BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Fique alerta: começou a Quaresma!

Fique alerta: começou a Quaresma!



   18 de fevereiro de 2026.  

Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma

   Evangelho.   


Mt 6,1-6.16-18

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

   Meditação.  


E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério. Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.

No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um modo novo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.

A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.

O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que deixamos de consumir.

A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.

Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Neste ano, a Campanha ano tem como tema "Fraternidade e Moradia". A reflexão e as ações de fraternidade nos ajudam a qualificar nossa Quaresma, com a conversão na caridade.




Guardando a mensagem

A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para nós católicos. Quarenta dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos nos preparando para entrar, com Jesus, em Jerusalém para celebrar, com ele, a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma!

E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O caminho quaresmal tem indicações muito práticas para vivermos esses 40 dias de conversão e crescimento em Cristo: a oração, o jejum, a caridade. Um santo propósito nesse momento pode ser esse: "Quero levar a sério esta quaresma".

Comunicando

Quaresma é um tempo penitencial, um tempo de crescimento com esforço, renúncia e sacrifício. A Igreja faz uma lista de recomendações: participar nas missas dominicais, reforçar o momento pessoal de oração, fazer um gesto de caridade para com os irmãos necessitados, participar na campanha da fraternidade, rezar a via sacra, confessar-se, não comer carne nas 6 sextas-feiras da Quaresma, jejuar na sexta-feira da paixão (além da quarta-feira de cinzas). Você e sua família podem assumir também algum outro compromisso quaresmal. Importante: leve a sério a Quaresma!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Amém Padre João!🌹Bom dia! Sua benção!

    ResponderExcluir
  2. Um momento lindo,se defato humanos capazes de viver no coração contrito nada será em vão! Já pensando jesus Cristo na vida mostra caminhos que favorece uma vida justa,frate aos desafios:
    Sugestão sejamos descretos.
    2.Selêncio Deus ver tudo.
    A lei da natureza conspira ao favor dos que tem coração fiel.
    Então jesus Cristo, não quer exibicionismo ,pois no início quaresmal reflexos da vida justa: jejum, penitência e oração.
    Sigamos a quaresma também é perfeita.
    já pensou em um jejum fora da quaresma?
    Sigamos adiante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família e a minha vida e dá minha família também até amanhã se Deus quiser 🙏

      Excluir
  3. CARMILTON JOSE BEZERRA18/2/26 07:12

    Bom dia!Glória a vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, glória a voz senhor, sua benção padre João Carlos, que Deus os abençoe e te proteja sempre.que Deus nos ajude a se caridoso, ajude nos a jejuar e orarmos mais.

    ResponderExcluir
  5. IVONETE PEREIRA DE CARVALHO18/2/26 07:42

    Amém Senhor 🤲🏽🤲🏽❤️‍🔥🕊️🕊️, bom dia!

    ResponderExcluir
  6. Gratidão sempre por receber a meditação da Palavra!

    ResponderExcluir
  7. Deus ! Muito obrigada por tudo, tudo!!

    ResponderExcluir
  8. Que benção padre ore por mim e nos oramos por ti.

    ResponderExcluir
  9. Gratidão a Deus.Que Deus nos dê força para cumprirmos a quaresma santificada

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Deus os abençõe.

    ResponderExcluir
  11. Que Jesus nos proteja e nos livra de todo mal AMÉM

    ResponderExcluir
  12. AMÉM 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  13. Glória a Vós Senhor!
    Não podemos ser como os hipócritas, em querer mostrar tudo que fazemos, porque desta forma querendo ou não estaremos confundindo a caridade, assim o orgulho a vaidade e até a prepotência prevalecerá, com isso mesmo sem querer, estaremos focando o orgulho e sucesso próprio.
    Pelo contrário irmãos, precisamos ser mansos e humildes de coração e nos esforçar para sempre viver o amor e a reconciliação, conforme Jesus Cristo foi, é e para sempre será.
    Pois, se para DEUS o Status, a grandeza, a ostentação tivesse algum valor, o Pai não teria escolhido Seu Filho Unigênito para vir ao mundo e viver com a maior riqueza material, esbanjadora e imaginável do mundo, ou seja como Rei teria o maior Status visível e possível, mas então pensamos porquê será que pelo contrário quis que Ele mesmo como DEUS, destinado a Reinar viesse ao mundo, nascesse sem conforto algum, num estábulo, numa manjedoura e vivesse no nosso meio da forma mais simples e humilde possível e ainda morresse da forma mais cruel da época, na cruz ?
    Com certeza para que valorizássemos em tudo no ser humano a essência da pureza, da humildade, do anonimato e da simplicidade, que reflete em cada um a intimidade a entrega, a serenidade e confiança em DEUS.
    O Cristão autêntico, deve ser cada vez mais oculto, desapegar e não se preocupar com a justiça humana, pois com certeza se viver a exemplo de Jesus Cristo, a maior justiça estará sendo construída a cada dia, a recompensa maior já está se materializando, que é o Céu, não existe prêmio maior, pois sabemos que Ele foi a frente para nos preparar e lá tudo é bom, agradável e perfeito,.

    ResponderExcluir
  14. Me parece na igreja que não existe uma
    luta na conversão do coração vejo cristãos praticantes cometer maldades, perversidades chocantes, será que nao sabe que não se pode enganar a Deus.

    ResponderExcluir

  15. MENU
    Deus conosco 50 anos


    ANO LITÚRGICO A

    Hoje, 18 de Fevereiro de 2026 Abrir calendário
    Cor Roxo
    Quarta-Feira de Cinzas
    Primeira Leitura
    Salmo
    Evangelho
    Homilia
    Meditação




    A Palavra: dos ouvidos ao coração!

    Que este rico tempo quaresmal, que hoje estamos iniciando, prepare-nos e leve, para dentro do coração de nossa fé, o mistério pascal de Cristo em sua paixão-morte-ressurreição.

    Tempo de penitência sim, mas que Deus, já por sua Palavra, prefere que o vivamos como tempo sobretudo d’Ele, de seu especial amor, como sugere o canto popular: “é grande o nosso pecado, porém é maior o teu coração”! Sim, “vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes”, nem a nós pecadores em nossas rebeldias.

    Sim, Deus quer conversão. Deseja-nos em sempre maior comunhão de vida consigo. Quer-nos, porém, inteiros, a partir daquilo que de fato nos define, que é o coração: “voltai para mim com todo o vosso coração... rasgai o coração e não as vestes”. Sim, um coração sempre mais parecido com o seu, e que Ele quer cativar: “Ele é cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o pecado”.

    E nos alerta para que não nos contentemos com o pouco, o mesquinho, o transitório. Ele nos criou para muitíssimo mais. Que não nos deixemos iludir e, muito menos, que não busquemos provocar a ilusão do aplauso dos outros com nossas aparências, que podem ser tão enganadoras.

    Não busquemos ser vistos e aplaudidos nas orações, jejuns e esmolas. Na mais profunda sinceridade, que não nos enganemos nem a nós mesmos: “quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita”.

    Busquemos valorizar tão somente o que somos em nosso mais íntimo, o coração, o qual só Ele e nós mesmos conhecemos. Se nossa identidade-coração é podridão, mas da qual queremos nos livrar, que maior presente podemos dar ao nosso Deus, ávido de nos ter consigo? “Voltai para mim com todo o vosso coração”! É riqueza? Também lhe ofertemos, sem dúvida, quererá fazê-la crescer.

    Para ser mesmo tempo de Deus, é necessário que seja igualmente de seu querido ser humano, tempo de fraternidade. Assim, iniciamos hoje, também, a Campanha da Fraternidade, Fraternidade e moradia: “E veio morar entre nós” (Jo 1,14).

    Não contente de nos ter falado incansavelmente pelos profetas, e diante de nossa surdez de coração, vem nos falar pelo Filho e encarnado, visível e palpável. Enquanto Ele vai nos dando sobrevida na terra, tempo em que, de repente, poderemos acordar, Ele não desiste de tentar nos conquistar. Vivamos esse tempo sobretudo d’Ele, quando seu coração de Pai se põe como que a gritar ao nosso coração, tentando cativá-lo para si: “voltai para mim com todo o vosso coração”!

    Pe. Domingos Sávio, C.Ss.R





    Secretariado Vocacional Redentorista. Viva o chamado de Deus
    Editora Santuário

    Intenção da Missa
    Intenção de Missa
    Vela Virtual
    Vela Virtual
    Deus Conosco
    Deus Conosco
    Santuário ao Vivo
    Santuário Nacional Ao Vivo
    Ação Missionária
    Ação Missionária
    Conheça a Ação Missionária Deus Conosco!

    Vídeos
    O que é a Ação Missionária Deus Conosco?

    Editora SantuárioVídeos
    Ação Missionária Diocese de Almenara

    logo Editora
    Trabalhe conosco Aviso de Privacidade Rel. de Transparência Programa de Integridade Direitos Autorais Comunicar erro
    © 2007 - 2026. A12 - Conectados pela fé.

    ResponderExcluir
  16. Alguém pode me adicionar a um grupo para eu receber a palavra do Padre João Carlos?! Se sim, meu número: (68) 98112-6381.
    Bom dia!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Fique alerta: começou a Quaresma!

   18 de fevereiro de 2026.   Quarta-feira de Cinzas - Início da Quaresma    Evangelho.    Mt 6,1-6.16-18 Naquele tempo disse Jesus aos seus...

POSTAGENS MAIS VISTAS