Quarta-feira da 7º Semana do Tempo Comum
Evangelho
Mc 9,38-40
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Meditação.
Quem não é contra nós é a nossa favor (Mc 9, 40)
Jesus libertava as pessoas da dominação, expulsava demônios. Expulsar demônios era uma forma de tornar visível a presença do Reino de Deus como libertação de todas as forças de opressão. Os discípulos também deviam fazer isso, em nome de Jesus. E com certeza, o faziam. Recentemente, por exemplo, vimos que eles não conseguiram expulsar o espírito mudo de um menino.
No texto de hoje, os discípulos encontraram alguém expulsando demônios em nome de Jesus. ‘O quê? Em nome de Jesus? Não pode! Nós que andamos com Jesus, nós é que estamos autorizados a invocar a força do seu nome para expulsar demônios. Ninguém mais’. Foram lá e interferiram. Proibiram o sujeito de expulsar demônios no nome de Jesus.
Pensando no sentido desse texto, a gente identifica logo com assunto de religião, e com razão. Mas, podemos pensar com maior abrangência. Pensemos, por exemplo, na educação, no comércio, na prestação de serviços. Sempre encontramos alguém que está fazendo mais ou menos o que estamos nos propondo a fazer, está atuando na nossa mesma área. E o tomamos logo por inimigo, não é verdade? A sociedade do mercado em que vivemos nos diz logo que se trata de um concorrente que vai nos arruinar. E ‘concorrente’ é um inimigo do qual temos que tomar distância e vigiar atentamente seus movimentos.
A resposta de Jesus foi admirável. Ele censurou os discípulos por terem proibido a pessoa de expulsar demônios em seu nome. E disse a razão: “se essa pessoa faz milagres em meu nome, não vai depois falar mal de mim”. E concluiu: “Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Jesus nos encarregou de fazer um bocado de coisa, não foi? Mandou a gente anunciar o evangelho a toda criatura. Mandou batizar e ensinar. Mandou perdoar os pecados dos irmãos também. De repente, a gente se dá conta que há outros fazendo isso e não são da nossa Igreja, não estão sob o comando de nossas lideranças. A nossa reação pode ser igualzinha a de João e seus colegas: desautorizar, impedir, bloquear sua atuação, no quanto possível.
O ensinamento do Mestre é claro. Jesus não é propriedade nossa. Outros podem ter acesso a ele. O evangelho não é exclusividade de meu grupo religioso, de minha igreja. Se quem está agindo em seu nome, fora de nossos quadros, estiver agindo com desonestidade ou má intenção, Deus lá o julgue. Se forem verdadeiros os seus propósitos, se estiver procurando a comunhão com Cristo, poderá também ser dócil e obediente aos seus desígnios. E mais cedo ou mais tarde pode até se entender conosco. Jesus mesmo disse que tinha outras ovelhas que não eram daquele aprisco. E já avisou que haverá um só rebanho e um só pastor.
Guardando a mensagem
Sabe de uma coisa? Vá treinando para ser tolerante como Jesus. Não tome por adversário, por inimigo, quem está empreendendo no comércio ao seu lado, ou na sua área de atuação na saúde ou na educação, ou mesmo na evangelização. Comece dentro de casa a ser paciente e tolerante com quem não reza na sua mesma cartilha. Veja lá se você não tem o que aprender com ele ou com ela. Aproveite para viver com mais autenticidade e fidelidade as suas opções. E prepare o seu coração, pois quem sabe você possa, em breve, contar com um novo parceiro no caminho do Reino. Aprenda a viver sua fé com tolerância, com respeito às opções dos outros, com abertura para o ecumenismo e o diálogo religioso.
Quem não é contra nós é a nossa favor (Mc 9, 40)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
a tolerância sempre foi uma virtude necessária para uma convivência pacífica e respeitosa. Hoje, com a globalização e o pluralismo, tornou-se ainda mais importante. Tolerância é o contrário do exclusivismo, do bairrismo, do fanatismo. Admiramos a tua tolerância, Senhor. Ensinaste que “quem é não é contra nós, é a nosso favor”. Ensina-nos a viver com seriedade nossa vida cristã e a não nos sentirmos ameaçados por outras opções religiosas. Que tenhamos um coração respeitoso e tolerante, como o teu, que nos permita uma aproximação maior de outros grupos religiosos, com quem possamos até participar juntos na construção de um mundo melhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
Comunicando
Tenho um convite pra você. Hoje, vamos rezar o terço mariano na intenção do Papa Francisco. Estaremos em cadeia com diversas emissoras de rádio, às 18 horas, com transmissão também pelo YouTube. Pra você acompanhar pelo seu celular, vá na lojinha de aplicativos do seu telefone (seja androide ou IOS) e baixe "Rádio Amanhecer". Baixe agora mesmo. Você vai gostar.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém
ResponderExcluirBom dia a todos! Gratidão pelas belíssimas meditações e partilha, que Deus continue a lhe inspirar Caríssimo pe João !
ResponderExcluirLouvado seja nosso Senhor Jesus Cristo sua benção pe joão carlos aqui é Lucilene amo ouvir a meditação que o senhor nos envia não perco uma
ResponderExcluirFaço minhas as palavras da Adenilda. Ao ouvir toda manhã a Palavra ruminada pela boca do servo Pe. Joao, sinto-me encharcado com a chuva fina da graça da PRESENÇA. Louvado seja NS JESUS CRISTO, hoje e sempre.
ResponderExcluirSempre acompanho as meditações e Deus me perdoe pelo julgamento, mas que este padre tem todos os trejeitos da perniciosa e famigerada teologia da libertação, isso tem.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos! Sua benção! Deus nos proteja sempre. Que benção poder fazer essa leitura diária por este meio, suas reflexões são muito simples de compreendermos. Parabéns, Deus o proteja sempre.
ResponderExcluirPeço orações pela saúde de D.Maria de São Pedro.🙏🙏🙏
ResponderExcluirMuito bom dia querido padre João Carlos e muito obrigado pela partilha da palavra de Deus e da meditação da mesma.
ResponderExcluirBom dia e sua bênção Padre João, que palavra linda essa de hj, sermos tolerantes é o que o mundo está precisando. Obrigada pelos ensinamentos. Suas reflexões diárias tem me deixado cada dia mais abençoada. Que o senhor tenha muita proteção divina p nos preencher cada vez mais de Luz e Paz e aprendermos ser pessoas realmente humanas uma com as outras.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus nos orienta a não julgarmos em momento algum nossos irmãos, seja qual for nossa impressão, não podemos afirmar que não buscam a DEUS só porque não vemos ou por que não fazem parte da nossa religião, da nossa Igreja, da nossa pastoral, do nosso movimento ou por outro motivo qualquer.
Irmãos, só o Pai sabe e entende o que cada um vive ou sente, mas nós também precisamos saber que não podemos ficar de braços cruzados esperando as Graças caírem do céu, temos que fazer nossa parte de Cristãos, orar e vigiar, perseverar na Sabedoria da Palavra para nunca desanimar de buscar a DEUS e encontrar o Caminho a Verdade e a Vida, ou seja a única escolha que pode nos trazer a Salvação,.
Senhor meu Deus e meu Pai. Eu creio em TI, te adoro e louvo. Perdoa-me se julgamentos errados eu faço. É em seu filho único Jesus Cristo que eu sigo porque eu sei que ELE é o caminho para chegar a TI. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Ajuda-me a resolver os problemas familiares que surgem. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar a mim e interceda por nós junto a Jesus Cristo. Amém 🙏
ResponderExcluirSua benção padre João Carlos, que mensagem maravilhosa que o evangelho , traz para nós todos os dias, Deus abençoe por está linda missão,, estamos unidos em oração pelo nosso papa Francisco, Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia 🌺 Que o Espírito Santo nos fortaleça na fé e que sejamos compreensivos com todos que nós rodeiam.
ResponderExcluirUnidos em oração pelo nosso Papa Francisco 🙏
dia 🌺 Que o Espírito Santo nos fortaleça na fé e que sejamos compreensivos com todos que nos rodeiam.
ResponderExcluirUnidos em oração pelo nosso Papa Francisco 🙏
Bom dia padre. DEUS nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que seja propaganda da sua vida e do seu amor. Obrigada por tudo senhor.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que Deus nós abençoe, qe espírito santo cai sobre a vida tá minha família dos meus filhos minha mãe amém senhor!🙏🤍🙌
ResponderExcluirBoa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Obrigada Senhor por tudo que nos dás todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor meu netinho Bento, meu filho Daniel, minha irmã Barbara e obrigada pela m7nga mãe. Senhor aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe, nos proteja e nos ilumine, nos dando saúde, paz, felicidade e muita fé , para conseguimos viver em paz e harmonia, junto a nossa família. E para mim também. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluir