17 de julho de 2025
Memória do Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires
Evangelho.
Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Meditação.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!
Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.
Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.
Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: "Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso". Ele nos tranquiliza: o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.
Guardando a mensagem
Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28)!
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
é grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; a doença; o clima de guerra e violência no mundo ... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.
Comunicando
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Amém! 🙏🏽
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirAmemque as coisas orcas
ExcluirFui alimentada espiritualmente esta manhã com esta mensagem Deus seja louvado 🙏🏼
ResponderExcluirDeus é a estrutura que sustenta o peso da vida para cada um. Quando Deus não alivia o peso de nossos fardos, ele reforça nossa estrutura para sustentar Los. Deus te Abençoe 🙏🙌
ExcluirSenhor Jesus cura o meu esposo José liberta do vício do álcool 🙏🏻
ResponderExcluirCura minha mãe meu senhor e meu Deus 🙏🏻
ResponderExcluirBom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
ResponderExcluirGratidão.
Obrigada meu Deus e obrigada padre João Carlos pelos ensinamentos ,que Deuso abençoe sempre amém
ResponderExcluirObrigado meu Deus por tudo
ResponderExcluirBom dia!!! Muito obrigada pela Palavra diária e pela mensagem!!! Sempre muito rica, nos leva a refletir sobre nossas vidas à luz do Evangelho.
ResponderExcluirBença padre João Carlos ! Adorei o evangelho de hoje , realmente estamos atravessando um tempo muito difícil, só Jesus pra nos ajudar ....amém
ResponderExcluirBom dia!Glória a vós Senhor.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirIrmãos, é na caminhada cristã que encontramos a paz espiritual e que nos faz suportar os desafios e as tribulações adversas da vida, e permanecermos fortalecidos.
Conforme a Palavra nos revela inicialmente:
Jesus tomou a Palavra, então hoje vem nos ensinar que em todas nossas escolhas, inicialmente também precisamos tomar a Palavra e seguir confiando no Espírito Santo Edificador reconhecendo nossa pequenez e total dependência no Senhor, obtemos humildade, paciência, forças para continuar, discernimento e toda Sabedoria necessária para distinguir o certo do errado.
A certeza é que, Jesus não dá a cruz maior e nem mais pesada que possamos carregar.
Por isso não importa como está a nossa vida hoje, se estamos cansados, se achamos que nossos fardos estão pesados ou parece que irão fatigar, com DEUS no coração e decididos a viver uma fé autêntica, escolhendo e priorizando as coisas do alto, em Jesus tudo se torna leve para continuarmos protegidos até chegar a felicidade eterna,.
Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É em seu filho Jesus Cristo que eu sigo porque ELE é o CAMINHO e a VERDADE. Peço-lhe a recuperação e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete. Meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏 GRATIDÃO
ResponderExcluirCura Senhor JESUS 🙏 minha família de todos mal deste mundo 🙏🙏🙏 Obrigado Senhor Obrigada 🙏🙏🙏❤️❤️❤️
ResponderExcluirBom dia padre ,sua bençãos.As vezes os fardos pesa, mas temos a bondade de Jesus que alivía,ELE é muito bom. Obrigado por existir Senhor amém.
ResponderExcluirAmém!!
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia, Padre sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🤍🕊️🌻💛🙌🏼🙏🏼
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirVós sois tudo na minha vida, Pai! Obrigada, obrigada!!
ResponderExcluirBom dia! Agradeço por receber a meditação da Palavra! Cada dia a uma renovação em minha Vida! Gratidão Sempre!
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Jesus fala. Venha a mim, todos vocês que estão cansados e fadigados sob o peso de seus fardos, que lhe darei descanso. Que nós temos muita fé e crê em Deus, para aliviarmos nossos fardos, nos abençoando e nos protegendo com saúde, felicidade, paz, fé, esperança a mim e a todos da minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigada pela meditação Padre João Carlos. O evangelho de hoje foi direto pra me ajudar: estou passando por momentos difíceis com meus irmãos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirOlá padre João Carlos.jesus tú és o caminho a verdade e a vida.gloria a vós senhor.
ResponderExcluirAmém glória a Deus.
ResponderExcluir