15 de outubro de 2025
Quarta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum
Dia de Santa Teresa de Jesus
Evangelho.
Lc 11,42-46
Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insulta-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.
Meditação.
Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42)
Não basta sermos religiosos. Precisamos ser verdadeiros, autênticos. No tempo de Jesus, o povo de sua terra era muito religioso. Sobressaiam os fariseus, uma confraria de homens devotos e praticantes da Lei. No final do primeiro século, quando os judeus tinham perdido a guerra contra os romanos e tinham se espalhado pelo estrangeiro, a influência dos fariseus ficou ainda mais forte. Eles pareciam ter o modo mais certo e seguro de praticar a sua religião. Neste contexto, as comunidades cristãs, que nasceram no seio das comunidades judaicas, ficaram meio inseguras. Foi nesse tempo que os evangelistas reuniram em seus escritos as críticas que Jesus tinha feito àquela religiosidade baseada no cumprimento da Lei.
Os antigos profetas, às vezes, ficavam bravos com o povo e com suas lideranças quando se desviavam da Aliança com Deus. Nessa oportunidade, eles lançavam os “ais” sobre o povo. Era uma forma de condenação das coisas erradas que estavam acontecendo. Jesus também se utilizou desse expediente. No caso dos fariseus, por exemplo, ele foi forte. No texto de hoje, tem quatros “ais” lançados contra a religiosidade doentia deles.
O que Jesus disse sobre os fariseus daquele tempo, com certeza, também serve para nós, hoje. A nossa prática religiosa pode sempre ser corrigida e melhorada, não é verdade? Então, vamos ouvir com atenção os “ais” de Jesus contra os fariseus. E se a carapuça cair em nossa cabeça, vamos assumi-la como uma chamada de atenção de Jesus para sermos mais verdadeiros e autênticos.
O primeiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia do seu legalismo. Eles se concentravam em coisas secundárias e deixavam de lado as mais importantes. Pagavam o dízimo de coisas pequenas (por exemplo da hortelã, do arruda, de outras ervas), mas deixavam de lado a justiça e o amor de Deus. Legalismo.
O segundo “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia de sua busca de privilégios. Eles eram bem vistos e reverenciados pelo povo. Assim, adoravam ser saudados pelo povo nas praças e disputavam lugares de honra nas sinagogas e nos jantares. Busca de prestígio e de privilégios.
O terceiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia contra o culto da aparência. Jesus os comparou com túmulos escondidos debaixo da grama por onde se anda. O externo é uma coisa, o interno... sai de perto. O culto da aparência.
O quarto “ai de vocês, mestres da Lei” foi uma denúncia de sua incoerência. Não faziam o que pregavam. Sobrecarregavam o povo de cargas insuportáveis, mas eles mesmos não mexiam uma palha. Incoerência.
Guardando a mensagem
Uma religiosidade baseada no cumprimento de normas, como a que viviam os fariseus, corre o risco de ser uma coisa estéril, com graves defeitos: legalismo, busca de privilégios, culto da aparência e incoerência. Fingindo o louvor de Deus, estão na verdade defendendo seu status quo e ampliando seus privilégios. A verdadeira religião leva à conversão do coração, à verdade, à caridade, à fraternidade.
Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
as críticas que dirigiste aos fariseus nos assustam. E nos assustam porque o farisaísmo é sempre uma tentação permanente em nossa vida. Mas é sempre muito bom ouvir tua palavra que nos corrige, nos adverte, nos orienta no caminho da verdade e da vida. Concede, Senhor, que, apesar de nossa fraqueza, o teu Santo Espírito nos conduza pelos teus caminhos. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Dentro do espírito missionário deste mês, compartilhe a Meditação com os seus contatos. Compartilhar é evangelizar.
Comunicando
Dentro do clima do mês das missões, a AMA celebra hoje um dia missionário, uma jornada de atividades na sede da associação para aquecer o coração missionário dos ouvintes e associados. AMA é a Associação Missionária Amanhecer, uma grande família comprometida com a evangelização nos meios de comunicação social. Que tal você também fazer parte dessa família? Para saber mais, visite o nosso portal: https://amanhecer.org.br/ ou faça contato pelo zap da Central do Sócio: https://w.app/ama-centradosocio (81 99985-1528).
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirEm mais uma vez o Evangelista Lucas nos lembra que Jesus falou seriamente censurando os fariseus e os Mestres da lei a respeito da vida que estavam levando, para que eles em tempo vivam uma fé verdadeira sem buscar se mostrar, ser importante socialmente e serem diferentes, porque isso não os levaria a lugar nenhum e não conquistariam o céu.
Fala conosco hoje, "Aí de vós também", nos lembrando que precisamos ser e parecer Cristãos, não só ser nem só parecer, temos que profetizar nossa fé com autenticidade, levando ao próximo toda bondade de coração.
Na caminhada cristã, conseguimos ser melhores a cada dia, sendo purificados com o Amor de DEUS e fortalecidos pela Palavra e a Eucaristia, assim humildes com a paz de Cristo construimos um mundo melhor, decididos no caminho da Santidade na perseverança na direção do céu e com nosso testemunho levaremos esperanças para os que hoje se encontram como fariseus, mestres da lei, hipócritas, falsos, perdidos e desacreditados, também converterem seus caminhos e em tempo pela Graça Divina merecerem a salvação,.
Muito boa a sua explanação, obrigada.
ExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirGlória a vós senhor 🙌
ResponderExcluirBom dia! Glórias a Deus! Gratidão sempre
ResponderExcluirBom dia a todos irmãos
ResponderExcluirQue Deus abençoe as nossas vidas sempre, com muita saúde, paz, amor e fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏
Muito esclarecedor.
ResponderExcluirMeu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu busco um dia chegar a TI pois ELE é a VERDADE e o CAMINHO. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Ilumine meu filho Fábricio que possa ganhar a paz nesse momento de sua vida e os problemas que vive. Daí sabedoria aos homens da lei para resgatarem a verdade. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirDeus nos abençoe , proteja e nos dê sabedoria , para bem viver a SUA palavra.
ExcluirBoa tarde Pe João Carlos, sua benção.Senhor, que, apesar de nossas fraqueza, o teu Espírito Santo, nos conduza pelos teus caminhos. . Tu Senhor, és o caminho a verdade e a vida. Que vos Senhor nos conceda, paz, saúde, prosperidade, fé, esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirDeus! Nos dê saúde. Que seja feita a vossa vontade Pai.
ResponderExcluir