PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Fazer o bem incomoda.

Fazer o bem incomoda.

 


   02 de julho de 2025.  

Quarta-feira da 13ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 8,28-34

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

   Meditação   


Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Eu vou lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: a cidade inteira saiu ao encontro de Jesus e o expulsou de sua região. 

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Apareceram dois homens possuídos pelo mal. Os demônios ficaram incomodados e pediram a Jesus, no caso de serem expulsos, de irem para a manada de porcos. Dito e feito. Os dois homens foram libertos, mas os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo da cidade não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Agora, vamos fazer uns descontos. Você lembra que o povo de Israel não comia porco e não criava porco de jeito nenhum. Porco era um símbolo da impureza, um sinal dos pagãos. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação. Então, vejam, Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali. Porco, para os judeus, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus e a reação negativa das pessoas. Para isso, a narração pode ter ficado um tanto aumentada. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto.

A verdade é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas - os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Ajudar as pessoas a pensar sobre a realidade - há quem veja nisso um perigo, pois se beneficia do analfabetismo político das pessoas. Denunciar a prostituição de meninas e meninos - a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage com violência, pois fica no prejuízo. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os diabos continuassem oprimindo aqueles homens, mandando naquela terra, impedindo que o povo andasse por aquelas estradas.  Expulsaram Jesus de sua região.




Guardando a mensagem

A ida de Jesus àquela região pagã é uma amostra de seu compromisso missionário com todos, não somente com os judeus. O povo hebreu não comia porco, nem criava porco. Porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. Livrar a terra dos porcos é também uma forma de falar da purificação daquele ambiente. É claro que essa não é uma narração jornalística, é uma história polarizada pelas disputas entre judeus e pagãos. A reação da cidade à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem sempre encontra resistência.

Quando viram Jesus, pediram-lhe que se retirasse de sua região (Mt 8, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos tanta má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aqueles dois homens possuídos pelo mal e liberando a estrada para o povo passar, sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te expulsando. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher com abertura de coração e espírito de obediência a tua santa Palavra. E não desistirmos, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, rejeição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Pare um pouco pra pensar. Você já foi incompreendido(a) numa coisa boa que tenha feito? Desistiu ou continuou? Talvez alguém perto de você precise de uma força nesse assunto.

Comunicação

Estamos quase fechando o grupo que sai de São Paulo, do aeroporto de Guarulhos. Estou falando de nossa peregrinação de outubro aos Santuários Marianos em Portugal, Espanha, França e Itália, finalizando com o Jubileu Mariano em Roma, com o Papa Leão XIV. O grupo que sai do Recife já está completo. Temos algumas vagas no grupo que sai de São Paulo. Bom, a vaga é sua. Faça contato agora mesmo pelo WhatsApp da peregrinação: 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. Anônimo1/7/25 23:08

    Deus Pai Todo Poderoso!!!! Eu creio!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2/7/25 04:33

    Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/7/25 07:18

      Gratidão padre padre João carlos sua benção amém

      Excluir
  3. Anônimo2/7/25 04:33

    até amanhã se Deus quiser 🙌🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/7/25 05:05

    Bom dia padre João Carlos a sua benção a paz do senhor e o amor de Maria Maria pesso orações pela minha família e minha comadre Crispiniano que está internada que o senhor o visite Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/7/25 05:10

    Bom dia padre João Carlos e a todos que fazem parte desse encontro diário de reflexão sobre a palavra de Deus!
    Procuro sim sempre fazer o bem, independente da pessoa ou da causa que necessita do que está ao meu alcance e, muitas vezes já recebi críticas ,mas não desisti e sempre que puder vou continuar ajudando,pois tenho como lema : faça sempre o bem não importa a quem e se for por uma boa causa pratique a boa ação sempre de coração. E fico muito feliz quando sinto que contribuí de alguma forma com o pouco que fiz ajudou alguém que estava precisando.
    Caldas M.G.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/7/25 06:39

    Bom diaa!!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo2/7/25 09:20

      Obrigado. Padre João Carlos por explicar p/ nós c/ Simplicidade para entendermos melhor a Palavra de Nosso Senhor .Jesus Cristo.

      Excluir
  7. Maria do Carmo Medeiros Diniz Pimentel2/7/25 06:46

    Senhor nosso Deus tenha misericórdia de mim que sou pecadora. Perdoa, Senhor os meus pecados que sao tantos, e faz de mim uma pessoa melhor, pronta para servir ao Vosso Reino de amor , justiça e paz.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus Cristo peço pela restauração da saúde da minha mãe que nossa senhora interceda junto ao pai todo poderoso 🙏🏻🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2/7/25 07:25

    Bom dia!!!Gratidão a Deus por mais um dia em sua presença!!!🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2/7/25 07:30

    Bom dia Padre João Carlos. Sua Benção. Sou franciscana, da ordem franciscana secular de São Francisco de Assis aqui no RJ e tenho uma vontade imensa de ir à Assis. O senhor tem grupo específico para lá?

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Jesus era, é ainda hoje e para sempre será autoridade suprema, todos os respeitavam, até mesmo os mortos e espíritos.
    Imaginemos aquele momento os demônios saindo dos túmulos e gritando, deviam de estar num alvoroço só, mas quando perceberam a presença de Jesus, mesmo sem ainda dar uma palavra, com toda certeza pararam e O respeitaram.
    Nós podemos fazer o mesmo diante de qualquer tribulação, transtorno, alvoroço, melhor dizendo falta de paz espiritual, seja em qualquer lugar, com o poder da nossa fé e da cruz Sagrada, símbolo da nossa fé, que sabemos, derrotou e acorrentou Satanás, conseguimos até mesmo expulsar demônios ou curar espiritualmente, ou que seja, com a invocação do Nome Santo nas orações acalmar qualquer ambiente.
    Porquê, Jesus Cristo venceu a morte, ressuscitou e através do nosso Batismo Seu Espírito Santo vive dentro de nós e com o Poder sobrenatural dos Sacramentos nós Cristãos cremos, essa é a nossa certeza, assim como professamos nossa fé, nossa confiança deve estar em um DEUS que tudo pode para aqueles que tem fé.
    Mesmo que muitas vezes seremos criticados e perseguidos como aquele povo dos gadarenos fizeram com Jesus quando souberam da perda da manada de porcos, deixaram a soberba, o apego, a posse, sobressair as curas, as libertações, a paz de espírito, com isso também nos ensina a valorizar aquilo que nos leva a plenitude da vida,.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/7/25 07:53

    Bom dia padre João Carlos a sua benção.obrigada pela palavra, glória a vós senhor.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/7/25 08:02

    Deus seja louvado hoje e sempre!🙏🏾

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2/7/25 08:09

    Bom dia! Glória a Deus pelas maravilhas do Senhor!

    ResponderExcluir
  15. CARMILTON BEZERRA2/7/25 08:21

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/7/25 08:29

    Bom dia padre, sua benção, sou do RS agradeço a DEUS,por atender um pedido meu. SENHOR o Senhor é bondoso maravilhso,atencioso, amigo, muito obrigado amém.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/7/25 09:44

    Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu encontro o CAMINHO para um dia chegar a TI. Não permitais que eu claudique na fé e deia-me ser conduzido por Jesus. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Que Deus ilumine sempre o senhor para levar a mensagem dos céus a todos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/7/25 09:53

    Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhorwue eu cupraaquolk wue Deus quer de mim. Obrigada senhor e pendão pelos meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  19. Anônimo2/7/25 10:00

    Obrigada, por receber essa meditação maravilhosa todos os dias!

    ResponderExcluir
  20. Anônimo2/7/25 11:18

    Amém Amém senhor Jesus obrigado padre João Carlos muito bom

    ResponderExcluir
  21. Anônimo2/7/25 11:26

    Bom dia.Padre sua bênção.falando de drogas peço oração para Gilvan Henrique e Ruan Roberto e Elaine de Souza está na drogas.para que Deus faça sentir nojo.Peco também oração para meus Lucicleide Maria e Lucineia Maria e Hilton Júlio da Silva filho.

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Padre João Carlos Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para todos . Hj em especial peço pela aumenta contra a Unimed para q trate do Bentinho pous foi um erro médico da própria Unimed . Prática a Tua justiça Senhor amém.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/7/25 12:26

    Infelizmente recentemente fui insultado durante a homilia da Santa Missa pelo "padre", porque não aceitei assumir uma pastoral e deixei de ajudar o mesmo nas coisas pessoais, passando a ajudar apenas os paroquianos.
    Ocorreu novo insulto através de ZAP e neste momento deixei de frequentar a paróquia (fui para outra), pois jamais deixarei a Igreja Católica Apostólica Romana, pois estou nela por Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo2/7/25 13:12

    Padre João Carlos suas reflexões nos colocam em sintonia com o céu e traz o Divino para a terra, Gratidão.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo2/7/25 13:26

    Padre João Carlos, Por Gentileza, envie DIARIAMENTE a postagem do Evangelho (como está acima) para mim.
    WhatsApp 86 999814879

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/7/25 17:13

    Bom dia Padre,sua bença.

    ResponderExcluir
  27. Ó Pai Querido, eu lhe agradeço pela vida de São Bernardino Realino. Todavia, me ensine fugir do pecado. Me ensine vencer o medo, o sofrimento e a aflição. Me ensine seguir o caminho da santificação, da obediência, da oração e da generosidade. Me ensine ser uma boa morada do meu SALVADOR. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Assunção da Virgem Maria

   17 de agosto de 2025.    Solenidade da Assunção  da Bem-Aventurada  Virgem Maria  Dia da Vocação à Vida Consagrada    Evangelho.    Lc 1,...

POSTAGENS MAIS VISTAS