PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A resposta certa à pregação do Reino.

A resposta certa à pregação do Reino.



  13 de outubro de 2015   

Segunda-feira da 28ª Semana do Tempo Comum


 Evangelho   


Lc 11,29-32

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

   Meditação   


No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Parece que Jesus andava meio decepcionado... A pregação do Reino bem merecia uma acolhida mais entusiasta. Sua palavra, seus milagres... tanto esforço, tanto compromisso da parte dele e, ao que parece, pouco resultado. Certamente, por isso, ele estava dizendo: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas”.

Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Ele, a mando de Deus, pregou por três dias na grande cidade, anunciando o castigo de Deus sobre todo aquele povo. Castigo por conta de sua impenitência, de sua vida de maldade e violência. E o povo de Nínive, diante daquela pregação do profeta, tomou consciência de sua condição e implorou a misericórdia de Deus. Acolheu a pregação de Jonas como um convite urgente à penitência e à conversão. Do pequeno ao grande, do pobre ao rei, todos se sentaram em cinzas e pediram perdão de seus pecados. Jonas foi um sinal para o povo de Nínive. Uma convocação à conversão. Mas, também um sinal da misericórdia de Deus, pois Deus, tendo desistido do seu intento de destruir tudo, mostrou a sua bondade, dando o seu perdão.

Esse sinal de Jonas para o povo do seu tempo estava sendo reeditado na presença de Jesus, na sua pregação. Como Jonas foi um sinal para o povo de Nínive, assim Jesus seria para o povo do seu tempo. Jonas pregou por três dias, cobrindo toda aquela cidade pagã. Jesus pregou por três anos, percorrendo todo o país. Ele também trazia um convite urgente à conversão. Ele começou sua missão, convidando todos a acolherem o Reino que estava se aproximando: "convertam-se e creiam no evangelho". O convite à conversão, na verdade, é um convite à acolhida da misericórdia de Deus.

Jesus estava lembrando que o povo de Nínive recebeu melhor o profeta Jonas do que o seu povo a ele. Converteu-se à pregação de Jonas. E ali, Jesus não estava encontrando a mesma acolhida, nem a mesma disposição para a conversão. O povo de Nínive iria ser juiz daquele povo do tempo de Jesus. E iria condená-lo. E quem estava ali anunciando a mensagem de Deus para eles não era simplesmente alguém como Jonas. Como ele mesmo disse, ali estava alguém maior que Jonas, o próprio filho de Deus. 





Guardando a mensagem

O povo pagão de Nínive converteu-se à pregação de Jonas. O povo de Deus do tempo de Jesus respondeu com indiferença à sua pregação. E um bom grupo reagiu com violência à boa notícia anunciada por ele. A pregação do Evangelho, que anuncia o Reino de Deus, continua hoje e chega até você e à sua família. Como é que vocês estão reagindo a esse anúncio que pede conversão e acolhida do amor de Deus? Como o povo de Nínive? Como o povo do tempo de Jesus?

No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão (Lc 11, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa página do Evangelho vem reforçar nossa caminhada cristã, que é um permanente convite à conversão, à acolhida da vida nova que tu nos alcançaste em tua cruz. Concede-nos, Senhor, que vençamos a indiferença, que é atitude típica do nosso tempo: o não ligar, o deixar pra lá, o não dar importância. Que a tua Palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando num processo de verdadeira conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A conversão é a nossa resposta à pregação da Palavra de Deus. A conversão é obra nossa e do Espírito Santo de Deus em nós. Assim, hoje, peça ao Santo Espírito, mais de uma vez, a graça da conversão.

Comunicando

E prepare a sua bíblia e o seu caderno, porque hoje tem Segunda Bíblica. Estamos estudando o livro dos Atos dos Apóstolos. Nosso encontro bíblico desta segunda-feira começa às oito e meia da noite, no meu Canal do Youtube. E eu estou contando com o seu interesse pela Palavra de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor, amém 🤲🏽🤲🏽❤️🕊️🕊️, bom dia!

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Deus!👏

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Deus 🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Glória a vós senhor, sua benção.

    ResponderExcluir
  6. CARMILTON JOSE BEZERRA13/10/25 07:57

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Bom diaaaa glória a voz SENHOR...sua benção 🙏

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu desejo um dia chegar a TI. Pois ELE é o CAMINHO e a VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Mandai vosso espírito Santo acompanhar Fabrício e dele cuidar. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família senhor que eu seja convertido e segui a Deus , amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família senhor que eu seja convertido e segui a Deus , amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos! Que o Senhor nos abençoe e nos guarde.Suas reflexões são bálsamos para nossas vidas...

      Excluir
  11. Glória a DEUS Senhor! Wamberto Santiago de Sousa. Peço Senhor que Cure o meu ombro direito e o meu joêlho

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e minha irmã Barbara e meu irmão Henrique. Aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe João Carlos, peço a minha benção. Jesus Que a tua palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas, nos animando em um processo de verdadeira conversão . Nos abençoando e nos protegendo sempre, com saúde, paz, felicidade, fé, esperança a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Gratidão sempre por receber a meditação da Palavra!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A resposta certa à pregação do Reino.

  13 de outubro de 2015    Segunda-feira da 28ª Semana do Tempo Comum  Evangelho     Lc 11,29-32 Naquele tempo, 29quando as multidões se reu...

POSTAGENS MAIS VISTAS