PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: As águas abençoadas de Cristo.

As águas abençoadas de Cristo.


   01 de abril de 2025  

Terça-feira da 4ª Semana da Quaresma

   Evangelho.   


Jo 5,1-16

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

   Meditação.   


Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” (Jo 5, 6)

“Aonde chega o rio, chega a vida”. Essa frase está escrita no livro do Profeta Ezequiel, capítulo 47, versículo 11. O profeta foi levado por um anjo ao Templo e viu que jorrava água do Templo, do seu lado direito. E ele foi acompanhando aquela água que ia se espalhando na direção leste. O anjo foi medindo, e a cada 500 metros, mandava o profeta atravessar a água. Na primeira parada, chegava aos tornozelos. Na outra, chegava aos joelhos. Mais na frente, aquela água toda já chegava à cintura. Finalmente, só a nado se podia atravessar. E o profeta foi voltando pelas margens e vendo a paisagem transformada pelas águas: árvores frutíferas, plantações, animais, peixes em quantidade. Isso faz lembrar rios como o São Francisco, o velho Chico, do qual dependem milhares de agricultores e ribeirinhos. “Aonde chega o rio, chega a vida”.

Só pra saber se você está me acompanhando: onde nasce esse rio que leva tanta vida mundo afora? Não, não estou falando do Rio São Francisco que nasce em Minas, na serra da Canastra. Estou falando do rio do profeta Ezequiel. Onde ele nasce? No Templo. Ele jorra do lado direito do Templo. Você lembra que outro dia, Jesus disse que podiam destruir o Templo que ele reconstruiria em três dias? E por quê? Claro, porque o verdadeiro Templo é ele mesmo, o seu corpo. O Templo de Jerusalém, que não existe mais, foi um sinal do verdadeiro Templo, Jesus. Lembre também daquele episódio na cruz. O soldado, vendo-o morto, em vez de lhe quebrar as pernas, perfurou o lado dele com a lança. E você pode me dizer o que aconteceu? Isso... Do seu lado aberto, escorreu sangue e água. Agora, junte as peças: Jesus é o verdadeiro Templo. Do seu lado aberto, jorrou sangue e água. Realizou-se nele o que o profeta tinha visto e anunciado: Do Templo, jorrava uma água que ia se espalhando, virando um rio, levando vida aonde chegasse. Do alto da cruz, do coração do Templo que é Jesus, jorra essa água que nos comunica a vida.

Com essa bagagem, vamos ao evangelho de hoje. Jesus foi a uma festa religiosa em Jerusalém. Lá havia uma piscina, a piscina de Betesda. Muita gente doente ficava ali na esperança de se curar, naquelas águas. Jesus encontrou ali um homem doente há trinta e oito anos. Ele estava prostrado, sem ninguém para ajudá-lo a se curar na água da piscina. Jesus perguntou se ele queria ficar bom. Imagine a resposta. Então Jesus disse: “Levante-se, pegue o seu leito e ande”. E ele ficou bonzinho da Silva. Pegou o seu leito e foi embora.

O homem doente, prostrado, à beira da piscina de Betesda é a imagem do pecador, da pecadora. Há muito tempo espera ser libertado. Quanto tempo já fazia que estava doente? 38 anos, quase quarenta. O povo de Deus, depois de uma peregrinação de quarenta anos, entrou na terra prometida. O homem pecador, esse homem que peregrina em sofrimento há 38 anos é como a terra seca do sertão esperando a água do Rio São Francisco. Agora, chegou a sua libertação. A essa terra seca, chegaram as águas abençoadas de Cristo, renovando a sua vida, fazendo dele uma nova criatura. Essa é a água que desce do alto da cruz, do coração rasgado pela lança. É o amor de Deus que se derrama. É o batismo lavando do pecado e comunicando a vida de Deus. Aonde chega esse rio, chega a vida.




Guardando a mensagem

A história do homem doente, à beira da piscina de Betesda, é uma catequese sobre o batismo. Estamos preparando a páscoa e a páscoa é a celebração da nossa salvação em Cristo. Por isso, na noite da páscoa, renovamos as promessas do Batismo e batizamos novos cristãos. As águas que nos lavam do pecado e nos comunicam a vida de Deus vêm do Templo, do coração de Cristo rasgado pela lança, como num grande rio que vem descendo. A verdadeira piscina, que nos cura do pecado, é a do batismo. Somos restaurados nas águas que descem da cruz.

Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” (Jo 5, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que belo ensinamento sobre o batismo. Renascemos, como terra seca que recebe a água abundante da chuva ou da irrigação. É a tua graça, a tua Palavra, a tua vida comunicada na Eucaristia: são essas as águas que irrigam a nossa vida. Nós te bendizemos, Senhor. Estávamos prostrados à beira da piscina de Betesda, doentes há 38 anos e fomos restaurados nas tuas águas, no santo Batismo. Em ti, renascemos, fizemos páscoa. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em nossa caminhada quaresmal, acolhamos esta catequese do evangelho sobre o batismo. Nas águas da morte e da ressurreição de Cristo, renascemos para uma vida nova.

No Batismo, nossos pecados são perdoados. Mas, acabamos pecando de novo. Por isso, precisamos do Sacramento da Reconciliação ou da Confissão. Convém confessar-se, antes da Páscoa.

Comunicando

Estamos começando um novo mês, graças a Deus. É o mês  da páscoa. Daqui a 12 dias, começa a Semana Santa. No dia da páscoa, dia 20, faço Show na Cidade de Pesqueira. No dia 27, o show será nos Montes Guararapes, na festa de N. Sra. dos Prazeres, a festa da Pitomba. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

17 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a situação daquele homem praticamente a 38 anos querendo ser curado, mesmo com todas as dificuldades, sempre se esforçando entrava na fila, quando parecia que ia conseguir, chegava outro na sua frente.
    Se nós nos colocarmos em seu lugar, veremos que ele precisou de muita paciência, muita fé, persistência e esperança para não desistir. Quando teve a oportunidade de falar com Jesus imaginemos, mesmo sem ter consciência que estava com o Messias, apenas confiou e obedeceu, levantou e foi com sua sua cama, sem se preocupar se era sábado ou se estava sol ou chuva, ou até mesmo quantos poderiam estar na sua frente novamente, ou seja alimentou sua fé, deixou para trás todo desânimo, toda incerteza, restabeleceu a esperança e não se preocupou com nada para contemplar a Graça.
    É assim irmãos, que deve ser nas nossas vidas também, quando ouvimos a vós de DEUS, devemos confiar fielmente que Ele tem o melhor para nós, pois o Amor e a vontade de DEUS é, e para sempre será suprema, por isso irmãos aguentamos firmes em Jesus, o que estamos passando irá mudar, basta mantermos a esperança, fé, foco, paciência, perseverança, e assumindo a experiência com Jesus da vida nova, não voltemos mais a vida antiga de pecado, ao homem velho, a mulher velha,.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/4/25 08:12

    Me sinto renovada quando faço a leitura e assisto o padre .

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/4/25 08:28

    Senhor meu Deus e meu Pai. Eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. E é em Jesus Cristo seu único filho que eu busco SEGUIR pelo CAMINHO da verdade. E em N.Senhora por quem tenho veneração profunda. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e peço sua benção em nome de Jesus para que restabeleça minha saúde e possa cumprir a tarefa de ajudar minhas irmãs. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/4/25 09:13

    Amém 🙏 glória a Deus, peço que o senhor venha aumentar a minha fé 🙏 me dado força para aguentar todas as batalhas que tenho enfrentando e proteja meus filhos e netos, irmão, pai e mãe e me proteja de tudo que não provêm do senhor

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/4/25 09:26

    Deus todo poderosa nos cure a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e nós proteja do mal, que esse mês seja abençoado e todo o mal fique longe nós. Obrigada e perdão, amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/4/25 09:34

    O Evangelho de hoje é muito tocante obrigada padre pela bela reflexão.jesus continua Jorrando água viva e cur
    ando a todos.porque Ele é a vida.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1/4/25 09:50

    Glória a Vós Senhor 🙏🏼✝️🛐 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra 🙏🏼

    ResponderExcluir
  8. Anônimo1/4/25 10:09

    Padre João Carlos, como a Palavra de Deus é encantadora. Deus lhe guarde dos males mundanos e obrigada pelo ensinamentos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1/4/25 10:19

    Senhor ,daí-me a graça de almentar a minha fé! Obrigada pela Meditação da palavra 🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo1/4/25 11:01

    Bom dia a paz de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/4/25 11:08

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Nosso batismo somos todos perdoados dos nossos pecado, mais acabamos pecando novamente, por isso precisamos a reconciliação e a confissão, confessar antes da Páscoa. Jesus, Nosso Senhor Deus todo poderoso , nos proteja com sabedoria, paz, saúde e fé para mim e s minha família. Já fiz minha confissão. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/4/25 13:07

    Amém, glória a Deus obgda Jesus pela cura definitiva, pela morte na cruz

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/4/25 14:23

    Amém 🙌🙏, DEUS é bom demais, devemos reverenciar o seu santo Deus, Glorificado seja sempre, pois dele é o reino o poder e a glória para tudo sempre, Amém 🙌👏

    ResponderExcluir
  14. Deus de nossos pais e mães, eu LHE agradeço pela vida de São Ludovico Pavoni. Todavia, me ajude seguir o caminho da igreja, da obediência, da cura, da fé, da fartura e da saúde. Me ajude fugir do pecado. Me ajude vencer a perseguição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  15. Martha Paiva1/4/25 22:31

    A misericórdia de Deus seja sobre mim, meus filhos e toda minha família, e meu próximo amém 🙌🏻

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/4/25 04:46

    Eh extremamente reconfortante e esclarecedor o Evangelho nos trazido pelo padre João Carlos!muito grata

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O pouco com Deus é muito.

02 de maio de 2025   Sexta-feira da Segunda Semana da Páscoa.     Dia de Santo Atanásio, bispo de doutor da Igreja.     Evangelho   Jo 6,1-1...

POSTAGENS MAIS VISTAS