PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Amar a Deus e ao próximo.

Amar a Deus e ao próximo.



   28 de março de 2025.   

Sexta-feira da 3ª Semana da Quaresma

   Evangelho.   


Mc 12,28b-34

Naquele tempo, 28b um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

   Meditação.   


O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)

E a quaresma vai prosseguindo. Você lembra, quando começamos esse tempo litúrgico, nos falaram de três exercícios importantes para o nosso crescimento cristão, nesse período: a oração, a penitência e a caridade. Hoje, o evangelho desenvolve esse ponto da caridade.

Um Mestre da Lei perguntou a Jesus qual era o primeiro de todos os mandamentos. Os Mestres da Lei tinham uma lista de centenas de mandamentos, era coisa que não se acabava mais. Vamos ver o que Jesus respondeu. Jesus, como bom judeu, recitou um texto do livro do Deuteronômio. ‘O primeiro mandamento é este: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. É a oração do Shemá que todo judeu recitava diariamente. E Jesus acrescentou: ‘O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!’ Também este mandamento estava na Escritura. ‘Não existe outro mandamento maior do que estes’, disse Jesus.

O que será que o Mestre da Lei achou da resposta de Jesus? Antes de considerar esse ponto, vamos pensar mais no que Jesus falou. A pergunta, qual era? Qual o primeiro dos mandamentos, o mais importante. E Jesus respondeu com dois mandamentos. O primeiro e o segundo, notou? Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Podemos dizer que o fundamento disso é que Deus nos ama, infinitamente. É o que explica o seu relacionamento com Israel. Deus ama o seu povo, o protege, o livra dos inimigos, o guia. Ele fez uma aliança com o seu povo, uma aliança de amor.

Agora, vamos ver a reação do Mestre da Lei que fez a pergunta. Ele ficou satisfeito com a resposta de Jesus. “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Ele estava de acordo com a resposta de Jesus. Jesus ficou admirado com o Mestre da Lei. “Tu não estás longe do Reino de Deus”. Reconheceu que ele estava no caminho do Reino, do evangelho que ele estava anunciando. De fato, a pregação de Jesus era sobre o amor de Deus pelos seus filhos. O verdadeiro culto a Deus tem a ver também com o amor aos irmãos.

Com a quaresma, estamos vivendo o tempo da Campanha da Fraternidade, exatamente para nos ajudar a crescer no amor a Deus e ao próximo. A Campanha da Fraternidade deste ano, com o tema "Fraternidade e Ecologia Integral", busca o nosso crescimento em consciência sobre a importância da preservação ambiental e sobre o grave quadro das mudanças climáticas no mundo. Desta forma, podemos cultivar atitudes de louvor ao Deus da criação e de caridade para com as próximas gerações e com as populações mais vulneráveis atingidas em nossos dias por eventos extremos do clima. Esta atitude responsável e cidadã é vivência da caridade, do mandamento do amor ao próximo.

Em sua mensagem para a nossa Campanha deste ano, o Papa Francisco escreveu: “ Ainda há tempo, mas o tempo é agora! É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”.




Guardando a mensagem

O Mestre da Lei queria saber qual era o maior mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. Um leva ao outro. Deus nos ama. Nós, em resposta, o amamos e amamos o nosso semelhante. O Mestre da Lei, nisso, pensava igual a Jesus. Os dois mandamentos se completam, são faces da mesma moeda. A Campanha da Fraternidade, na Quaresma, é uma oportunidade para exercitarmos o amor a Deus que tudo criou com perfeição e o amor ao próximo, pelo compromisso com a vida e o bem de todos, sobretudo dos mais sofridos e vulneráveis.

O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! (Mc 12, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje vamos recitar contigo, o Shemá, a oração diária do teu povo: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra


Um modo de expressar o amor ao próximo é demonstrar interesse pelos irmãos mais necessitados, não ser indiferente ao sofrimento dos outros. Não deixar ninguém para trás, como nos repete o Papa Francisco. 

Comunicando

Estamos no Ano do Jubileu, 2025 anos do nascimento do Redentor. Ano de graça e reconciliação. Uma das práticas do Jubileu é a peregrinação às Basílicas Maiores do cristianismo, em Roma, com a passagem pelas portas santas e a participação nas grandes celebrações com o Papa. Na primeira quinzena de outubro, dirijo uma peregrinação aos Santuários Marianos em Portugal, França e Itália, concluindo com a celebração do Jubileu Mariano em Roma. Que tal ir conosco? Desejando  informações, faça contato pelo whatsapp 81 99964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB 

13 comentários:

  1. A página de hoje (28/3/25) do Evangelho, é a coisa mais importante que a Igreja tem a nos ensinar ❤️ Flávio, Indaiatuba/ SP

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, o senhor e meu pastor nada mim faltará , obrigada pelo dom da vida minha e dos meus filhos Lucas e Gabriel e perdão pelos meus pecados, amar sempre jesus e meus irmãos ,amém

    ResponderExcluir
  3. Amém 🙏 Um abençoado dia pra tds nós 🙌

    ResponderExcluir
  4. Gratidão! A Palavra de Deus nos faz refletir todos os dias! Onde está meu irmão? Vamos Amar mais ! Deus no controle de nossa Vida

    ResponderExcluir
  5. GRATIDÃO, GRATIDÃO, GRATIDÃO!!

    ResponderExcluir
  6. Senhor meu Deus e meu Pai. Obrigado por mais um dia. É nós ensinamentos de teu filho Jesus Cristo que eu busco seguir teus mandamentos. Não sou perfeito, tenho minhas falhas, mas procuro percorrer o CAMINHO de Jesus, porque ELE é quem me conduz. Peço -lhe a recuperação de minha saúde. Abençoe minha esposa, filhos, noras, irmãos e meus netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim e que servirá de alimento para que eu persevere na fé. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Senhor eu te peço me ensinar a te amar verdadeiramente de todo o meu coração, e amor ao meu próximo quero guardar o teu ensinamento e principalmente colocar em prática o teu mandamento 🙏 Amém...

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    DEUS é tão bom, suas Palavras são tão perfeitas, que até nos dez mandamentos resumiu para nós, os mais importantes, com uma ordem diz: Ouve meu povo, ou seja se seguirmos na obediência ouvindo, aceitando de coração e comprendendo o que é amar a DEUS sobre todas as coisas, não dando importância maior a ninguém, nem a nada mais, a não ser a DEUS e determinados a amar nosso próximo como a nós mesmos, estaremos realizando todos os outros oito, também usando o discernimento que Ele próprio no Espírito Santo nos concede, quando nos dedicamos a ouvir, entender e praticar os Seus ensinamentos da Sagrada Escritura, além de aumentar a dimensão da nossa fé na Sabedoria que vem do alto, ainda recebemos a Graça de contemplarmos o Seu Amor misericordioso e Ele nos guia em direção ao Reino para superarmos qualquer tribulação e dificuldade que vier.
    É tão simples e fácil de compreender, que até mesmo alguns dos mestres da lei entenderam, que amar assim é melhor do que qualquer sacrifício, pois Jesus Cristo foi, é, e para todo e sempre será o único Sacrifício perfeito e o maior de todos os dons é o amor,.

    ResponderExcluir
  9. Que nesse ano de graças peço a Deus que perdoe pecados,0s vícios de meus antepassados e renove a minha casa,minha família,e faça nova todas as coisas assim seja,Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. O primeiro mandamento amarás a teu Deus de todo coração de toda tua alma e de toda tua força e segunda amarás o teu próximo, como a ti mesmo. Que nessa quaresma, estejamos unidos pela oração, pela penitência e pela fraternidade, que Deus seja louvado nos protegendo e nos iluminando com coragem, força, paz, esperança, saúde e fé, para mim e a minha família, que seja uma quaresma abençoada e para Nosso Pe João Carlos. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Quebpossamos amar a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos. Aumenta sempre a nossa fé e cura o Bentinho Senhor amém.

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pela vida de São Sebastião Pelczar. Todavia, me conceda a graça para seguir o caminho do amor, do livramento, da cura, da misericórdia, da inteligência, da fé, da reflexão, da retidão, da sabedoria, da salvação e da conversão. Me conceda a graça para fugir do pecado, do mal, da perversidade, da cólera e da idolatria. Me conceda a graça para fazer boas ofertas. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Me conceda a graça para ser justo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém!

    ResponderExcluir
  13. Amém! Grato pela minha vida e todos os acontecimentos. Que possa a cada dia edificar mais pessoas.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS