PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As surpresas do Reino de Deus.

As surpresas do Reino de Deus.




   28 de julho de 2025   

Segunda-feira da 17ª Semana do Tempo Comum


    Evangelho.   

Mt 13,31-35

Naquele tempo, 31Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.
33Jesus contou-lhes ainda outra parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.
34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em 2parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.



    Meditação.   


O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33)

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo. Uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra.

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira afirmação é esta: O Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós.




Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente.

O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Mt 13, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém
.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso reino”.

Comunicando

Segunda Bíblica, tempo de estudar a Palavra de Deus. Nosso encontro é no Youtube no Canal Padre João Carlos e começa às oito e meia da noite, toda segunda-feira. Estamos estudando o Livro dos Atos dos Apóstolos. Você só precisa de três coisas para participar: uma bíblia, um caderno para anotações e vontade de conhecer mais a Palavra de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


21 comentários:

  1. Bença padre João Carlos.gloria a vós senhor

    ResponderExcluir
  2. CARMILTON BEZERRA28/7/25 06:59

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre, sua benção, uma boa semana pro senhor, que Deus o proteja amém.

    ResponderExcluir
  5. A presença do Reino de Deus continue entre nós pela meditação amorosa do querido irmão, padre João Carlos.
    Reze pelo meu pai, Raimundo, 85 anos hoje

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É em Jesus Cristo que eu sigo porque ELE é o CAMINHO e a VERDADE para um dia chegar a TI. Creio em TI PAI mas aumentai minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Uma semana abençoada a todos os nossos irmãos.
    Que o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo nos proteja sempre.
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  10. Obriga por esta linda meditação me faz mais próximo de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Bosco!! Que possamos plantar coisas boas para podermos colher coisas boas,pois colhemos o que plantamos. Que nosso dia seja abençoado 🙏❤️

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor, o Reino que tanto falaste , e a tua palavra salvando esse mundo, reconduzido o pecador a comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Que seja senhor Jesus nos abençoando e nos protegendo de todo mal a mim e a minha família, dando saúde, paz, fé, esperança a todos nós. Deus seja louvado amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Deus! Me dê saúde.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    O evangelista Mateus vem nos passar em mais essas duas parábolas a idéia que Jesus faz do Reino dos Céus, resumindo é simplesmente Divino, como toda formação do mundo, ou seja tudo perfeito com seus princípios únicos, desde a constelação, o universo, a natureza, os animais, nós humanos e tudo mais, cada qual na sua particularidade.
    Por isso que o profeta disse: "Coisas escondidas", entendemos ser os segredos que só o Criador nos poderá revelar, humanamente inexplicáveis, más quando enxergamos com os olhos da fé acreditamos e entendemos que é possível se concretizarem.
    Assim convencidos que o Reino começa aqui, pequeno como uma semente, mas com a atitude de cada um, com o testemunho de cristão como fermento que se mistura com outros e vai crescendo,.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Precisamos plantar muitas coisas boas, o mundo está precisando muito. Senhor cura meu netinho Bento e nos dá saúde à todos e aumenta a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  16. O mundo carente de boas sementes.Rezemos e plantarmos o Reino de Deus!!!!

    ResponderExcluir
  17. Gratidão sempre! Só tenho que agradecer por todos os dias receber a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Pe. João Carlos pela meditação peço a Deus que a sua vontade seja feita na nossa vida que o Senhor nosso Deus fortifica a nossa fé.

    ResponderExcluir
  19. O reino que esperamos a glória dos santos será no final desde mundo tenebroso ou o reino de quando Jesus virá para separar a semente Boa da semente ruim

    ResponderExcluir
  20. Bom dia
    Eu gostaria de fazer parte das leituras de todos os dias

    ResponderExcluir
  21. (98)988793826

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A sina dos profetas

     02 de agosto de 2025    Sábado da 17ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mt 14,1-12 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvi...

POSTAGENS MAIS VISTAS