PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A festa da nossa redenção.

A festa da nossa redenção.


  20 de abril de 2025. 

Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor

  Evangelho.  


Jo 20,1-9

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.
2Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou.
6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.
9De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos.

  Meditação.  


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Eu quero lhe desejar, de todo o coração: Feliz Páscoa! Jesus ressuscitado cubra de bênçãos a sua vida e esteja ao seu lado em todas as suas lutas e dificuldades.

Por que a Páscoa é tão importante? A Páscoa é a ressurreição de Jesus. Então, por que a ressurreição de Jesus é tão importante? Para responder a esta pergunta, vamos tentar identificar o que aconteceu, o que Jesus conseguiu e qual é a novidade da páscoa.

O que aconteceu? O apóstolo Pedro, na sua pregação (Atos 10), disse direitinho. Jesus, ungido por Deus, andou pela terra dos judeus pregando o Reino de Deus e libertando as pessoas do domínio do mal. As lideranças de sua gente o crucificaram, como malfeitor. Parecia que a sua morte sepultava todos os nossos sonhos, mas Deus, o Pai, o ressuscitou dos mortos, enchendo-nos de esperança. E o colocou à nossa frente como líder, como guia e juiz de todos. Com a ressurreição, começou um novo tempo para a humanidade. Foi isso que aconteceu.

O que Jesus conseguiu? Jesus desatou um nó que estava atrapalhando tudo. Jesus nos reaproximou de Deus, nos reconciliou com ele. A humanidade, desde o começo, afastou-se de Deus, pela desobediência. Esse pecado da humanidade finalmente teve conserto. Jesus, o filho de Deus, em nome dos pecadores, ofereceu sua vida em sacrifício. Foi obediente ao Pai até o fim. O seu sacrifício foi aceito por Deus que a todos ofereceu o seu perdão. Por causa de Jesus, agora podemos retornar à casa do nosso pai, como o filho pródigo. Pela ressurreição do seu filho, o Pai agora nos reconhece como seus filhos, nos dando o seu Espírito. Somos filhos e irmãos. Como disse o apóstolo Paulo, em sua carta aos Colossenses (Cl 3): “Se vocês ressuscitaram com Cristo, esforcem-se para alcançar as coisas do alto”. O nó do pecado foi desmanchado por Jesus.

Então, qual é a novidade da Páscoa? É que agora os nossos sonhos estão alicerçados em bases sólidas. É segura a nossa vitória sobre o pecado, o mal e a morte.

Pela ressurreição, agora estamos em comunhão com o nosso Deus. Ele é o nosso pai. Somos todos irmãos. A fraternidade é possível.

Na ressurreição, Deus ficou do lado dos humilhados, dos marginalizados, dos perseguidos. Ficou do lado de Jesus. O nosso sonho de justiça e de paz saiu reforçado. Nossas lutas serão vitoriosas. Um mundo novo é possível.

Pela ressurreição, a morte foi vencida. Já não é mais o nosso maior trauma. Fomos criados para a vida eterna, Jesus nos comunica a vida abundante que já começa aqui. A vitória de Jesus sobre o mal, o pecado e a morte enchem nossa vida e nossa morte de sentido.

O pecado embruteceu o homem e a mulher, tornando-nos predadores da natureza. Com a vitória de Jesus sobre o pecado, restabeleceu-se o princípio de harmonia na criação. Já podemos sonhar com um novo modo de cuidar da casa comum.

A ressurreição de Jesus, obra de Deus em favor do seu Filho e de todos os seus filhos e filhas adotivos, nos assegura a vitória do seu projeto chamado “Família” e do êxito de sua comunidade missionária chamada “Igreja”.

A Páscoa é a festa da nossa salvação!

E o que fazer para participar da Ressurreição de Cristo? Boa pergunta. Não estamos só contemplando a ressurreição do Senhor. Ressuscitamos com ele. Participamos dessa grande obra renovadora de Deus, unindo-nos a Jesus pela fé, acolhendo a vida nova pelo batismo e pondo-nos a caminho como povo de Deus, na Igreja.

Com a ressurreição, está começando a nova semana da criação, um tempo novo para a humanidade.

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo (Jo 20,1)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
hoje, celebramos o grande mistério de tua ressurreição da morte. Depois de uma dolorosa provação, na tua paixão e morte, a última palavra foi a do amor fiel do nosso Deus: perdão para os pecadores; um novo começo para a humanidade. E este mistério de restauração e vida nova, nós o contemplamos agindo entre nós, fazendo novas todas as coisas. Estás vivo e vitorioso entre nós. A tua ressurreição está em processo nesse mundo, renovando nossas atitudes e compromissos com a vida, a justiça e a fraternidade, Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Hoje, claro, você vai desejar ‘feliz páscoa’ a muita gente. Ótimo. Agora, você poderia dar mais conteúdo a essa saudação de “feliz páscoa”. Diga alguma coisa a mais, acrescente alguma palavrinha para as pessoas entenderem mais sobre a páscoa. Com uma frase, você está evangelizando.

No tempo da Páscoa, no lugar do Ângelus (O anjo do Senhor anunciou a Maria) rezamos o Regina Coeli (Rainha do Céu). Estou lhe enviando essa preciosa saudação mariana, aqui, depois do texto da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




"Regina Coeli" (oração do meio dia no Tempo Pascal)


V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!

Oremos:

Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém.

4 comentários:

  1. Senhor Jesus Cristo filho único de Deus. Obrigado pela sua presença sempre em nossos corações. Que Jesus ressuscitado habite o coração de todos, e ao seu também Pe. João Carlos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Nas nossas vidas também é assim, quando deparamos com uma dificuldade, uma enfermidade, um desemprego ou qualquer imprevisto nós também naquele momento desesperamos e corremos de um lado para outro, reagindo muitas vezes rapidamente sem pensar e sem lembrarmos de compreender melhor o que diz a Sagrada Escritura, qual a direção nos orienta a Palavra de DEUS, depois de colocarmos em oração, quando apresentada a situação real, confiar e aguardar o tempo de DEUS é o melhor que podemos fazer.
    Precisamos sempre manter a calma, observando tudo em nossa volta antes de reagir, seja qual for a situação ou a ocasião, raciocinar mesmo que sem tempo, valorizando sempre os sentimentos e não a razão, buscar enxergar o contexto geral, tentar encontrar e entender os sinais que DEUS apresenta naquele momento, confiar e ter a certeza que DEUS Pai sabe de todas as coisas, Ele não nos dá a cruz maior que não podemos carregar, Ele é o DEUS Emanuel, o DEUS Conosco está sempre no controle de tudo, só precisamos ter fé e entregar tudo para que o Pai das misericórdias através da Pessoa do Espírito Santo, o Paráclito realize a Sua vontade suprema, só assim enxergamos muito além do real, e no tempo de DEUS tudo se resolverá da melhor forma possível, pois Seu Amor é sem igual e Sua misericórdia e bondade é infinita.
    Nesta confiança deve estar nossa esperança, anunciando como os Apóstolos e as mulheres fizeram, afirmando que Ele ressuscitou, venceu o último inimigo, a morte, deixou o pano que envolvia Sua cabeça enrolado num lugar a parte, um sinal que irá voltar conforme afirma a Sagrada Escritura para nos conceder a vida eterna, é Páscoa, venham ver, Ele vive,.

    ResponderExcluir
  3. Está explicação me judou a entende melhor o evangelho. Sua benção padre, Obrigada 🙏

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Padre João Carlos, linda homilia. Pq hoje vivemos com Jesus Cristo vivo. E queremos viver cada dia mais amém. Após a morte melhor ainda junto dele.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS