe todos nós boa noite

    ResponderExcluir
  32. Boa noite Padre João Carlos,to dos os dias minha filha Roselis me envia a meditação do dia.Amo suas explicações

    Que Deus lhe dê muita sabedoria,me abençoe.

    ResponderExcluir
  33. Senhor jesJe ajuda me na minha conversão.ensina me aperdoar.

    ResponderExcluir
  34. Senhor eu sei que preciso mudar,peço perdão,por não me dedicar mais a oração.Ajuda-me Senhor.

    ResponderExcluir
  35. É verdade se cada um fizer sua parte consertesa tudo pode ser diferente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS