PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O leproso que voltou.

O leproso que voltou.



Quarta-feira

    12 de novembro de 2025.   

Memória de São Josafá, bispo e mártir


    Evangelho.   


Lc 17,11-19

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


   Meditação.   

Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz (Lc 17, 15)

Como é comovente ver pessoas pagando promessas, carregando maquetes de casa na cabeça ou completando uma longa peregrinação de joelhos! Vemos isso, por exemplo, nos lugares de romaria. Corações agradecidos, testemunhando bênçãos e graças recebidas.

A gratidão é o tema do evangelho de hoje, a história dos dez leprosos. Eram dez, mas só um voltou para agradecer. Jesus notou isso e queixou-se. Todos eles tinham pedido ajuda aos gritos, implorando: "Jesus, tem compaixão de nós". E até obedeceram a orientação de irem logo a Jerusalém para apresentar-se aos sacerdotes e pedirem o atestado de que estavam curados da lepra para poderem retornar às suas famílias. Foram, na verdade, em espírito de fé, porque ainda estavam enfermos quando tomaram a estrada. Mas, no caminho, na obediência da fé, viram-se curados. Foi aí que um voltou. E os outros prosseguiram.

Poderíamos até tentar entender as razões dos nove que seguiram para o Templo: eles foram tomar providências para poder se reintegrar logo em seus povoados. A lei mandava assim: ‘adoeceu de lepra, está excluído da cidade, vá morar nos matos, não se aproxime de ninguém; ficou bom, vá ao Templo e pegue um atestado pra poder entrar de novo no seu povoado’. Só que ficar bom de lepra era muito difícil. Enquanto caminhavam, viram-se curados. Voltar para avisar a Jesus e agradecer ou seguir para resolver logo o seu problema? Eles nem titubearam. Prosseguiram para Jerusalém. Com certeza, se não foram capazes de voltar e reconhecer a obra que Jesus tinha feito por eles, em Jerusalém não iriam dizer que foram curados por ele. Com certeza, relataram que estavam curados, e pronto. Pensaram apenas neles mesmos. Quando estavam precisando, imploram. Quando ficaram bons, se esqueceram. Não viram necessidade de reconhecer a intervenção de Deus, por meio de Jesus. Usufruiu da graça, está bom demais. Gente egoísta só pensa em si. Estou falando dos nove de hoje. Os nove de ontem mostraram-se egoístas, interesseiros, mal-agradecidos. Os nove de hoje continuam na mesma pisada.

Mas, um preferiu voltar para agradecer, para bendizer a Deus pela cura. Sentiu-se na obrigação de voltar. Lucas descreveu assim: "Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. E este era um samaritano". O fato de ser samaritano foi notado por Jesus: "Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?". O fato de ser samaritano possivelmente lhe trazia maior dificuldade de reconhecer que a obra de Deus teria acontecido em sua vida pelas mãos de um judeu. Isso era muito mais difícil para ele, que vinha de uma tradição religiosa diferente, em conflito com a religião e o mundo dos judeus. Mas, logo ele, um estrangeiro, de outra religião, manifesta sua gratidão, bendiz a Deus e reconhece a presença divina em Jesus, pois se prostra aos seus pés em sinal de adoração. "A tua fé te salvou", lhe disse Jesus.


Guardando a mensagem

Dez leprosos imploram que Jesus os cure. Jesus os manda ao Templo, para se apresentarem aos sacerdotes. Os sacerdotes é que comprovavam que um leproso estava curado. Eles ficaram curados no caminho. Nove prosseguem para Jerusalém, para pegar o atestado. Somente um sente-se na obrigação de voltar e agradecer. E esse é um estrangeiro, um samaritano. E o seu agradecimento não é só dizer obrigado. "Volta glorificando a Deus em alta voz",  reconhecendo que Deus agiu em seu favor; glorificando-o em alta voz, pra todo mundo ouvir e se unir à sua ação de graças. E reconhece Jesus como Senhor, prostrando-se aos seus pés. Um bom exemplo para nós. Sermos mais agradecidos a Deus. E proclamarmos nosso reconhecimento em alta voz, sem medo e sem vergonha alguma. 

Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz (Lc 17, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
temos muito a agradecer. Reconhecemos as bênçãos e graças que todos os dias nos concedes, muitas delas pelas mãos de tua e nossa Santa Mãe. Queremos, como o samaritano, agradecer e testemunhar isso para todo mundo saber. Dá-nos, Senhor, um coração como o de nossa mãe Maria, que cheia de gratidão, bendisse em alta voz: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quanta coisa você tem a agradecer a Deus! E o lugar da gratidão, por excelência, da ação de graças, do louvor é oração. No seu momento de oração de hoje, demore-se num agradecimento a Deus por tantos dons, bênçãos, graças você tem recebido (inclusive a vida, a fé, a sua família, etc.). 

Comunicando

Faltando 10 dias para o Show "Quando eu quero falar com Deus". Será no Recife, no Ginásio de Esportes do Colégio Salesiano, no dia 22 de novembro, preparando Natal e gravando o meu novo DVD. 

Neste sábado (dia 15), estarei em Araguaína, TO, pregando e cantando no 3º Cenáculo com Maria. No domingo (dia 16), estaremos em Trindade, GO, em Show no Cine-Teatro Padre Jesus Flores, gravando Especial de Natal para a TV Pai Eterno. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. CARMILTON JOSE BEZERRA12/11/25 05:31

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Glória a vós senhor 👏 gratidão senhor por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  3. Obrigado senhor por mais um dia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre,por meio de suas oalavras e pela palavra de Deus me ensinar a reconhecer que Deus tem cuidado de mim,sua benção e que Deus abençoe seus planos.e hoje quero agradecer a Deus pela vida do senhor, grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Senhor,por tantas graças recebidas gratuitamente da tua bondade infinita. Te louvo e agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus! Obrigada por tudo, tudo vós sois Maravilhoso Divino e Misericordioso.GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  7. Gratidão é a palavra que sai do coração para louvar à Deus por tantas graças em minha vida! Obrigada meu Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏👏
    Gratidão!!!!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por me fazer entender que todos os dias temos motivos para agradecer a Deus, a jesus e ao Espiríto santo de Deus!

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Como pode um único samaritano, um estrangeiro, aquele que ninguém imaginaria que fizesse no meio de mais nove Galileus?, foi o único que voltou para agradecer, isso nos faz refletir quantos assim não agradecem a Glória de DEUS em suas vidas. Só em nós abrirmos os olhos e respirar um novo dia já devemos reconhecer a Sua Misericórdia, quantos pedem recebem más esquecem de agradecer, testemunhar, louvar e bendizer o Santo Nome, reconhecer que tudo é Graça, só pelo Teu sopro de vida Senhor podemos viver.
    Assim agradecidos podemos dizer: meu Senhor e meu DEUS eu creio, adoro, espero e Vos amo, peço Vos perdão por aqueles que não creiam, não adoram, não esperam e não Vos amam!

    ResponderExcluir
  11. Gratidão!!!Meu Deus muiiito Obrigado ❤️

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu Senhor e meu Deus, pelo dia de ontem, pelo dia de hoje e pelo dia de amanhã, pois tudo que fazes por nós é para nosso bem. Paz e bem para todos.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre, sua benção. Jesus Cristo, ontem ,hoje e sempre, amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O leproso que voltou.

Quarta-feira      12 de novembro de 2025.    Memória de São Josafá, bispo e mártir      Evangelho.    Lc 17,11-19 11Aconteceu que, caminhand...

POSTAGENS MAIS VISTAS