PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os adversários de Jesus.

Os adversários de Jesus.


  30 de outubro de 2025.  

Quinta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum

  Evangelho.  

Lc 13,31-35

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

  Meditação.  


Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! (Lc 13, 34)

Como foi o relacionamento de Jesus com as autoridades do seu tempo? Boa pergunta. Jesus não acabou bem, humanamente falando. Para sua condenação, concorreram os fariseus que o perseguiram, o tempo todo; o tetrarca da Galileia, Herodes; o poder romano representado pelo Procurador Pilatos; e, especialmente, o grande Conselho de Jerusalém, o Sinédrio, sob a liderança do Sumo-Sacerdote. Embora estivessem sempre em desacordo entre si, todos eles uniram-se para eliminar Jesus.

E por que Jesus foi tão mal visto pelas autoridades, que acabaram por decretar sua morte na cruz, como malfeitor? Pe. Zezinho, como poeta e teólogo, resumiu assim: “Um certo dia, ao tribunal / Alguém levou o jovem Galileu / Ninguém sabia qual foi o mal / E o crime que ele fez, quais foram seus pecados / Seu jeito honesto de denunciar / Mexeu na posição de alguns privilegiados. / E mataram a Jesus de Nazaré / E no meio de ladrões puseram sua cruz / Mas o mundo ainda tem medo de Jesus / Que tinha tanto amor!”.
“Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados”. De fato, Jesus não representava nenhum desses segmentos de poder. Não era fariseu, nem saduceu. Claro, não era um romano; nem sacerdote do Templo. Era um leigo, um profeta do interior, com ampla circulação nos povoados, vilas e pequenas cidades da Galileia. Um profeta independente. Não vivia pregando contra o império romano, nem atacando Herodes, nem desmerecendo a autoridade dos sacerdotes do Templo. Mas sua pregação sobre o Reino de Deus e sua influência sobre o povo foram tidas como perigosas para o poder estabelecido.
O evangelho de hoje fala particularmente de um opositor: Herodes. Este era o Tetrarca da Galiléia, o rei daquela região onde Jesus vivia. Sua capital era uma cidade reconstruída por ele, perto do Mar da Galileia, Tiberíades. Esse Herodes tinha calado o profeta João, que pregava a conversão e batizava o povo no Rio Jordão. E andava incomodado com a fama de Jesus.
No evangelho de hoje, alguns fariseus foram levar um aviso a Jesus, não sei se para preveni-lo ou para se verem livres dele. Disseram: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Um aviso sério. Uma ameaça de morte. “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Olha a reação de Jesus: “Vão dizer a essa raposa (que raposa? Herodes)... Vão dizer a essa raposa que eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã. E no terceiro dia, terminarei o meu trabalho”. O que ele está dizendo? Que iria continuar sua missão até o fim. O terceiro dia talvez seja a sua morte em Jerusalém ou quem sabe a sua ressurreição. É quando termina o seu trabalho, quando se completa a sua missão.




Guardando a mensagem

A pregação de Jesus anunciava ao povo o Reino de Deus, a proximidade amorosa de Deus que restaura o fraco, levanta o humilhado, liberta o oprimido. Foi o que ele leu no Profeta Isaías e explicou na Sinagoga de Nazaré. Com curas, exorcismos, milagres ele levava o povo a experimentar o amor de Deus que tem compaixão do doente e dos sofredores, e oferecia o perdão aos pecadores que aceitassem começar uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos. Essa prática de Jesus foi sentida como uma ameaça ao poder do Templo, à influência dos fariseus sobre o povo e ao poder dos romanos e seus aliados. Em resposta, Jesus não recuou, manteve seu trabalho missionário com destemor e fidelidade.

Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! (Lc 13, 34)
Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a resposta certa à tua palavra, à tua pregação é a conversão, a mudança de direção da própria vida. São tantos os que recebem a tua palavra e são restaurados e renascem para a vida nova da graça! Mas, infelizmente, muitos também rejeitam a pregação do Reino. E até reagem com violência contra tua pessoa e contra teus missionários. No evangelho de hoje, está a lamentação que dirigiste à cidade de Jerusalém: “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste”. Hoje, contemplamos, Senhor, tua firmeza e tua fidelidade na missão, até o fim. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. E faz-nos firmes e fortes no teu caminho, não deixando-nos vencer pelo cansaço, nem pelo espírito de acomodação, nem nos determos pela oposição de outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Estamos ainda no Ano Santo, o ano do jubileu 2025, um tempo de graça e reconciliação. Esta é uma boa hora pra você acertar o passo com Jesus. O jubileu propõe a todos os católicos neste ano, de maneira especial: peregrinação a lugares santos, confissão, comunhão, oração pelas intenções do papa, obras de caridade.
Comunicando
Às 11 horas de hoje, temos a Santa Missa, com transmissão pelo Rádio e pelo Youtube. Se você ainda não colocou sua intenção para a Santa Missa, pode fazê-lo pelo formulário enviado ou através do nosso whatsapp 81 3224-9284. No formulário, você também pode responder se conseguiu realizar o desafio do mês.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

13 comentários:

  1. Glória a vós senhor, sua benção padre, João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada padre joão carlos pela palavra que nós envia atraves deste canal que e os emcinamento de jesus o meu muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus 🙌🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. Glória a vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    Quando disseram que Herodes queria matar Jesus, Ele respondeu bravamente defendendo a concretização do Plano Perfeito de DEUS, afirmando ainda que só no terceiro dia seria terminado a Sua missão e antes disso nada nem ninguém impediria a vontade do Pai, ainda alerta Jerusalém sobre os erros cometidos, chegando até chorar por eles, por não reconhece- lo como o Filho enviado do Senhor, Aquele que veio para salvar, o nosso Redentor.
    Da mesma forma precisamos como discípulos, seguidores de Cristo defender nossa fé com todas as nossas forças, se necessário for com a nossa vida, mostrando ao mundo que o único que pode determinar nosso tempo aqui com toda certeza é o Senhor e ninguém mais, ainda nos alerta, aqueles que foram chamados, mas por um motivo ou outro não responderam com o seu sim, que chegará um dia que se arrependerão e dirão, estamos abandonados, quantos anjos evangelizadores foram enviados para nos mostrar o caminho, para nos salvar e rejeitamos, agora não dá mais tempo pois já é tarde demais.
    Confia no Senhor de todo o teu coração e não te apoieis na tua própria prudência: pensa nEle em todos os teus caminhos, e Ele conduzirá teus passos. (Pr 3,5_6)

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor e meu p,amém astor nada mim faltará

    ResponderExcluir
  7. CARMILTON JOSE BEZERRA30/10/25 07:36

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu espero um dia chegar a TI. Pois ELE é o verdadeiro CARINHO e a VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai o vosso Espírito Santo sobre o meu filho Fábricio para o guieve nele permaneça nesse momento de turbulência em sua vida, iluminando sua mente e passos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Deus! Muito obrigada por tudo!!

    ResponderExcluir
  10. GratidãoJesus por nunca nos abandonar, mandando seus dicipulos.
    Graridão João Carlos por dar continuidade nos enviando tao boas palavtas Santa.
    Gratidão Gadinho por me enviar todos os dias a palavra de Deus transmitida por Pa. João Carlos.

    ResponderExcluir
  11. Viva Deus em meu coração para sempre através da sua palavra e vida.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Pe João Carlos, peço a sua benção. Hoje, Senhor, contemplamos, tua firmeza e tua fidelidade na missão até o fim. Abençoa Senhor e nos proteja de todo mal. Com saúde,, felicidade, fé, esperança a mim e a meus familiares. Amém 🙏🙏🙏🙏❤️

    ResponderExcluir
  13. Glória a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os adversários de Jesus.

  30 de outubro de 2025.   Quinta-feira da 30ª Semana do Tempo Comum   Evangelho.    Lc 13,31-35 31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS