PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Para o dia do padre

Para o dia do padre

DEIXE ISSO PARA OS OUTROS

Outro dia ouvi esse fato da boca de um vocacionado. Ele apresentou-se ao pai para uma conversa muito especial. Uma conversa sobre o seu futuro, sobre sua vocação. Contou ao pai que queria ser padre. E desejava entrar no Seminário. O pai, refeito do susto, procurou dissuadi-lo da ideia, procurando aparentar a maior calma do mundo. "Meu filho, você é muito novo, não sabe o que é a vida. Cadê a sua namoradinha? Pegue esse dinheiro aqui. Leve sua garota ao motel. Você vai ver que isso passa... Vá se divertir. Essas ideais... isso não combina com você".

O filho argumentou que há anos vinha pensando no assunto e frequentando encontros vocacionais. E estava tomando a decisão de ir para o Seminário. O pai já não pode continuar simulando tanta tranquilidade. Esbravejou: "Padre é uma profissão que ninguém dá valor. Você é muito jovem. Procure curtir a vida. Tire isso de sua cabeça. Um filho meu virar padre, isso não combina comigo. Deixe isso pra outros..". Mais coisas disse o pai naquela conversa, inclusive insinuações maldosas sobre a vida sexual do moço. A conversa deixou o jovem desorientado. E logo ele que admirava tanto o pai.

"A seara é grande, mas os operários são poucos", continua lamentando Jesus. Apesar de hoje haver tanto incentivo à vocação dos leigos, ao papel ativo de solteiros e casados no trabalho pastoral, a Igreja continua precisando de padres. A participação ativa dos cristãos leigos não elimina o papel dos sacerdotes. Eles são ainda mais necessários hoje. Quem vai presidir a Eucaristia de tantas comunidades? Quem vai coordenar os vários ministérios que estão surgindo por toda parte? Quem vai ouvir em confissão e absolver os pecados de um número cada vez maior de fiéis que pedem este sacramento?

A missão do padre é anunciar a Palavra de Deus, celebrar os Sacramentos e coordenar a vida da Comunidade. Ser um pastor no meio do seu rebanho. Tornar Jesus presente por sua palavra, sua ação e os sacramentos, sobretudo a Eucaristia e a Confissão. A Eucaristia, onde celebramos a presença real de Jesus entre nós, é a marca da Igreja Católica. Sem Eucaristia, não tem Igreja.

Já são tantas as dificuldades para um jovem chegar a ser ordenado padre. Tantos anos de estudo, tantas renúncias, esforço, empenho... Essas dificuldades não podiam ser aumentadas justamente nos lares católicos... Por que tanto preconceito contra a figura do padre? Por que essa vergonha de ter um filho seminarista? E isso vindo logo de lares católicos, de pais cristãos?

Graças a Deus estamos tendo um aumento considerável de ordenações de novos padres. E isso é um bom sinal. Incentivar as vocações é um sinal de amor à Igreja. E a Jesus Cristo. Foi Jesus quem orientou: Peçam ao dono da Messe que mande operários. Não falte com a sua parte. Incentive, apoie, defenda a vocação dos ministros de sua Igreja, daqueles que o Senhor escolheu para pastorear o seu rebanho.

Pe. João Carlos Ribeiro

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito pertinente vosso comentário Padre, pois nós todos temos a Missão de evangelizar neste mundo e de uma forma descompromissada muitas vezes atribuímos ao outro esta função. Um Padre é para mim a maior prova de amor por Jesus, uma vida doada sem medidas para anunciar sua Santa Palavra e nos conceder o perdão, para ai sim uma vida verdadeira acontecer em nós, e necessitamos o tempo todo de alguém que nos chame à realidade e aos desejos de Deus, deveríamos era louvar a Deus todos os dias por um jovem que se decide pelo sacerdócio, quem dera soubéssemos a grandiosidade de um coração sacerdotal, mais perto do coração do Cristo estaríamos.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS