PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Consideraram que Jesus era uma ameaça.

Consideraram que Jesus era uma ameaça.



   19 de julho de 2025   

Sábado da 15ª Semana do Tempo Comum 

   Evangelho.   


Mt 12,14-21

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

   Meditação.   


Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus (Mt 12, 14)

É triste ler isso no evangelho. “Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus”. É de não se acreditar. Para chegar a este ponto, eles deviam estar muito incomodados com Jesus. Por que eles chegaram a esse ponto? Claro, a explicação mais simples é que eles fecharam o coração à novidade que era Jesus e sua pregação. Mas, podemos tentar entender um pouco mais sobre essa rejeição.

Por que os fariseus não gostavam de Jesus? Bom, o povo de Deus estava vivendo um tempo de muita turbulência. Muita coisa preocupante estava acontecendo e trazendo mal-estar e insegurança às pessoas. A maior parte do povo da Galileia era de agricultores. E eles estavam com a corda no pescoço, por causa dos impostos que deviam entregar para Herodes e os romanos. Os romanos, que dominavam diretamente a Judeia e a Samaria, eram pagãos e suas legiões esmagavam qualquer manifestação ou revolta. As elites da capital e os grandes proprietários de terra controlavam o Templo de Jerusalém. Tudo isso criava muita insegurança no meio do povo.

Os fariseus, uma espécie de irmandade ou de partido, era o grupo mais próximo da população. No seu quadro, havia muitos mestres da Lei, gente que estudava as Escrituras. Eles não eram aliados dos romanos, como os saduceus do Templo. Eles eram defensores fervorosos da exata observância da Lei de Moisés. A segurança para eles estava em praticar fielmente todos os preceitos escritos e orais que regulavam a vida do judeu. É possível que a mensagem de Jesus criasse muita insegurança para eles, pois Jesus liberava o povo daquele rigorismo que eles pregavam. Jesus considerava aquele apego à letra da Lei um desvio da religião, acabando por excluir as pessoas e deixar de lado a caridade e a misericórdia, que são o centro da Lei. Além disso, Jesus apontava muitas falhas neles: o exibicionismo na oração, a busca de privilégios e de prestígio, a falta de autenticidade (ensinavam e não faziam). No fundo, Jesus, como nova liderança ouvida pelo povo, ameaçava a posição de liderança deles e sua influência nas comunidades. Por tudo isso, os fariseus viram, em Jesus, uma ameaça. E decidiram matá-lo.

Claro, não chegaram de repente a essa decisão de eliminar Jesus. A oposição foi crescendo devagar... vemos isso nas páginas dos evangelhos. A mensagem de Jesus pedia conversão, mudança de vida. E eles permaneceram de coração fechado. Aos poucos, a incompreensão, a impaciência, o mal estar vão se convertendo em rancor, em ódio, e, por fim, em decisão de eliminação do profeta. Essa é uma coisa pra gente pensar. Se a pregação do evangelho não encontra um terreno bom no seu coração e você vai se permitindo que cresça a indiferença, as dúvidas que se transformam em críticas.... afinal, aos poucos vai se formando um muro, uma barreira entre você e Jesus, entre você e a Igreja, que finda por afastar você, definitivamente, da novidade do evangelho.

O resultado dessa decisão de matar Jesus, lemos hoje no evangelho, é que Jesus retirou-se dali. De fato, percebemos no evangelho, que, a partir de certo momento do seu ministério, diminuem suas aparições públicas e também o afluxo das grandes multidões. Ele continua curando muita gente, mas recomenda que não mencione o seu nome, que não digam quem foi. Procura ser discreto, nesse clima da perseguição. Assim, o evangelista aplica-lhe o que o profeta Isaías escrevera sobre a misteriosa figura do servo de Deus: “Ele não discutirá nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega”. O servo de Deus descrito é alguém manso, discreto, humilde. Não enfrenta com violência os seus opositores, não sai ameaçando, arrebentando, agredindo. Foi essa a atitude de Jesus frente à perseguição contra sua pessoa. O medo não o paralisou, mas ele agiu sempre com prudência e humildade.




Guardando a mensagem

O evangelho tem páginas maravilhosas. Todas o são. Mas, em algumas, aparece claramente a oposição e a perseguição contra Jesus. A grande perseguição dos dias da paixão foi construída, aos poucos, com atitudes de boicote, críticas, insinuações maldosas e decisões homicidas como a que lemos hoje neste texto. Sempre que os cristãos e a Igreja se comportam profeticamente, movidos pela liberdade do Espírito Santo, colhem sofrimento e perseguição. Na verdade, quem vive o evangelho destoa da normalidade, deslegitima privilégios, suscita oposição. Assim, é bom você se policiar.... o evangelho é fermento de um mundo novo, não é a cobertura do bolo desse mundo de mentiras e maldades.

Os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus (Mt 12, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a oposição dos fariseus, que acabou por decidir a tua morte, é um alerta para nós. Quantas oportunidades eles tiveram, ouvindo a pregação do evangelho, conhecendo-te pessoalmente, vendo os testemunhos de teus milagres e das pessoas que tiveram suas vidas transformadas no teu seguimento. Ainda assim, construíram uma negativa total à revelação de Deus em tua pessoa. Senhor, ajuda-nos a manter o coração aberto para a tua palavra e a tua presença redentora hoje, na Igreja. Que a indiferença não enfraqueça a nossa fé. Que as pequenas suspeitas, insinuações e críticas não acabem por nos separar de ti e de tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), escreva uma oração a Jesus sobre a meditação de hoje.

Comunicando

No mês de agosto, vamos comemorar os 29 anos da Associação Missionária Amanhecer, a nossa AMA. Em setembro, nosso compromisso é com o Curso Bíblico sobre a Carta de São Paulo aos Romanos. Em outubro, nos uniremos ao Jubileu Mariano, com a peregrinação aos Santuários Marianos na Europa e outras iniciativas abertas a todos os que nos acompanham em nossos projetos de evangelização.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Antenor Capitango19/7/25 02:55

    Ser prudente como uma serpente e manejo ou humildade como uma pomba Já Isaías predisse que o Filho de Deus quando vier no mundo em forma humana vivendo como nós mas era Divino sem comportamento seria calmo humilde e muito amoroso não agiria com violência mesmo quando era provocado exemplo os fariseus neste evangelho de hoje.Irmaos será que você age assim,Bom dia a todos e Graças a Deus.Amem

    ResponderExcluir
  2. Vivemos hoje essa realidade em nosso país. O líder do povo que se apresentou contra o sistema de corrupção e contra um partido que se diz dos trabalhadores, mas que é uma quadrilha, vem sendo cruelmente perseguindo. Inclusive ontem, recebeu injustamente uma tornozeleira eletrônica. Tudo isso por enfrentar o sistema e dizer a verdade. Esse líder é criticado por fariseus, sacerdotes e mestres da lei. A história vem se repetindo debaixo do nosso nariz em tempos tão tecnológicos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridícula essa comparação. Cai na real.

      Excluir
    2. Chamar um homofóbico, um defensor de torturador, um corrupto de alguém parecido com Jesus!! Realmente precisa de um tratamento!!🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção senhor seio que e no teu tempo seio que sou uma miserável pecadora mas seio que o senhor é misericordioso por isso eu pesso pela a interseção da viagem mãe Maria Santíssima tem misericórdia do meu filho Ronivaldo dos Santos Cerqueira Amém 🕯️🕯️

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção e muito bom lê palavra de Deus que bom até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  5. Como é bom ler e ouvir a meditação todos os dias desta palavra no início deste dia .Mesmo sendo ameaça se retirando curou muita gente. Como Jesus é misericordioso para com todos nós. Muito obrigado Padre João Carlos por essa missão.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos sua benção. Quero falar e dizer que sua Reflexão é simplesmente verdadeira hoje eu tenho esse olhar, vejo tanta perseguição quando se diz a verdade infelizmente somos perseguição,mais não devemos nos calar.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  8. Mais um dia abençoado por Deus e pela maravilhosa meditação da palavra!! A mensagem de hoje nos ensina a importância de sermos mansos e humildes de coração!! Todos os dias eu e meu esposo Irailton vamos a caminho do trabalho, ou qual outro lugar, ouvindo sua meditação! Agradeço a Deus todos os dias, por ter recebido sua mensagem pela primeira vez, me impulsionando a seguir ouvido-a sempre!! E garantindo um dia de bençãos!! Até amanhã se Deus quiser!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos sua benção, que Deus abençoe minha família e a proteja sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Gratidão por receber a Palavra de Deus todos os dias !

    ResponderExcluir
  11. CARMILTON BEZERRA19/7/25 07:56

    Bom dia!Glória a vós Senhor.

    ResponderExcluir
  12. É gratificante receber e enviar todos os dias , a reflexão do Evangelho na voz do pe. João Carlos , uma pregação dinâmica que nos faz entender melhor a Palavra de Deus !

    ResponderExcluir
  13. Bom-dia padre, Deus nos abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha, senhor aoebascqye eu te siga , obrigada por tudo, amém

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus e meu Pai obrigado por tudo e por mais um dia. É em Jesus Cristo seu único filho que busco me aproximar e ser digno de TI, pois ELE é o verdadeiro CAMINHO para que um dia chegue a TI. Peço-lhe a recuperação de minha saúde e de meu neto Antônio. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  15. Este Evangelho de hoje serve para os leigos e principalmente alguns consagrados, que em vez de apascentar as ovelhas, as dispersa e separa da Igreja Católica Apostólica Romana, que é o amor, a acolhida, a caridade e a humildade

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor!
    Os fariseus pensavam que estavam tirando a vida de Jesus por suas decisões, pelas suas próprias forças, mas se enganaram porquê antes mesmo deles planejarem, já estava escrito pelo profeta Isaías, teria que se cumprir a profecia que vem da Vós do Criador do Céu e da Terra, o Divino Plano Perfeito, consagrando a nova e eterna aliança.
    Ninguém podia imaginar que Jesus sofreria toda rejeição , todo desprezo, o martírio, toda flagelação, e mesmo assim ninguém quebraria nenhuma de suas pernas, como era feito com todos os que eram crucificados. Assim por Amor incondicionalmente, incomparavelmente foi obediente até o fim, morrendo na cruz fisicamente estaria destruindo todo o pecado original e aniquilaria todos os nossos também, assim vencendo a morte ressuscitando no terceiro dia e viveria para sempre no meio de nós.
    "Em Seu nome as nações depositaram a sua esperança".
    Acreditando nisso, reconhecendo nossa redenção e sendo gratos por Sua presença real no meio de nós, não existirá dificuldades, nem tribulações maiores que possa superar a nossa esperança e a nossa fé,.

    ResponderExcluir
  17. Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, padre

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe João Carlos , sua benção. Que nós oremos, por Jesus , nosso senhor nosso Deus e Pai onipotente, que cuida de nós. Nos iluminando e nos protegendo de todo mal, nos dando saúde, paz, felicidade, união, esperança e fé a mim e a minha família. Que Deus seja louvado amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo. Que possamos proclamar sempre o Teu Nome ao mundo. Cura Senhor meu netinho Bento e minha mãezinha e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  21. Bença padre João Carlos ! As perseguições continuarão , só mudaram os discípulos , precisamos orai, vigiai e orai ....fé! Que o espírito santo caminhe com nós ....nos dando direção, sabedoria e proteção Divina

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Padre João Carlos me chamo Maria Das Graças Silva

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Consideraram que Jesus era uma ameaça.

   19 de julho de 2025    Sábado da 15ª Semana do Tempo Comum     Evangelho.    Mt 12,14-21 Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um...

POSTAGENS MAIS VISTAS