PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Jesus nos mandou amar os inimigos.

Jesus nos mandou amar os inimigos.

  



   11 de setembro de 2025.   

Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho   


Lc 6,27-38

Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.





  Meditação  

 
Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)

Prepare o seu coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho de hoje.

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo é o nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, Jesus mandou. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E fazemos assim, porque Deus faz assim. Disse Jesus: “Assim vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus”. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.

O dom da filiação divina, nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “assim vocês serão filhos do Altíssimo”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”. (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente longe de Deus. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Aos inimigos, eles pisam, maltratam, prejudicam. E acham tudo normal. Nós não podemos agir assim. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.

Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso espelho. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.


Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo Paulo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.

Comunicando

Para receber o ebook do curso bíblico, o material exclusivo de cada aula e o certificado no final do curso, você precisa se inscrever. Uma vez inscrito, você será inserido(a) em um grupo de WhatsApp do curso bíblico. É neste grupo que você vai receber todo o material necessário e o link de cada aula. Já tem muita gente no grupo, graças a Deus. Hoje, vamos postar lá a programação dos nossos 10 dias de estudo. Estou falando do curso bíblico sobre a Carta aos Romanos, que começa segunda-feira. Para se inscrever, acesse o site sympla.com.br ou faça contato conosco pelo WhatsApp 81 8942-6406.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




11 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos! Paz e bem Glória a vós Senhor Obrigado por essa evangelização

    ResponderExcluir
  2. CARMILTON JOSE BEZERRA11/9/25 06:55

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Jesus nos fala desta forma no sermão da planície porque viveu tudo isso, e mais ainda qualquer coisa que imaginarmos de injustiça " humana" ainda que possível de se imaginar, para assim nos provar que tudo é possível sim de se viver por amor ao Pai e ao próximo.
    Não importa o tempo que vivemos se existe crises, violência, corrupção, diferença social, injustiças, má destruição, seja o nome que for, isto tudo infelizmente demonstra falta de amor, devemos nos espelhar em Jesus Cristo e naqueles que alcançaram a Santidade, assim entender e obedecer os princípios do Reino. Só reagindo assim permaneceremos como Cristãos autênticos e por pior que pareça estar a sociedade, enquanto fazemos nossa parte testemunhando que vale a pena viver essa lógica do amor, do perdão, à contrária aos valores do mundo, ou seja o estilo de vida que nos garante já viver o Reino aqui na terra, estaremos fomentando uma cultura essencial e alimentando esperanças enquanto aguardamos a vinda Gloriosa do Salvador do mundo,.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor mim ajude a fazer o certo , mostra o caminho e guia e mim proteja, obrigada senhor, amém

    ResponderExcluir
  6. Não Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É sendo discípulo de Jesus Cristo seu único filho que eu sigo porque ELE é o caminho para um dia chegar a TI. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe m, minha esposa Oriete,

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Padre ! Gratidão por receber a meditação todos os dias!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre, sua benção. Deus é bom para todos, Pai de todos, mandou seu filho para nos perdoar. Então precisamos ser semelhante a ele, como diz o Evangelho, amar e perdoar. Assim seremos salvos. Jessus dai-nos força amém.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Padre João Carlos Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé. Obrigada pela melhora da minha mãe amém.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus nos abençoe e nos livre de todo mal, com saúde, paz, felicidade, fé, esperança. Senhor Jesus ajuda-nos, a tirar do nosso coração todo sentimento de roncar, perdoando a quem nos faz mal. A mim e a minha vão. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Jesus,cuide dos meus filhos!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus nos mandou amar os inimigos.

      11 de setembro de 2025.    Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 6,27-38 Naquele tempo, falou Jesus aos seus di...

POSTAGENS MAIS VISTAS