PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ovelha perdida

A ovelha perdida

Jesus anunciou que o Reino de Deus estava chegando. Foi assim que ele começou sua missão entre nós.  Os evangelhos contam que Jesus, depois da morte de João Batista, voltou para a Galileia e começou a pregar. E era esse o conteúdo de sua pregação. "O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho" (Marcos 12, 14-15). Jesus convidava as pessoas a viverem esse novo momento, em que Deus estava tão próximo e tão vizinho de todos, o Reino de Deus. Com sua palavra, com curas e milagres, ele foi conduzindo muita gente para o caminho de Deus, para viver no seu amor. Com sua morte e ressurreição, o Pai deu aos que creram no seu filho a possibilidade de viverem na completa comunhão consigo. O que Jesus estava fazendo? Estava construindo a Igreja. O que é a Igreja, senão a comunhão do povo com Deus Pai, por meio de Cristo, no seu Espírito?! Toda a obra de Jesus foi restabelecer a comunhão do povo com Deus. A Igreja é o resultado desta obra. É o povo novo que nasce da obra redentora de Jesus.

A obra de Jesus foi a reconciliação: fez as pazes entre o Pai e o povo. Fez o filho pródigo voltar pra casa. Proporcionou o abraço de reconciliação entre Deus e o pecador. Deus sempre quis abraçar o pecador e reintroduzi-lo em sua casa. O pecador é que se distanciou cada vez mais e não sabia mais retornar. Lembra-se da ovelha perdida, em que o pastor teve que ir buscá-la, pois estava perdida, enganchada no matagal, impossibilitada de voltar ao redil? "Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la?" (Lucas 15, 4).  Foi o trabalho de Jesus: vir buscar a ovelha perdida.

Com a vinda do Espírito Santo, a missão de Jesus pôde ter continuidade em sua comunidade. A pequena comunidade de Jerusalém, cheia do Espírito Santo, era já a Igreja de Cristo pronta para assumir a sua missão: dar continuidade à tarefa de Cristo, ser um instrumento da salvação de Deus, da comunhão com o Pai, no meio da humanidade. Como disse o apóstolo Paulo, na Carta aos Efésios: "Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Ele a purificou com o banho da água e a santificou pela Palavra, para apresentar a si mesmo uma Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada" (Efésios 5, 25-27). Jesus purificou e preparou o seu povo para ser a Igreja, o povo em comunhão com o Pai, pelo banho da água (isto é pelo Batismo) e pela Palavra (a Evangelização que exige a resposta da fé).

Rezemos juntos:
Senhor Jesus, nós te agradecemos por nos teres inserido em tua Igreja, pelo santo batismo. Estamos compreendendo que a tua Igreja é o povo em comunhão com o Pai, graças à tua obra redentora, pela qual nos levaste de volta para a convivência na Casa do Pai. Senhor, ajuda a tua Igreja a continuar sendo este fermento de reconciliação na história, dando continuidade à tua missão. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro 

Postagem em destaque

Uma mulher forte aos pés da cruz.

15 de setembro de 2025 Memória de Nossa Senhora das Dores Evangelho. Jo 19,25-27 Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam ...

POSTAGENS MAIS VISTAS