13 de fevereiro de 2025
Quinta-feira da 5ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Mc 7,24-30
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Meditação.
É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair (Mc 7, 28)
Não foi uma coisa fácil as primeiras comunidades cristãs se abrirem para os pagãos. Jesus era judeu. Maria era judia. Os apóstolos, todos judeus. Aquela gente tinha consciência clara de ser o povo de Deus, o povo com quem Deus vivia em uma sagrada aliança. O Senhor Deus mesmo o tinha escolhido como seu povo, libertando-o da dominação dos pagãos no Egito e em Canaã. A orientação sempre foi tomar distância dessas nações idólatras. Então, os pagãos estavam fora do horizonte dos judeus piedosos do tempo de Jesus. Certo, os que queriam viver a fé no Deus vivo podiam se aproximar das comunidades judaicas como prosélitos, mas não com os mesmos direitos. Todo homem judeu estava circuncidado, sinal de sua aliança com Deus. E todo judeu marcava bem sua condição de membro do povo da aliança pelo cumprimento do sábado, da páscoa, das peregrinações e festas anuais e por tudo o que a Lei de Moisés prescrevia.
Na verdade, essa ideia de separação e exclusão dos outros povos cresceu muito com o exílio da Babilônia. Foi quase uma forma de sobrevivência de uma comunidade muito machucada e humilhada pelos grandes impérios que se sucederam. O ambiente em que Jesus nasceu e cresceu era esse. Aliás, tinha um novo complicador: a dominação dos pagãos romanos. Mas, nem sempre se pensou assim em Israel. Quando o povo começou a se formar, Abraão foi chamado por Deus para ser uma bênção para todas as nações da terra. E mesmo nos momentos mais dramáticos da história deles, havia quem pensasse diferente. Vários profetas, como Isaías do tempo do exílio, sonharam com um mundo em que todas as nações conheceriam o Deus verdadeiro e se encontrariam numa grande peregrinação à cidade santa de Jerusalém.
Depois que Jesus voltou para o Pai, as comunidades cristãs foram se espalhando e, aos poucos, foram integrando também pagãos convertidos. Foi uma mudança muito grande, assimilada com dificuldade pelos cristãos que vinham da prática da Lei de Moisés. Chegou-se a uma tensão tão grande, que precisou haver uma reunião em Jerusalém com Paulo, Pedro e todos os apóstolos e lideranças para resolver isso. Afinal, a comunidade se abriu ao Espírito Santo e foi vendo com clareza, que chegara o tempo em que Deus queria que todos conhecessem, amassem e seguissem a Cristo, fossem judeus ou não. E pra seguir Jesus não era preciso ter os mesmos costumes que os judeus (como por exemplo a circuncisão, o sábado, etc.). O cristianismo era um novo momento do povo de Deus, aberto a todas as nações e povos do mundo.
Assim, quando os evangelistas e suas comunidades contaram a história de Jesus, se lembraram desse passo tão sério que foi deixar de discriminar os pagãos para integrá-los na comunidade, como irmãos. Foi assim que Marcos contou que Jesus estava visitando um território pagão e veio uma mulher daquela região pedir-lhe para libertar a filha da dominação do demônio. A resposta de Jesus foi como o seu povo pensava, a resposta de uma comunidade que ainda não tinha acolhido os pagãos como irmãos: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. Os filhos, claros, são os judeus. Os cachorros são os pagãos. Essa era a mentalidade. A resposta da mulher representa bem toda a humildade e o espírito penitente com que os pagãos se aproximaram da fé em Jesus Cristo: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Diante dessa condição necessitada, penitente e humilde dos pagãos, as comunidades abriram os braços para acolhê-los. A resposta de Jesus é o retrato disso: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. A salvação em Cristo veio para todos.
Guardando a mensagem
O episódio da mulher pagã que foi pedir a Jesus para libertar sua filha do demônio representa bem as pessoas de outros povos e religiões que procuraram a comunidade cristã para participar também da salvação em Cristo. Os seguidores de Jesus tiveram muita dificuldade para integrar os pagãos na comunidade, porque viviam dentro de uma mentalidade de discriminação dos não-judeus. Contando essa história, os evangelistas mostravam como Jesus, dentro daquele contexto de exclusão dos pagãos, rompeu com esse esquema e alargou a sua missão também para os pagãos. Hoje, padecemos também de uma mentalidade que separa claramente o religioso do profano, as coisas de Deus das coisas do mundo. Jesus veio para salvar o mundo. E nos mandou anunciar a salvação a todos. A comunidade cristã tem a vocação de ser uma comunidade em diálogo com o mundo, com as outras religiões, com todos. A Igreja é o fermento na massa, o fermento de Deus no mundo.
É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair (Mc 7, 28)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
tu és o salvador da humanidade. Venceste o pecado e o mal que mandavam no mundo. É assim que lemos no evangelho tantas histórias em que libertaste pessoas do teu povo da dominação do demônio, até mesmo dentro da sinagoga. Nessa história da mulher pagã que foi te pedir para tu libertares sua filha, vemos como tua ação redentora abriu-se também para as pessoas pagãs. Tu te colocaste como missionário do Pai a serviço do bem de todos, sem discriminação. Tua atitude ajudou as primeiras comunidades cristãs a compreenderem que a salvação chegara para todos. Senhor, ajuda-nos a vencer também a estreiteza de nossos pensamentos que nos fecham em nossos templos e não nos permitem ver a missão na sua abrangência no mundo, como bênção que deve chegar a todos, transformando toda a realidade com a tua graça. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A tarefa, hoje, é rezar pelos doentes. E rezar com o coração aberto para todos os sofredores, recordando que a salvação, por meio de Cristo, veio para todos.
Comunicando
Nesta quinta-feira, a nossa Missa habitual das 11 horas será ao meio dia. Como estou em Fortaleza, vamos seguir o horário da Missa da Paróquia da Piedade. Um pouco antes da Missa, teremos um encontro com associados da AMA. Então, a Missa de hoje será ao meio dia e você poderá nos acompanhar pela FM Dom Bosco, pela Rádio Amanhecer e pelo Youtube.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Eu sou Elenice Matias e peço orações pra minha irmã Eliete Matias de Itaquinga PE,que fez um procedimento nos dois olhos e tá sem enxergar por um olho. Que Deus conceda essa graça dela voltar a enxergar Senhor.
ResponderExcluirSua benção! Padre João Carlos. Peço oração para todos os enfermos (as) , também para Josenildo que está internado na UTI, por Antônia Vieira Resende, Luísa Lacerda, Silvana Ramos,Vitor Marçal e uma benção para gestação da minha filha ,Ana Paula Rodrigues.
ExcluirAbençoe senhora a minha família os meus filhos a minha esposa os meus irmãos os meus sobrinhos netos o meu pai os meus primos e primas amigos
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos, sua benção padre🙏 Peço oração para todos os doentes da minha familia e amigos. Uma especial cura para a minha mana Eulália.
ResponderExcluirEu peço saúde para a minha família: Maria Cristina Coimbra Figueira, Vicente André Zua, Anita Armando Zanguia, Adriana Armando Zanguia, Celeste Armando Zanguia, Suzana Figueira Gonga, Teresa Figueira, Inês Kinvua, Janita João, Mário Figueira.
ResponderExcluirBênção Padre João Carlos. Peço oração para todos os enfermos e para todas as adolescentes gestantes. Deus o abençoe.
ResponderExcluirDeus nos ama, peço oração pela minha saúde e da minha família , peço oração pela cura de João Cristóvão, Domingos Assis , Franklin Francisco e as crianças que deram entrada nos hospitais no dia de hoje que o Semhor estende a sua mão misericordiosa sobre cada um de nós
ResponderExcluirSua bênçãos padre João Carlos coloco os doentes da minha família carmozita Maria Aparecida vó Maria Edivania Marcelo Davi Castilho João Vitor Talma josilene Josefa iolanda amem
ResponderExcluirBom dia Sr Padre, eu Sou Benvindo Moisés Ndafohamba, peço a oração para todos os doentes da minha família de modo especial a minha mãe Beatriz Ndamona e a menina Vawa Mwadimbwaveni
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser 🙏 que Deus abençoe sempre padre João Carlos
ResponderExcluirOlá bom dia Sr. Padre João Carlos ,falo de Angola, peço a oração para minha mãe Esperança Aurora Garcia Venda, está doente a 15 anos
ResponderExcluirBom dia. Padre João pesso oração pela minha saúde. E pela minha família . 🙏🙌Moro em Caucaia
ResponderExcluirPela intercessão da Virgem Maria peço oração a todos os doentes .Amém
ResponderExcluirPedido pra esses enfermos: Selizete Maria, Lídia, Josefa Maria, Júlia Moura Josefa Correria
ResponderExcluirPeço orações por todos os meus familiares e amigos. Peço orações por minha saúde e tbm da minha irmã Eurides que se encontra enferma, que Deus tenha misericórdia de nós amém.
ResponderExcluirBom dia, gostaria de pedir oração para minha irmã que faz emodialuse,via perdi um irmão...fiz todos os exames mas não foi possível dar certo ...
ResponderExcluirPedre João minha irmã que faz emodialuse chama Maria Eunice Marques, peço com muita fé a oração para que ela saia desse sofrimento...
ResponderExcluirBom dia padre João, peço oração pra todos da minha família e em especial ao meu irmão André que faz mas de mês que não vejo ele, a gente liga e ele não atende, e onde ele mora a gente não consegue ir porque é um lugar perigoso, que Deus cuide dele onde ele estiver, amém 🙏
ResponderExcluirSou Magnólia Rocha de Roraima e venho acompanhando a Liturgia Diária desde q o conheci, padre João Carlos, através do Padre Sebastião. Todos os dia encaminho para amigos e grupos de WhatsApp, Deus continue abençoando os senhores que fazem um lindo trabalho de evangelização. Obrigada. 🙏.
ResponderExcluirBom dia 🌺
ResponderExcluirQue caia sobre todos nós a benção de Deus neste dia lindo.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus nos confirma em mais uma passagem, que a exemplo desta cananéia uma mulher na época que era pagã, se tivermos a pureza no coração e atitude de bem, alcançaremos a Graça se acreditarmos e se for para nossa salvação ou para aqueles que suplicamos a cura, quando pedimos algo com fé e convicção em nossas intenções e orações por aqueles necessitados que trazemos no coração ou na mente e clamamos:
Senhor Jesus Cristo nós confiamos em Ti, cremos que o Senhor é o Caminho, a Verdade e a Vida, e para o Senhor não existe impossível. Sabemos que tudo que seja da Tua vontade é bom, agradável e perfeito e vem para nosso bem e nossa salvação pela Tua infinita Misericórdia e bondade, no momento certo o Senhor nos concederá, aguardamos confiantes que receberemos a Graça, o milagre, a cura, o novo, a transformação, aquilo que parecia ser impossível, nós cremos Senhor que Conosco está e estará até o fim dos tempos, Amém!
BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS PEÇO ORAÇÃO PARA QUE DEUS ABRA AS PORTAS DE TRABALHO PARA MINHA FILHA .🙏🙏🙏
ResponderExcluirPela saúde Francisco Ganso da Silva 🙏 Francisca pereira Trindade . Dalila Menezes de Silva 🙏 Domingos Menezes dos Santos e todos os enfermos da nossa comunidade amém 🙌🙏🙏🙏
ResponderExcluirBom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que eu seja luz onde ouvir escuridão , senhor perdoa meus pecados, senhor cuida de mim e mim proteja das cidades da vida , senhor afaste todo o mal de perto de mim e dis meus filhos Lucas e Gabriel e obrigada por tudo e principalmente pelo senhor existir, amém
ResponderExcluirSenhor meu Deus eu creio em TI e não permitais que me afaste do caminho de Jesus Cristo seu único filho a quem sigo cegamente por ser meu timoneiro. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Que o Espírito Santo de Deus cheguei a todos os enfermos que como eu toga o milagre da saúde. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a mim. Amém 🙏
ResponderExcluirDeus nos dê forças.
ResponderExcluirPeço pela saúde de Felipe Motta da Silva.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🙌🏼 bom dia Padre, sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼 que Deus e Nossa Senhora te abençoe sempre 🌹🙌🏼🙏🏼🌹🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷🌻🌷
ResponderExcluirBom dia .
ResponderExcluirPeço orações pelo meu sobrinho Ricardo Barbosa Nunes Ferro que se encontra hospitalizado na UTI.
Desde já agradeço. Amém 🙏🏾
Sua benção padre ....peço oração para meu pai, minha mãe e minha filha que está operada do joelho e por todos os membros da minha família .
ResponderExcluirPeço orações para meu esposo José de Paula q se encontra internado
ResponderExcluirBom dia! Padre obrigada por todos os dias receber sua mensagem! Essa meditação me dá forças para continuar!
ResponderExcluirBom dia e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço por tudo que Deus nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família e pela cura da minha irmã BÁRBARA e meu netinho Bento e meu Henrique, pela saúde da minha mãe e por todos. Aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos, sua benção. Que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos proteja de todo mal, nos dando saúde, paz, felicidade e fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirOracao pela saúde de:
ResponderExcluirMarília Aguiar Massote,José Leite,José Carlos (Kakalo)Tio Valdemiro Marcolongo e os demais parentes enfermos que não me lembro os nomes!!🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Peço oração e bençãos para Breno Tito Siqueira do Canto.
ResponderExcluirFlávia R de Siqueira
Alexandre Tito Moreira do Canto
Gustavo Dutra de Siqueira
Irenilda Rodrigues Souza Siqueira.
Oração e bençãos para Maria de Fátima Souza e Souza e família
ResponderExcluirÍsis Madeira Torquato
Ilza Maria Souza Torquato e família
Estanislau Gonçalves de Moura e família
José Rodrigues de Souza e família
Juarez Rodrigues de Souza
Oração e bençãos para Maria do Carmo Lopes Siqueira, Sidney Lopes
ResponderExcluirJoaquim Silvério e família
Eurico Ferreira Barbosa
ResponderExcluirSonia Maria Antunes
Erika Ferreira Barbosa e família,Seu namorado Maninho e família
Eu sou Francisca Neuma, peço oração por meu pai que está hospitalizado com erisipela na perna, para que ele logo seja curado, em nome do Senhor Jesus Cristo. Peço tbm oração para toda minha família, para que Deus nos abençoe e proteja sempre.
ResponderExcluir
ResponderExcluirDeus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Martiniano. Todavia, me ajude rezar pelas famílias. Me ajude seguir o caminho da união, da adoração e da oração. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém
Padre João Carlos sua benção, hoje quero pedir orações ao meu amigo Manfrini Pereira Cordovil e minha cunhada Salete da Mota Nogueira, ambos estão enfermos já a meses.
ResponderExcluirPeço orações por minha mãe Marlene da Costa Pereira que se encontra na UTI após a retirada de um tumor cerebral
ResponderExcluirPeço também por minha tia Hosana que está enfrentando um câncer de mama e está fazendo quimioterapia
ResponderExcluirPadre João Carlos, obrigado por ouvi-lo todos os dias com a sua evangelização clara, que preenche as nossas nececidafes de cristão. Sou Roberto Araújo, de Recife
ResponderExcluir