PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Somos discípulos e missionários.

Somos discípulos e missionários.



15 de maio de 2025


  Quinta-feira da 4º Semana da Páscoa. 


   Evangelho   


Jo 13,16-20. 

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”.

   Meditação.  


Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)

Todos nós somos responsáveis pela evangelização. A evangelização é a missão da Igreja. Somos todos missionários, responsáveis pela missão. Mas, antes de estarmos na condição de missionários, nós somos discípulos e discípulas de Cristo; recebemos a pregação do evangelho, acolhemos a evangelização. Afinal, somos discípulos e missionários. O evangelho de hoje tem três recados importantes para nós, agentes e destinatários da evangelização.

A primeira palavra é esta: “Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim. E quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. E isto não vale só para aqueles a quem queremos levar o evangelho. Vale especialmente para nós, que permanentemente estamos sendo evangelizados. Queremos reconhecer, naqueles que vêm a nós em nome do Senhor, o próprio Senhor que os envia. E entendemos que estamos acolhendo o próprio Jesus ao acolher a sua palavra e o seu ministério. E acolhendo-o, nos damos conta, estamos acolhendo o Pai que o enviou. A missão foi entregue ao Filho pelo Pai.

Como discípulos do Senhor, reconheçamos logo quem é que nos traz o evangelho. Em primeiro lugar, os nossos pais. Eles são os primeiros a nos falar de Deus e nos iniciar na fé da Igreja. Os pais são ministros da Igreja, levam seus filhos a conhecer e amar Jesus Cristo. Quando os pais falham nessa sagrada tarefa, a vida de fé dos filhos fica comprometida. Depois dos pais, a Igreja conta com outros agentes evangelizadores: catequistas, lideranças, animadores, consagrados e religiosos, diáconos, os padres, o bispo. Recebê-los, acolhê-los, dar-lhes ouvidos é acolher e receber o próprio Senhor ressuscitado.

A segunda palavra é esta: “O servo não está acima do seu Senhor, o mensageiro não é maior do que aquele que o enviou”. Na qualidade de anunciadores do evangelho, somos servos e mensageiros. Só realizamos bem nossa tarefa na medida em que estamos unidos ao Senhor que representamos e que nos enviou. Somos servidores de Cristo e dos irmãos. Apresentamos a sua mensagem, não a nossa. Anunciamos que só nele se encontra a salvação. Queremos levar as pessoas a ele, não podemos permitir que elas parem em nós. Somos servos e mensageiros dele.

Como missionários do Senhor, precisamos atuar conjuntamente. Não se trata de uma ação isolada, individualista ou à margem da comunidade. Nossa atuação missionária deve se inscrever no conjunto da pastoral e na pastoral de conjunto, no grande esforço evangelizador da Igreja. É assim que precisamos estar atentos aos documentos da Igreja, às suas orientações; aos planos pastorais das paróquias e dioceses. Leigos e leigas agem como missionários, em primeiro lugar, nos seus compromissos com a família, no seu ambiente de trabalho, no exercício de sua cidadania. Na medida em que você está unido à sua comunidade, alimentando-se da Palavra e da Eucaristia, sua ação está inserida no grande esforço missionário da Igreja.

A terceira palavra é esta: “Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar”. Claro, Jesus falou isso, ali na mesa, referindo-se a Judas. Em Judas, contemplamos a traição extrema. Mas, quem come o pão na mesa do Senhor e levanta contra ele o calcanhar (isto é, lhe dá as costas) não é só Judas. Em nossas pequenas e grandes infidelidades, afastamo-nos do Senhor e de sua comunidade. Assim, essa palavra serve como um alerta. Por um lado, não imitarmos Judas, que também era um missionário do Senhor e o traiu. E nem nos escandalizarmos com os que continuam agindo assim, decepcionando e traindo o evangelho. Coloquemos tudo na conta da fraqueza humana e, sem julgamentos, prossigamos confiados na fidelidade do Senhor.

   



Guardando a mensagem

Somos discípulos e missionários. Como discípulos, reconheçamos quem nos evangeliza e acolhamos seu ministério, certos que neles estamos acolhendo o Senhor. Como missionários, recordemo-nos que somos servos e mensageiros. Anunciamos Jesus, não a nós mesmos ou as nossas tradições. Contemos, sempre, com a fraqueza humana em nosso meio, nos discípulos e nos missionários. Mas, confiemos firmemente na fidelidade do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quem recebe aquele que eu enviar recebe a mim (Jo 13, 20)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
estamos cercados da fraqueza humana, continuamos fracos e pecadores. É como disse o apóstolo: “transportamos a graça em vasos de barro”. Dá-nos, Senhor, que não percamos a fé, nem esmoreçamos em nossos compromissos ao nos depararmos com as falhas e as faltas de quem nos evangeliza. Dá-nos sentimentos de arrependimento, quando igualmente falharmos e nos afastarmos de nossa missão de testemunhas e anunciadores do teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Identifique, mentalmente, as pessoas que dependem do seu testemunho e de sua palavra para se aproximarem de Cristo e de sua Igreja. E reze por eles.

Comunicando

A quinta-feira nos lembra sempre a Ceia do Senhor. Assim, às quintas, celebramos a Santa Missa na intenção dos associados e ouvintes. Você pode rezar conosco presencialmente ou através do rádio e do YouTube. A Santa Missa começa às 11 horas, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus dos salesianos, no Recife. Segue o link.

Começa hoje a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. O tema deste primeiro dia é Ser filhos - Humildade e Fé. E estamos contando a história de Nossa Senhora de Lourdes. A novena de hoje já está no seu whatsapp.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

12 comentários:

  1. Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  3. gratidão senhor obrigada padre

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a sua benção a paz do senhor e o amor de Maria rede por minha família santos Cerqueira e Silva Amém 🙏🌹❤️🌻

    ResponderExcluir
  5. Glória a Vós Senhor!
    A atitude de Jesus em se prostar diante dos discípulos e lavar os pés de cada um, traduzindo em palavras, nos fala a todo momento sobre o valor da humildade, ou seja não importa o que você é, o nome da sua família, seu cargo, seu status, ou aquilo que você tem, a única diferença é o nível espiritual que traduz a intimidade com o Senhor e o coração de um para o outro, assim Jesus lembra de Judas o traidor, na presença de seus Apóstolos e hoje nós seus discípulos, pois temos consciência que viemos do pó e voltaremos ao pó, somos todos iguais perante DEUS Irmãos, e em Cristo sabemos que tudo passa nesta vida, exceto a Palavra e o Amor de DEUS.
    Então aquele que acolher o irmão independente da situação de vida estará acolhendo o próprio Jesus.
    " Se sabeis isto, e o puserdes em prática, (viver a humildade, o amor) sereis felizes."

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Um excelente dia abençoado
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️

    ResponderExcluir
  7. Senhor meu Deus e meu Pai obrigado pela vida. É seguindo Jesus Cristo seu único filho que eu um dia chegarei a TI pois é Ele o caminho e a verdade. Peço-lhe a recuperação de minha. Abençoe minha esposa Oriete, meus filhos, noras e netos. Nesse momento abençoe aquele que mais esteja necessitando. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim e que eu possa compartilhar. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre , Deus nos abençoe a mim e.meus filhos lucas e gabriel e.toda a minha família , senhor primeiro agradecer e depois pedir pendão pelos pecados, amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre a sua benção.obrigada pela palavra.gloria a vós senhor

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção.Dai-nos Senhor, que não percamos a fé e não esmoreçamos com nossos compromissos. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos dê sabedoria, nos protegendo e nos iluminando com saúde, fé, felicidade, paz, esperança, a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Amém, louvado seja Deus! 🙏🏽

    ResponderExcluir
  12. Senhor meu Pai! Nos ajuda a sermos pessoas melhores.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Somos discípulos e missionários.

15 de maio de 2025   Quinta-feira da 4º Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 13,16-20.  Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes ...

POSTAGENS MAIS VISTAS