PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Atire a primeira pedra.

Atire a primeira pedra.




   06 de abril de 2025   

5º Domingo da Quaresma


   Evangelho.    


Jo 8,1-11

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando a no meio deles, 4disseram a Jesus: 'Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?' 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: 'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.' 8E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: 'Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou ?' 11Ela respondeu: 'Ninguém, Senhor.' Então Jesus lhe disse: 'Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais'.

   Meditação.  


Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

E já estamos no Quinto Domingo da Quaresma. Domingo que vem já é o Domingo de Ramos. O tempo está correndo. O importante é você estar aproveitando bem esse tempo. Aproveitando para quê? Bom, qual é o principal apelo da Quaresma? Claro, a conversão. Voltar para o nosso Deus, de todo o coração. Renovar a nossa aliança com ele.

Para a meditação do evangelho de hoje, vamos começar com uma pergunta. Não se espante. O que é adultério? Ih, o padre começou pesado. Tranquilo. Adultério é quando alguém é infiel no seu casamento. Certo? Adultério tem a ver com infidelidade.

Estando de acordo, vamos a um segundo ponto. Deus fez aliança com o povo que ele tirou da escravidão do Egito. Você se lembra disso? No monte Sinai, Deus deu uma Lei ao seu povo, através de Moisés, uma Lei que ele mesmo escreveu com o dedo. Escreveu a lei nas tábuas de pedra. Com o dedo, diz o livro santo. Baseado nessa Lei, o povo celebrou uma aliança com Deus. A fórmula da aliança foi assim: “Eu serei o seu Deus. Vocês serão o meu povo”. A aliança é como um casamento. No casamento, um diz ao outro: “Ela: Eu te recebo como meu marido – Ele: Eu te recebo como minha mulher”. E juram amor e fidelidade, não é assim? Então, a aliança de Deus com o seu povo é como um casamento. Um promete ser para o outro e viver no amor e na fidelidade.

Então, adultério é a infidelidade no casamento. Bom, no caso da aliança de Deus com o seu povo, Deus nunca foi infiel. Mas, a comunidade do povo de Deus, muitas vezes, traiu a aliança. Os profetas reclamaram muito da infidelidade de Israel ao seu Deus. Mas, Deus foi sempre paciente. O Profeta Oseias chegou a fazer uma comparação: Deus seria como o marido traído que levou a mulher para o deserto para dar-lhe uma nova chance.

Mais uma coisa. É bom a gente se perguntar sobre o que Jesus veio fazer: qual foi a sua missão? Se olharmos por esse lado da aliança, podemos dizer que Jesus veio para reconciliar a comunidade pecadora com Deus. Veio para restaurar a aliança rompida pela infidelidade de Israel.

Bom, essas são bases para o entendimento do evangelho de hoje. Jesus estava no Templo, ensinando ao povo. Havia uma enorme roda de gente ouvindo-o. Nisso, chegaram os mestres da lei e os fariseus arrastando uma mulher e a jogaram aos pés de Jesus. Um metido a brabo foi logo dizendo: ‘Moisés manda apedrejar a mulher que for pega em adultério. E pegamos essa sujeita cometendo adultério. O que o senhor diz? É para cumprir a lei ou não?”. Era uma armadilha. Queriam incriminar Jesus. Dizendo que não, estaria contra a Lei. Dizendo que sim, negaria o seu ensinamento sobre o amor e o perdão. Jesus ficou calado. Abaixou-se e começou a escrever no chão, com o dedo. Ficou todo mundo calado, aguardando. Um deles perdeu a paciência e cobrou a resposta. Jesus se levantou com calma: “Quem de vocês não tiver pecado, atire a primeira pedra”. E abaixou-se de novo e continuou a escrever no chão. Um saiu, outro saiu... a começar pelos mais velhos, foram-se embora, um a um. Jesus ficou sozinho com a mulher, ali no meio do povo. Jesus lhe disse que não ia condená-la, que ela podia ir embora, mas não pecasse mais.

Diante desse texto, eu fico com três perguntas na cabeça: 1. Quem é essa mulher? 2. Onde está o marido traído? 3. Por que Jesus fica escrevendo no chão, com o dedo? Vamos tentar reponder. Essa mulher pode muito bem estar representando a comunidade de Israel. Israel é como essa mulher pecadora. E o pecado de Israel é, no final das contas, sua infidelidade à aliança, representada no adultério. E quem é o marido traído? Essa você responde. Quem é o marido traído? Respondeu ‘Deus’? Acertou. Deus é quem foi traído pelo povo infiel à aliança. E Jesus o representa. E por que Jesus está escrevendo com o dedo, no chão? Deixa que essa eu respondo. Você se lembra da lei da Aliança que Deus deu a Moisés? Deus a escreveu com o próprio dedo nas tábuas de pedra. Com esse gesto, Jesus está chamando atenção para a Lei da aliança, aliança que foi rompida e que precisa ser restaurada.




Guardando a mensagem

A cena da mulher adúltera nos diz como estava sendo vivida a aliança que Israel fez com Deus. Israel estava vivendo em grande infidelidade, em adultério. Adultério é a infidelidade no casamento. A aliança é como um casamento. E o documento do casamento, o contrato, é a lei da aliança, que Deus pessoalmente entregou a Moisés, depois de tê-la escrito com o dedo, em tábuas de pedra. A mulher está representando todo aquele povo pecador, que se afastou da aliança com Deus. Os homens não puderam apedrejar a mulher, pois eles eram pecadores também. Aliás, a mulher está ali diante de Jesus representando toda a comunidade pecadora. Deus é o marido traído. Em vez de aniquilar a mulher (ou seja o povo infiel), Jesus quer restaurar a aliança, pela conversão e pelo perdão.

Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério (Jo 8, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
essa história da mulher adúltera nos fala da tua missão entre nós. Vieste para restaurar a aliança rompida pela nossa infidelidade. Na tua cruz, nos reconciliaste com Deus. No teu sangue, restauraste a nossa aliança com ele. Na Missa, ao renovarmos o teu sacrifício redentor, ouvimos as tuas palavras: “Este é o meu sangue. O sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados”. A mulher não foi condenada à morte, como parecia merecer pela lei. Tu, o justo, sem pecado, morreste no seu lugar. Obrigado, Senhor. Essa aliança com Deus cada um de nós a celebrou, com vestes brancas, como em núpcias, no batismo. No batismo, mergulhamos na tua morte e participamos de tua ressurreição. Somos a Igreja, a comunidade da nova aliança. Por isso o apóstolo Paulo falou da Igreja como tua esposa, santificada na tua páscoa. Ajuda-nos, Senhor, a responder com a conversão de nossas vidas, para vivermos esse tempo novo da reconciliação que nos alcançaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Não deixe de ler o texto do evangelho de hoje: João 8, 1-11. Pense direitinho na lição que os fariseus receberam: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra". 

Comunicando

O grande apelo deste 5º Domingo da Quaresma pode ser este: renovar nossa aliança com Deus. O nosso caminho de conversão passa pelo reconhecimento de nossas infidelidades e pela Confissão, acolhendo o perdão de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


10 comentários:

  1. Anônimo6/4/25 07:13

    Benção padre João . glória a vós senhor.nao

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/4/25 08:30

    BOM DIA MEU JESUS OBRIGADA PPOR MINHA CIRUGIA TER DADO CERTO GLORIAS TE DOU POR TUDO

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/4/25 09:37

    Senhor meu Deus e meu Pai. Eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Seu filho Jesus Cristo é o meu CAMINHO para um dia chegar a TI. Eu sigo seus ensinamentos e busco ser fiel porque ELE é meu porto seguro. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim. Que Deus abençoe no seu sacerdócio. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Este ensinamento da mulher adúltera, podemos utilizar em todas as situações de julgamento que iríamos fazer ou presenciar ainda pra frente.
    Se temos certeza que todos nós somos falhos, imperfeitos e pecadores, como então medir o peso de cada fraqueza humana, não tem como meus irmãos, podemos pensar da forma que quisermos que não encontraremos respostas.
    Mateus 7,3: nos pergunta Por que olhas o cisco que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu?
    O único que consegue isso é DEUS, e seu Filho Unigênito que já passou por tudo isso, para nos deixar todos os exemplos possíveis e nos salvar, pois assumiu toda nossa culpa, todos nossos pecados, sem oferecer resistência nenhuma quando se entregou na Cruz para que se cumprisse o Plano Divino do Pai. Jesus Cristo, Ele sim é o único Perfeito, porque sabemos que mesmo sendo DEUS, vivendo como homem experimentou na carne tudo que vivemos e resistiu por tudo sem momento algum pecar, assim nos provou que Ele o Único que poderia julgar em vez disso escolhe amar, por isso não devemos julgar nossos irmãos e ensinou que é possível nós também com a Graça de DEUS amando da mesma forma, também resistirmos a todo pecado,.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/4/25 12:53

    Boa tarde Pe João Carlos, sua benção.Que nesse tempo da quaresma, sejamos generosos, sempre fiel a Deus pelos mais necessitados e cumprir bem a quaresma, para que Deus nos abençoe e nos fortaleça em nossa caminhada da vida, com saúde, felicidade, esperança, paz e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/4/25 14:02

    Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/4/25 16:48

    Sempre fico extasiada com a explicação do evangelho , como o senhor explica fica fácil de entender . Dou graças a Deus pelo seu conhecimento das escrituras e pelo empenho em dividir conosco.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/4/25 18:14

    Admirável, Padre João Carlos sua meditação de hoje (como sempre). E Jesus: "quem estiver sem pecado atire a primeira pedra". ELE com o dedo escrevia na terra: silêncio, suspense....Eu parei até de respirar envolvido no suspenso. A Palavra do Mestre foi motivo de alegria e de salvação. Obrigado por enviar todos os dia a Meditação, e eu compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/4/25 01:53

    Que Deus esteja sempre presente em nossas vidas, nos guiando para o caminho do bem. Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS