05 de abril de 2025
Sábado da 4ª Semana da Quaresma
Evangelho.
Jo 7,40-53
Naquele tempo, 40ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. 41Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?”
43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes?”
46Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. 47Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? 48Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!”
50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: 51“Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” 52Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. 53E cada um voltou para sua casa.
Meditação.
Uns, contra. Outros, a favor. Uns diziam que ele era um profeta, o messias, quem sabe. Outros duvidavam: o Messias não viria da Galileia, mas de Belém. Os guardas foram prendê-lo a mando dos sumo-sacerdotes. Não tiveram coragem. Nicodemos pediu calma no Sinédrio. Os contra xingaram o povo de ignorante e maldito. E mandaram Nicodemos estudar mais as Escrituras. Uns, contra. Outros a favor de Jesus.
O velho profeta Simeão tinha dito a Maria que o seu filho seria um sinal de contradição, quando os pais levaram a criança para o resgate do primogênito no Templo. “Eis que este menino foi posto para queda e para o soerguimento de muitos em Israel e como um sinal de contradição” (Lc 2, 34).
Os guardas, ao explicar às autoridades o fracasso de sua missão de prender Jesus, disseram uma coisa impressionante: “Ninguém jamais falou como esse homem”. De fato, as reações narradas nesse texto foram reações depois de ouvirem as suas palavras. E que palavras foram essas? Elas estão um pouco antes e um pouco depois desse texto de hoje.
O que Jesus estava pregando tem a ver com a festa que eles estavam celebrando, a festa das Tendas (o mesmo que festa das Cabanas). A festa das Tendas era uma das três grandes peregrinações do ano (Páscoa, Tendas e Pentecostes). Essa festa celebrava o cuidado de Deus com o seu povo, manifesto de maneira especial quando ele peregrinava no deserto e morava em tendas. A festa é celebrada em sete dias de preparação, com a grande festa no oitavo dia. Nessa festa, havia importantes ritos da água, do pão e da luz. Deus que cuidou do seu povo no deserto providenciou-lhe água tirada da rocha, o maná que caía do céu e o acompanhamento da coluna luminosa.
As palavras de Jesus nesse contexto da festa das Tendas foram: “Quem tiver sede, venha a mim e beba”. Ele é a água da vida. “Eu sou a luz do mundo”. Quem o segue, não anda nas trevas. “Eu sou o bom pastor. Dou a vida pelas minhas ovelhas”. Jesus é o pastor enviado pelo Pai para cuidar do seu rebanho. São palavras que atualizam a proximidade de Deus que cuida com carinho do seu povo, nos momentos difíceis de sua história. Palavras que encantam.
E por que temos pessoas que se posicionam contra Jesus? Os do contra – os grupos que controlavam o Templo (fariseus, saduceus e anciãos) estavam movidos pela defesa dos seus interesses de controle da religião, do templo e do povo. Junte-se a isso o ciúme, a inveja e o preconceito. Preconceito contra a região da Galileia, preconceito contra o povo, taxado de ignorante da Lei e raça maldita. Contra também estavam elementos do povo influenciados pelos fariseus ou pelos poderosos senhores de terra, os anciãos. Esses fecharam o coração para Jesus e para suas palavras reveladoras da proximidade de Deus.
Guardando a mensagem
Hoje, é difícil alguém falar contra Jesus, em nosso mundo ocidental. Mas, ninguém se engane. Não falam mal de Jesus, mas atacam a sua Igreja, desprezam seus ministros, ridicularizam a fé dos mais simples. Hoje também somos chamados a tomar uma decisão sobre Jesus. Somos seus discípulos e discípulas. Deixemo-nos encantar por suas palavras. Convertamo-nos à grande verdade que elas revelam: Deus nos ama e cuida de nós. Jesus é Deus mesmo cuidando da gente.
Ninguém jamais falou como este homem (Jo 7, 46)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
quase não dá para acreditar que houvesse gente que não te admirasse, não te quisesse bem. Mas, pensando bem, vivemos num mundo onde tuas palavras e teus ensinamentos contam pouco e muita gente, mesmo batizada, vive longe dos teus caminhos. Neste sentido, ser cristão é uma decisão que se toma em resposta ao teu amor e às verdades que nos revelaste. Sendo assim, queremos hoje renovar nossa adesão à tua pessoa, ao teu evangelho, à tua Igreja. Com o teu Santo Espírito, ajuda-nos a caminhar com fidelidade nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Em nossa escadaria quaresmal, vamos subir hoje mais um degrau: Renovar a adesão a Jesus Cristo. Não deixar que nada, nem ninguém nos afaste de Jesus e de sua Igreja.
Comunicando
E você está aproveitando bem este tempo de penitência, oração e caridade? Amanhã, vamos celebrar o 5º Domingo da Quaresma. Faça um propósito: fazer todo esforço para participar da missa dominical.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Senhor meu Deus e meu Pai. Enquanto existir jamais alguém fará com que eu deixe de seguir com Jesus Cristo pelo caminho de chegar a TI. É ELE quem me ensina, me conduz e devo obediência, porque ELE é o filho do Altíssimo. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e ore por mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos a sua benção que Deus continue lhe abençoando e nós mostrado a palavras de Deus e qual caminho devemos seguir obrigada Deus lhe abençoe hoje e sempre Amém 🙏🌹❤️🌻
ResponderExcluirBom diaa!!
ResponderExcluirGlória à vós, senhor!!🙏🕊
Senhor meu Deus e meu Pai! Obrigado por tudo que tens me dado. É em Jesus Cristo seu único filho que eu sigo para um dia chegar a TI, pois ele é o CAMINHO. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, queri sem9revouvir sua voz e suas pregações e segui, obrigada por tudo e pendão pelos meus pecados, amém
ResponderExcluirA bênção padre João Carlos reze pelo meu filho adotivo Luiz Nunes Junior.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙏🏼🙌🏼🌹 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 é um presente que eu recebo todos os dias 🙏🏼 e compartlho, feliz Páscoa ✝️🛐💜🌻🌷
ResponderExcluirAmém! Consegui lê hoje o Evangelho. Eu só tenho a vos agradecer. Gratidão
ResponderExcluirAmém! Eu me fortaleci com essas palavras santas.
ResponderExcluirSou grata por tudo que sou seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo.
Bom dia padre, sua benção, aprsar de viver-mos num mundo do avesso, com muitos contrários á palavras de JESUS, continuaremos falar a verdade e seguir em frente, com os encinamentos de JESUS CRISTO. Assim seremos salvos amém
ResponderExcluirQue possamos estar cada dia mais alinhados com os princípios, valores e virtudes do Pai. Que não sejamos abatidos pelos obstáculos, mas sim nos tornemos mais fortes na fé. Amém 🙏
ResponderExcluirBoa noite Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe, nos proteja e nos livre de todo mal, com saúde, felicidade, paz, esperança e muita fé, o mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirDeus abençoe padre, o seu sacerdócio
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos, sua benção. Que Deus abençoe o senhor e sua equipe. Como
ResponderExcluira mim e todos dá minha família amém 🙏🙏