20 de março de 2025
Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma
Evangelho
Lc 16,19-31
Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.
Meditação
Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)
Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.
Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!
A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.
E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.
Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão? Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito. O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.
Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Que não façamos pouco caso da Campanha da Fraternidade sobre a Ecologia Integral. Abre, Senhor, nossos olhos para ver as consequências produzidas por nossa relação destrutiva e predadora dos bens da criação; consequências visíveis nas mudanças climáticas que impactam diretamente na vida das populações mais pobres e desprotegidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.
Comunicando
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirQue todos nós tenhamos um dia abençoado
ResponderExcluirEu sou Raimundo Santos,de Araguaína Tocantins
ResponderExcluirBom dia. Glória a vós senhor Jesus
ResponderExcluirBom dia.Deus abençoe a todos. Peço oração pela minha saúde. Sandra Maria Teles de Farias. Maceió-Al
ResponderExcluirBom dia povo Deus!
ResponderExcluirSou Eulina, de Porto Velho/Rondônia. Que Deus tenha misericórdia de todos nós, em especial, dos mais necessitados da palavra de Deus!
ResponderExcluirbom dia padre João, glória a vós senhor
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirO sentido da nossa vida é tão simples, o que plantamos é o que iremos colher, a Palavra de DEUS nos instrue o que é certo e o que é errado, hoje o Evangelho nos mostra a escatologia, ou depois da morte terrestre, fala do nosso destino, o Céu ou o inferno. Em todos os momentos também nos orienta, que devemos escolher ser do bem, sendo cada vez mais e mais puros, mansos e humildes de coração como Jesus foi e é.
Sabemos que a salvação depende unicamente de cada um, através da Graça de DEUS. Mas, se mesmo assim escolhemos o contrário permanecer no mau com certeza iremos para o fogo ardente, conforme a parábola do rico, um lugar onde ninguém poderá nos ajudar.
Quantos profetas existem nas nossas vidas para nos orientar no caminho de DEUS, precisamos em tempo nos desgarrar das coisas mundanas e nos dedicar mais as coisas do alto, porque por nós mesmos não teremos como acrescentar tempo nenhum, nem um segundo a mais, e aqueles que viveram e já se foram não podem nos passar as experiências do certo ou do errado, pois já cumpriram os seus destinos e não voltarão.
Jesus nos afirma também no Salmo 49 dizendo:
A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de DEUS,.
Damian M. Deus na sua infinita misericórdia lembra de todos nós, com falhas e defeitos, pois somos imperfeitos. Acredito que, o que nos torna "semelhantes" a Ele é o perdão. Praticar e conjugar esse verbo não é fácil, no entanto, quando o fazemos com boas intenções e quando conseguimos, uma PAZ invade nossa vida, e, sim, ficamos mais perto de Deus.🙏
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família. Senhor oerdai oekas vez que podia ajudar ensi ajudei , mim ajude a organizar minha vida e segui em frente ,mim ajude a mim encontrar e ajudar as pesdoas e dividir o que tenho , obrigada senhorpor tudo e principalmente pelo senhor existir, amém
ResponderExcluirSenhor meu Deus. Torne meu coração bondoso mais do que é, para que eu seja instrumento de tua vontade e dos ensinamentos de Jesus Cristo seu único filho a quem busco caminhar junto. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Ajudai-me a resolver uma situação familiar. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a. Amém
ResponderExcluirglória adeus amém.
ResponderExcluirAmém meu Deus 🙏 até amanhã se Deus quiser
ResponderExcluirLouvado seja nosso senhor Jesus Cristo , para sempre seja louvado e vossa e nossa mãe Maria Santíssima . Bom dia Padre João Carlos sua benção e, que deus lhe abençoe também .pesso bençãos para mim e toda minha família meus filhos netos bisnetos meus irmãos e minha mãe . Pois já não tenho mais meu pai entre nós . Mas, pesso também oração para a alma dele , militão seu nome . Sei que meu pai está num bom lugar porque ele dividia o pão com os outros graças a Deus ninguém saia da casa dele sem comer só se mesmo não quisece .este evangelho nos encima como chegar até o céu . Só não segue esses concelhos quem não quer . E não dividimos , mais ouviremos com atencao e procuremos fazer o que ele nos diz amém. Sou Fátima Simplicio de Bodocó Pernambuco meu abraço pro senhor e fica com Deus 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirPerdoe-me os erros na digitação a palavra( dividimos) ficou errada era duvidemos .
ResponderExcluirSe cada um fizer a sua parte, Deus se encarrega de todo o resto e, no final, poderemos ter a gloria de Lazaro. Bendito seja Deus!
ResponderExcluirOi bom dia meu nome é Janete Geraldi gostaria de pedir oração para minha família
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙏🏼🙌🏼🌻
ResponderExcluirQue a cada dia mais possa estar mais unido ao Pai em sua palavra, em suas atitudes e em suas ações. Grato por tudo que o Senhor nos proporciona e por a cada dia mais nos alimentar de sua palavra. Gratidão pela conservação da minha saúde a cada dia mais. Amém!
ResponderExcluirBoa tarde a todos e bem aja ao senhor, neste dia tão lindo e especial venho pedir ao senhor Deus que abençoe a minha família o meu trabalho a minha vida a minha saúde para que caminhar tão bem e que nada possa impedir nada possa interferir nas nossas caminhadas e peço também a Deus que abençoe aqueles que mais sofrem os mais necessitados para que o senhor lhe déia uma óptima saúde, tranquilidade, paz, amor carinho felicidade Arminia e que assim seja amém
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus seja louvado, que Deus nos abençoe e nos proteja, que sejamos humilde de coração, sejamos solidários com os outros mais necessitados, para que Deus nos dê saúde, felicidade, paz, esperança e muita fé a mim e a meus familiares. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa noite ! Padre a palavra de Deus que recebo e uma benção na minha Vida!
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção peço oração por mim meus filhos 7netosnorad e toda minha família que Deus lhe abençoe sempre
ResponderExcluir