19 dezembro 2018

5º DIA DA NOVENA - O TESTEMUNHO DOS IDOSOS


Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).

19 de dezembro de 2018.

Apresentação do tema

Zacarias e Izabel são testemunhas de Cristo. Conhecem os segredos da concepção do seu filho João, que vem por uma intervenção divina operando na fraqueza humana: a esterilidade dela e a idade avançada dos dois. Seu filho João vai preparar os caminhos do Messias, vai reconciliar os pais com os filhos, vai preparar um povo bem disposto para o Senhor que está chegando. Durante toda a gravidez de Izabel, Zacarias ficou mudo. Mas, depois, depois abriu a boca para louvar o Senhor Deus que fez de seu filho o profeta do Altíssimo.

Em Zacarias e Izabel, contemplamos como Deus valoriza e integra também os idosos no seu projeto de salvação. Eles foram os pais de João, o profeta que preparou os caminhos de Jesus. Eles o geraram e o educaram para responder generosamente à sublime vocação de anunciador do Messias que estava chegando. Os idosos testemunham, com sua experiência, que Deus vem conduzindo a história. Eles dão testemunho da ação de Deus em suas vidas, sustentando os seus no caminho de Jesus com seu exemplo, com sua fé e com suas orações.

Oração do dia
Senhor Jesus,
O anjo trouxe para Zacarias uma notícia boa. Disse que ele se preparasse porque iria viver dias de muita alegria e felicidade. Suas preces tinha
m sido ouvidas. Deus lhes mandaria um filho, com uma linda missão. O seu nascimento iria ser motivo de alegria pra muita gente. Manda, Senhor, teu anjo trazer notícias boas para os nossos idosos também. Eles precisam saber como são amados, como Deus conta com eles e como nós os estimamos e precisamos deles. Abençoa, Senhor, os nossos avós. Eles são nossos primeiros evangelizadores. Abençoa nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã que nos acolhe e evangeliza. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Bênção

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Para viver a palavra deste 5º  dia da novena

- O que os idosos de nossa família e de nossa comunidade têm a nos ensinar em relação à nossa fé?

Amanhã, a gente se encontra para o 6º dia da novena.

Pe. João Carlos Ribeiro – 19.12.2018