31 de março de 2025.
Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma
Evangelho.
Jo 4,43-54
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.
Meditação.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)
Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé.
O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita, a exemplo da obra da criação que foi em sete dias.
Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.
Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galiléia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”.
Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade.
Guardando a mensagem
Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família.
Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
quase todos os dias, te apresentamos nossas situações de sofrimento e aflição e pedimos a tua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. Hoje, estás nos dizendo que isso está muito certo, se o fizermos com humildade e com fé. Mas, estás nos dizendo ainda mais: ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. E esse evangelho ainda nos diz que a nossa conversão, a nossa adesão a ti, é a porta que se abre para a salvação de nossa família. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família. Reze pelos seus e os ajude a conhecer mais o Senhor e a se inserir na vida da Igreja.
Comunicando
Na Segunda Bíblica, hoje é o nosso 4º encontro sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos. O encontro no Youtube começa às oito e meia da noite. Todo mundo pode assistir e aprender. Quem está inscrito, sente-se mais comprometido e mais acompanhado. Para se inscrever, é só acessar o site sympla.com.br. A gente se encontra, hoje à noite, no meu Canal do Youtube, na Segunda Bíblica.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia!!!
ResponderExcluirGlória à vós, senhor 🙏🙏🙏
Bom dia Padre João Carlos peço orações por meu Paí para sua saúde
ResponderExcluirBom dia peço pela Saúde de meu Pai
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirObrigado por renovar nossa fé todos os dias.
bom dia padre João.gloria a vós senhor.
ResponderExcluirBom diaáaa meus irmãos em Cristo 🙏 Que o senhor derrame chuvas de bençãos sobre nossas famílias e uma abençoada semana pra tds nós Amém 🙏🙌
ResponderExcluirGlória a vós senhor
ResponderExcluirObrigada por receber a palavra de Deus todos os dias! Minha fé é sempre Renovada
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor te peço que aumente minha fé, te peço proteção e graças para mim e meus filhos, senhor obrigada por tudo e perdão pelos meus pecados e por tudo que fala da oessias meus juganentos nai tenho esses direito só o senhor que pode fazer isso, senhor obrigada por tudo, que nossas semana seja abençoada e que Guida oelo senhor , amém
ResponderExcluirSenhor meu Deus e meu Pai. Agradeço o dom da vida que me deste. É é seguindo Jesus Cristo que é o CAMINHO de chegar a TI que eu tento viver a fé mesmo que eu claudique e peço para que ELE segure minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras e netos. Pe.. João Carlos interceda por mim e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos obrigada pela meditação todos os dias que senhor manda para mim só gratidão senhor tenha piedade de de nós
ResponderExcluirComo é maravilhoso, Pai! Se alimentar com a vossa Palavra. Vós sois meu alimento diário e matinal, sempre.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirIrmãos, já percebemos que em todos os momentos o que faz a cura acontecer, o milagre se realizar é o poder do acreditar, isto é a fé de cada um em Jesus Cristo.
Porque em todos os momentos Jesus sabe das nossas necessidades, Ele lê nossos corações, basta somente nós permitirmos e confiarmos que Ele entre com Seu Amor infinitamente misericordioso em nossas vidas ou na vida daqueles que trazemos no coração ou na mente e acreditar que será realizado o necessário.
Ou seja, muitas vezes não será o que queremos, más Ele sempre proverá aquilo que no momento precisamos, pois só o Senhor sabe o que é melhor para a nossa salvação ou para salvação dos nossos, daqueles que somos obrigados a orar ou que confiaram nossas orações, pedimos que o Senhor visite com Seu Espírito Santo e assim na certeza de que Ele nos conhece melhor que nós mesmo, basta nós confiarmos que Ele nos cura, restaura, transforma, muda a nossa realidade, ou a realidade daqueles que trazemos em nossos corações,.
Glória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia 🌻 gratidão a Deus por mais um dia 🌻🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra 🙏🏼🙏🏼
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Pedimos a Deus e a Nosso Senhor r Jesus Cristo, para termos, saúde, felicidade, paz, amor , esperança, temos que ter fé, para alcançarmos nossos pedido a Deus a mim e a minha família, sejamos agradecidos pelos que alcançarmos com a nossa fé. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirObrigado senhor, por mais uma oportunidade de estar em comunhão contigo. Obrigado senhor, por mais um dia ser perdoado e purificado de meus pecados. Obrigado senhor, pelo dom da vida que me renova a cada santo dia. Amém!
ResponderExcluirBoa Tarde, obrigada Padre João Carlos que Deus te abençoe hoje e sempre, guiando seus pensamentos, afastando preocupações e trazendo luz para sua caminhada".
ResponderExcluirBoa tarde padre, paz e bem .
ResponderExcluirBoa tarde João Carlos eu peso oração pra o meu irmão que está com câncer na boca e no pulmão e no pescoço ele não está nada bem
ResponderExcluirDeus fiel, eu LHE agradeço pela vida de São Benjamim. Entretanto, me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fugir do pecado e da maldição. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, da hospitalidade, da cura, da missionariedade, da fé e da oração. Me conceda a graça para viver cheio de alegria. Me conceda a graça para vencer o pranto e a dor. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém
ResponderExcluir31/03.
ResponderExcluirObg Senhor pelo Vosso filho Pe. Joào Carlos.
Este servo de Deus é muito benéfico em nossa vida.
A explicação das leituras Sagradas, são tão claras q a gente entende maravilhosamente.
Dá_lhe Senhor Bons anos de vida.
Q ele continue evangelizando de forma clara e muito compreensiva.
Peço orações para reconstrução família André Luiz Maestri, Rachel de Amorim Maestri
ResponderExcluirMeu Senhor e meu Deus peço que me perdoe e toda minha família. Meu Deus melhor que ninguém sabes as nossas necessidades e preocupações. Temos confiança em Ti.
ResponderExcluirMeu Deus 🙏🏽 pai todo poderoso, dono da vida🙏🏽 gratidão por mais um dia 🙏🏽 perdão pelos meus pecados 🙏🏽 e peço oração para a minha família, especialmente para o meu marido, João Mendonça 🙏🏽
ResponderExcluirPadre j
Excluir