PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A porta estreita.

A porta estreita.



   24 de agosto de 2025  

21º Domingo do Tempo Comum

Domingo da Vocação dos Ministros Leigos


   Evangelho   


Lc 13,22-30


Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


   Meditação.   


Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).


Você quer ser feliz. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a felicidade. Felicidade é realização, é amar e ser correspondido, é ter solução para os seus pequenos e grandes problemas... Felicidade é o sentimento de alegria e satisfação com a vida e muito mais. E você quer ser feliz. No fundo, você sabe, a felicidade, por um lado, é um dom de Deus e, por outro lado, é também fruto do nosso esforço. Sem esforço, não pomos as bases para uma vida saudável e feliz: o cuidado com a alimentação, o estudo sério, o modo como assumo meus compromissos de família, de trabalho, como cultivo minhas amizades, como me relaciono com os outros... Deus nos abre os caminhos e nós procuramos prosseguir com seriedade e empenho. Esse é o caminho da felicidade.


Você quer a salvação. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a salvação. Salvação é o final feliz de nossa vida, a realização completa de nossa existência em Deus. Mas, não é só a chegada lá. É também a nossa condição agora, a nossa comunhão com Deus. Para entender um pouco dessa condição de plenitude e realização que é a salvação, Jesus falou de banquete, festa de casamento, lugar onde estão os justos, casa paterna de muitas moradas, Reino de Deus glorioso. Cada imagem dessas é uma brecha por onde já se enxerga o brilho da salvação eterna. E você quer a salvação, claro. E você sabe que a salvação é um dom de Deus, obra de sua graça. E sabe, pela evangelização, que a porta da casa de Deus nos foi aberta pela morte e ressurreição de Jesus. A salvação é um dom gratuito de Deus, sem merecimento algum de nossa parte. Ainda assim, nos lembremos, no acolhimento da salvação concorre também o nosso esforço, o nosso compromisso, uma vida segundo os mandamentos de Deus, em comunhão com ele e com os irmãos. Sem esforço de nossa parte, sem compromisso, sem conversão, a coisa fica pela metade, nos detemos no portão de entrada. Certo que a salvação é obra de Deus, mas nos cabe acolhê-la, nos deixar transformar por ela, colaborar com o seu crescimento em nós.


Se até aqui estivermos nos entendendo, já está explicado o evangelho de hoje. Perguntaram a Jesus se os que se salvam, são poucos ou são muitos? Jesus aproveitou a pergunta para estimular a conversão e o compromisso com uma vida de santidade. Falou da porta estreita.Façam todo esforço para entrar pela porta estreita”. Isso você entende, não é verdade? Tem muita porta larga por aí: a do relaxamento, da preguiça, do egoísmo, do desregramento, dos vícios, da falta de seriedade nos compromissos consigo mesmo(a), com os outros e com Deus. Entrar pela porta estreita e, - ele também deu a entender - enquanto há tempo. Ele contou que quando o dono da casa fechar a porta, não se entra mais. Aí ele enfeitou a parábola: ‘tem gente que vai ficar batendo na porta, dizendo que é amigo do dono da casa, que já esteve com ele diversas vezes, que ouviu seus discursos...’. A resposta vai ser: “Eu não conheço vocês. Vão-se embora”. Você pegou a mensagem? Entrar pela porta estreita enquanto é tempo. Não deixe pra amanhã a sua conversão. É hoje o dia da salvação.






Guardando a mensagem


Perguntaram a Jesus sobre a salvação. Ele indicou duas coisas preciosas para o nosso caminho com Deus: entrar pela porta estreita e a tempo. ‘A tempo’ quer dizer não adiar a sua conversão, não deixar para amanhã os seus compromissos de vida nova. Amanhã, pode ser tarde e a porta pode estar já fechada. ‘Entrar pela porta estreita’ quer dizer que, mesmo sendo a salvação um dom gratuito de Deus, precisamos acolhê-la com esforço e compromisso.


Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

a nossa caminhada para Deus se assemelha à peregrinação do teu povo de todas as nações para o monte santo de Jerusalém, como está descrito no Livro do Profeta Isaías (Is 66). Nossa vida é, de verdade, uma peregrinação, contigo, para Jerusalém. É nesse caminho, que tu vais nos ensinando, nos instruindo. Hoje, nos falaste da porta estreita. Senhor, a porta larga nos seduz. É a porta da facilidade, do relaxamento, do mais ou menos. Ajuda-nos, Senhor, a entrar pela porta estreita. Esta é a porta do compromisso, do esforço, do melhor possível. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Em um momento pessoal de oração, peça ao Senhor a graça de perseverar no caminho do bem e da salvação, sem se desviar da porta estreita.


Comunicando


Na programação do mês vocacional, este domingo celebra a vocação dos leigos e leigas. Os cristãos leigos têm a vocação de fermentar o mundo com o evangelho, isto é, serem o bom fermento de Jesus no mundo da família, do trabalho, da economia, da política, da educação, em toda a sociedade. Também na Igreja, são chamados a ter uma presença ativa e responsável na liturgia, na catequese, na comunicação, no serviço da caridade, na liderança das comunidades, serviços e pastorais. Rezemos, hoje, pela vocação dos leigos e leigas de nossas comunidades. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Favor me mandar diariamente pelo whatsapp! Obrigada! Deus abençoe! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção para mim e minha família que Deus abençoe sempre sua vida e dá sua família 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom.DIAAA DEUS ABENÇOE OBRIGADA POR TUDO ATENÇÃO CARINHO ❤️ eu escuto todos os dias. A palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão!!

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🏾🙌🏾
    Gratidão ❤️

    ResponderExcluir
  6. CARMILTON JOSE BEZERRA24/8/25 08:03

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Gratidão Sempre! Bom Domingo! Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos , sua benção . Ajuda-nos, Senhor a entramos pela porta estreita . Está e a porta do comprimento, do esforço melhor possível,. Dai- nos Senhor a graça de entrarmos pela porta estreita, nos abençoando e nos protegendo de todo leal, com saúde, felicidade, paz, amor, fé, esperança a mim e a todos da minha família, parentes e amigos . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Padre João Carlos, por tantas palavras boas, por toda explicação do evangelho, por me acompanhar todas as manhãs em minhas orações gratidão.

    ResponderExcluir
  10. Mau Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo a quem louvo, amo e adoro que eu sigo porque ELE é o CAMINHO para um dia chegar a TI. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Meu Jesus nos ajude a entrar pela pota estreita Pai. Continue Padre João Carlos com suas palavras a me ensinar e entender a palavra de Deus. O brigada e sua Bênção Erlice .

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  14. Olá padre João Carlos pás e bem.gloria a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  15. Senhor meu Deus, liberta-nos de todo o pecado e de tudo que possa nos impedir de entrarmos na porta estreita, a porta da eternidade junto a ti!

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Precisamos viver da melhor forma possível a vontade do Pai, sendo justos, obedientes e fiéis para através da Graça de DEUS comtemplarmos a vida eterna, sempre buscando o bem, pela caridade, sendo bons e humildes de coração, sempre pensando em ajudar o próximo seja no que for necessário, temos que estar constantemente nos esforçando para permanecer no estado Graça com objetivo de passarmos pela porta estreita, assim cheios do Espírito Santo, conectados a DEUS nas nossas orações e pondo nossos dons a serviço do Reino, a exemplo daqueles profetas e Santos que já se foram, mas nos provaram que na dedicação, no servir ao próximo e no amor de forma única passaram a porta estreita e conquistaram a Santidade, provando que mesmo nas dificuldades é possível honrar o nome do Senhor e dar Glória sempre.
    Por isso precisamos não só parecer, mais sim sermos fiéis aos mandamentos e ensinamentos de DEUS, viver perseverantes como autênticos Cristãos, pois sabemos que ninguém engana a DEUS.
    Feliz aquele que suporta a provação, porquê uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que O amam, (Tg 1,12).
    Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a Glória futura que nos deve ser manifestada. (Rm. 8,18)

    ResponderExcluir
  17. Amém Deus seja louvado Maria Santíssima lhe proteja sempre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A limpeza do coração.

   14 de outubro de 2025   Terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum    Evangelho    Lc 11,37-41 Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um f...

POSTAGENS MAIS VISTAS