PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma missionária chamada Madalena.

Uma missionária chamada Madalena.




22 de julho de 2025

  Dia de Santa Maria Madalena. 


  Evangelho.  


Jo 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.



  Meditação.  


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Hoje é Dia de Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Tudo indica que ela era originária da cidadezinha de Mágdala, na Galileia, por isso esse apelido de Madalena. Ela integrava o grupo de mulheres que, junto com os apóstolos e outros discípulos, acompanhava Jesus. A sua imagem ficou prejudicada com a ligação que se fez com a mulher pega em adultério que ia ser apedrejada, mas lá não se diz que é Maria Madalena. O certo é que ela é a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus, entre elas Maria Madalena. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

Podemos também pensar que Madalena, além de representar a comunidade cristã, pode ser uma representante de cada discípulo ou discípula de Jesus. Podemos, então, nos enxergar nela, em suas palavras e atitudes. Madalena, sou eu. Madalena é você. Vamos pensar direitinho.

Em primeiro lugar, Madalena é uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. O discípulo é alguém que foi restaurado de sua condição de pecador. Nós fomos atraídos para ele, pelo Pai. Fomos redimidos em sua cruz. Lavados, no batismo, em sua morte redentora. Renascemos, na sua ressurreição. Igualzinho à Madalena, nós fomos resgatados por Jesus. Somos seus discípulos. Nossa vida agora é caminhar com ele. Nele, reconhecemos a vida e a graça que nos renovam. Somos Madalena.

Em segundo lugar, a discípula Madalena ama Jesus. O discípulo ama Jesus. Ama, respondendo ao seu amor, à sua amizade. Ele tinha dito: “Já não chamo vocês de servos, vocês são meus amigos”. Ele é o bom pastor que ama suas ovelhas e por elas entrega a própria vida; bom pastor que conhece as ovelhas pelo nome e estas conhecem a sua voz. Quando Jesus chamou-a pelo nome “Maria”, ela o reconheceu. Ela é a ovelha que reconhece a voz do pastor e o ama. Madalena somos nós que amamos Jesus e conhecemos sua palavra. Somos Madalena.

Em terceiro lugar, a discípula Madalena anuncia Jesus. O discípulo assume a missão de Jesus. “Vocês serão minhas testemunhas”, disse ele. A missão é levar a todos o testemunho do nosso encontro com Cristo e do nosso amor a ele. Nosso encontro com Jesus não é tê-lo, possui-lo como um bem. Talvez seja por isso que ele disse a Madalena: “não me retenhas”. Madalena recebe a missão: “Vai dizer aos meus irmãos”. “Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito”. Madalena foi uma missionária de Jesus. Nós somos testemunhas de Jesus, somos seus missionários. Somos Madalena.


Guardando a mensagem

Madalena é, com certeza, uma representação da própria comunidade cristã que caminha da escuridão da noite para a luz do novo dia, acolhendo aos poucos a novidade da ressurreição de Cristo. Podemos também, como discípulos, nos reconhecer nela, percebendo que ela está nos representando. Ela é uma discípula de Jesus, uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Ela é modelo do discípulo que ama Jesus, que sofre por ele, que se arrisca por ele, que conhece a sua voz. Ele é a missionária de Jesus, que leva o testemunho do seu encontro com ele e suas palavras à comunidade e ao mundo. Somos Madalena.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
contemplamos, hoje, em tua discípula Maria Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo, uma experiência maravilhosa. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça. Tu que confiaste a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que tu vives e contemplar-te na glória do teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Quando Jesus chamou Madalena pelo nome “Maria”, ela voltou-se e exclamou em sua língua “Rabbuni’ (que quer dizer “Mestre”). Repita essa palavra várias vezes no dia, contemplando essa cena do encontro do Ressuscitado com sua discípula.

Comunicando

Hoje, teremos Encontro dos Ouvintes, na Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Torres Galvão, município do Paulista, área metropolitana do Recife. O encontro começa com o Terço Mariano, transmitido em uma rede de rádios e pelas redes sociais, às 18 horas. Segue-se a Missa e a Adoração Eucarística. No final, tem música e entrega de brindes. E você pode nos acompanhar pelo YouTube!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




15 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos,Divino Mestre obrjgada por mas um dia, pelo folêgo da vida🙏🙏🙏 Coloco este dia nas Tuas Santas e Poderosas mãos🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia 🌻 Padre sua benção obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🤍🙌🏼🌻🌹🕯️🕊️🕊️🌻🌻🌸🌸🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹🌹

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Esta passagem nos leva a meditar, em quantas vezes sentimos um vazio como este que Maria Madalena sentiu quando chegou e viu que aquela pedra enorme fora retirada do túmulo de Jesus.
    Aquela antiga mulher da vida, foi a escolhida dentre muitos por DEUS para anunciar que o Salvador havia ressuscitado, com certeza naquele momento chorando muito, ainda tinha uma pequena esperança e quando disse "Rabunni" ela tomou posse, esqueceu todo o seu passado e restaurou a sua vida nova, como discípula.
    Assim também nós, confiando em Jesus, Aquele que venceu a morte e levou todos os nossos pecados, conseguimos entender que DEUS tem a razão e o tempo para tudo mesmo, e com o Poder Misericordioso do Seu Espírito Santo que vive entre nós, pode tampar todos os vazios que passamos ou ainda iremos passar, só Ele pode nos completar, pois somente nEle encontramos a felicidade por completa. Assim também como discípulos e seguidores cheios do Espírito Santo, com a alegria do cristão é só correr para anuncia lo a todos,.

    ResponderExcluir
  5. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  6. CARMILTON BEZERRA22/7/25 07:33

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Aleluia jesus ressuscitou, ele vive e reina, amém

    ResponderExcluir
  8. Que o nosso Rabbini nos abençoe sempre e nos oriente nos caminhos da vida!🙏

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu busco o CAMINHO para um dia chegar a TI, pois dele sou discípulo que crê na sua VERDADE. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a vós senhor aleluia aleluia aleluia

      Excluir
  10. Jesus vive em meu coração, ALELUIA

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos , sou muito grata pela suas mensagens, que Deus me dê direção, no meu pensar ,no meu falar e no meu andar, Deus abençoe muito o Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  12. Glória a vós, Senhor 🙌

    ResponderExcluir
  13. Gloria a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe como Maria Madalena que é hoje dedicado a ela, nos proteja e nos livre de todo mal, a mim e a minha família, nos dando saúde, felicidade, paz, amor, esperança e fé Que seja assim na glória de Deus Pai amém . Mestre, Mestre, Mestre iluminai nossos passos. 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Uma missionária chamada Madalena.

22 de julho de 2025   Dia de Santa Maria Madalena.    Evangelho.   Jo 20,1-2.11-18 1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo ...

POSTAGENS MAIS VISTAS