PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O caminho de fé de Marta.

O caminho de fé de Marta.



   29 de julho de 2025.   

Dia dos Santos Marta, Maria e Lázaro, 
discípulos e amigos de Jesus


   Evangelho.   



Jo 11,19-27


Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.


   Meditação.   


Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele (Jo 11, 20).


Na Igreja, hoje estamos festejando os irmãos Marta, Maria e Lázaro, discípulos do Senhor. Marta é a figura de uma cristã cheia de fé, especialmente nos momentos de maior dificuldade e sofrimento. O caminho de fé de Marta é o caminho de fé da comunidade cristã e de cada um de nós.


Marta - você lembra dela - é a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus que moravam em Betânia. Maria é aquela que ficou sentada aos pés de Jesus, escutando seu ensinamento, enquanto Marta ocupava-se dos afazeres da casa, lembra?! Na cena de hoje, Marta foi ao encontro de Jesus quando ele estava chegando e Maria ficou em casa, sentada.


Bom, tinha acontecido uma coisa muito triste. Lázaro tinha morrido. Elas, suas irmãs, tinham mandado chamar Jesus quando ele ainda estava gravemente enfermo. Mas, Jesus não apareceu. Quando ele veio chegar, Lázaro já estava morto há quatro dias. A cena é essa: Jesus está chegando... Marta vai ao encontro dele, antes dele visitar o túmulo do amigo.


Vamos prestar atenção nas quatro coisas que Marta disse a Jesus:


A primeira palavra de Marta foi essa: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, isso é uma queixa, porque Jesus demorou a ir ver o seu amigo. Elas contavam que Jesus o curasse da doença. Nós também passamos por momentos de muita dificuldade. Clamamos por Deus. Às vezes, parece que ele não vem nos socorrer. Nossa oração toma então um tom de reclamação.


Vamos à segunda palavra de Marta: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Uma palavra que mostra sua confiança no poder de Deus que opera em Jesus. Seu coração está aberto à ação de Deus. Mesmo não sendo prontamente atendidos como pretendíamos, manifestamos ao Senhor nossa confiança. Confiamos nele. Não entendemos os seus planos, mas confiamos nele.


A terceira palavra de Marta no diálogo com Jesus foi essa: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ela tem a crença que boa parte do seu povo tem: no último dia, haverá a ressurreição dos mortos. Sabe que Deus agirá no tempo dele. Nós também temos uma fé como a de Marta. Acreditamos que Deus é Senhor de tudo e, lá no fim da história, vai realizar todas as suas promessas.


A quarta e última palavra de Marta foi impressionante. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. É uma bela afirmação de sua fé. Reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o prometido. Ela está dizendo que crê em Jesus que está ali presente, a revelação plena do Pai. Jesus tinha lhe dito: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Ela confessa sua fé em Jesus, que está ali diante dela. O dom de Deus é não só para o final de nossa jornada. O dom de Deus, em Cristo, é já para hoje. Ele é a ressurreição e a vida.


Marta fez o caminho da fé, os quatro passos. Está pronta para o sinal da ressurreição do seu irmão Lázaro.





Guardando a mensagem


Marta é uma discípula de Jesus. O seu caminho de fé é também o caminho de cada cristão, o nosso caminho. No seu caminho de fé, ela deu quatro passos no seu encontro com Jesus: passou da queixa para a confiança nele; e de uma fé genérica para uma fé pessoal em Jesus Salvador. Que bom que você possa percorrer esse mesmo itinerário: da queixa passar à confiança em Jesus; da fé genérica passar a uma adesão pessoal a Jesus Salvador. Nele, manifestou-se a vida de Deus.


Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele (Jo 11, 20).


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

como Marta, que perdeu seu irmão Lázaro, nós também passamos pela perda de um ente querido. É uma dor profunda, uma tristeza muito grande que se experimenta, sobretudo se se tratar de um pai, de uma mãe ou de um filho ou filha. Em muitas situações, rogou-se ardorosamente pela cura daquela pessoa e o milagre aparentemente não aconteceu. Perdoa, Senhor, se não compreendemos os teus desígnios. Essa vida biológica que nos deste se esgota com o tempo. Mas, a vida que nos deste não termina na morte do corpo. Olhamos para ti, Jesus, e contemplamos a tua ressurreição. Cremos que venceste a morte e estás vivo e ressuscitado. Cremos na ressurreição da carne. Como tu, seremos ressuscitados para vivermos sempre contigo, na comunhão do Pai e do Santo Espírito. Sabemos, na fé, que a ressurreição será plena e total, quando chegar o dia da ressurreição da carne, na tua volta. Queremos viver, Senhor, nessa fé. E acompanhar, na oração, os que partiram. Recebe a todos eles na tua santa morada. E conforta os corações sofridos pela ausência dos seus entes queridos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Reze, hoje, pelos seus falecidos. E, aparecendo oportunidade conforte alguém enlutado, com as palavras da fé.


Comunicando


Você não teve tempo de ver o nosso encontro no Youtube da Segunda Bíblica de ontem. Foi um encontro pra lá de especial. Mas, eu tenho uma boa notícia: ficou tudo gravado no YouTube. É só procurar o Canal Padre João Carlos.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por sua Santa Palavra que confirma e conforta nossa Fé, nossa Esperança! Bom dia Padre João! Sua benção Padre!🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Lázaro ressuscitou graças à fé e a confiança que sua irmã Marta e sua prima Maria alimentava no coração e claro pela Graça de DEUS e também podemos crer que pelo seu testemunho de vida, ele era muito próximo do Mestre.
    Jesus, naquela pergunta conseguiu ler o sim daquelas mulheres, que confiavam tanto na tradição da Palavra que aprenderam de seus pais quanto na presença salvífica do Messias.
    Nossa vida é da mesma forma, Jesus pode ler nosso coração, em saber se confiamos mesmo que Ele pode resolver os nossos problemas, nossas tribulações, nossas dificuldades, Ele enxerga a fé necessária, e sabe se a nossa vontade é ou não melhor pra nós, Ele também realiza os milagres através das curas e prodígios e trás vida nova com o Seu Espírito Santificador, basta crermos nos profetas, e nos aprofundarmos na vivência da Palavra, assim entregarmos e confiarmos que Ele é o DEUS do impossível e esperarmos o cumprimento da Sua Vontade. Crês isto ?

    ResponderExcluir
  4. CARMILTON JOSE BEZERRA29/7/25 07:17

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Glória a voz Senhor

      Excluir
  5. GRATIDAO PELO INESTIMAVEL CONSOLO NESTA HORA DE LEMBRANCAS DOS ANTEPASSADOS.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João e a todos os irmãos e irmãs em Cristo Jesus,ouvindo essa meditação de hoje,depois fiz a leitura do Evangelho,mecheu muito comigo,já perdi muitos amados familiares,pai mãe e outros,sinto muita saudades,à três anos perdi um sobrinho que era como um irmão,choro por ele até hoje,não consigo falar dele sem chorar,rezo por ele todos os dias,e pelos os outros também,Deus seja a nossa força.Amém

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo os ensinamentos do Jesus Cristo seu único filho que eu CAMINHO para um dia chegar a TI. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Se eu claudicar na fé, segura a minha mão SENHOR JESUS. Pe. João Carlos interceda por mim e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Palavra que edifica.
    Como faço pra ser sócio da AMA ??

    ResponderExcluir
  9. Bom dia para todos que Deus nos conceda o Espírito Santo nos nossos corações e honrarmos os nossos entes queridos que já não estão entre nós.Amem

    ResponderExcluir
  10. O senhor e meu pastor nada mim faltará, amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia
    Louvados sejam Jesus e Maria.
    Um dia de bênçãos e proteção.
    Que o Espírito Santo de Deus transborde nossos corações.
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️

    ResponderExcluir
  12. Gratidão sempre por receber a meditação! Todos os dias eu creio no poder da oração

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, que Deus nós conceda um dia cheio de muita paz e amor e obrigada padre pela suas lindas palavras, que lhe abençoe e proteja sempre . Amém e glória vós senhor🙏🙏❤️❤️

    ResponderExcluir
  14. Bom dia antes de sair de casa escuto a meditação e depois envios pra vários grupos ,amigos e família e muito gratificante ♥️🙏

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼🤍💙🕯️🕊️🙌🏼🙌🏼🌹🌻🙏🏼

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Queremos viver, senhor a nossa fé e acompanhar , na oração aos que partiram, recebe a eles a tua santa morada e conforta os corações sofridos pela sua ausência . Abençoa e nos proteja, a mim e à minha família, com fé, conforto pelas ausências dos que partiram, nos dando saúde, felicidade, paz, esperança a todos nós, parentes e amigos. Que assim seja amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre,sua bênção. Obrigada por partilhar o evangelho todos os dias.

    ResponderExcluir
  18. Gosta que enviasse o Evangelho todos os dias para mim!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Temos q seguir o caminho da família de Marta e muitos outros q comprovaram sua fé em Cristo. Obrigada Senhor por tudo, peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A sina dos profetas

     02 de agosto de 2025    Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 14,1-12 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvi...

POSTAGENS MAIS VISTAS