PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Eu creio em Jesus Cristo, enviado do Pai.

Eu creio em Jesus Cristo, enviado do Pai.


   05 de fevereiro de 2025

Memória de Santa Águeda, virgem e mártir 



   Evangelho.  


Mc 6,1-6

Naquele tempo: 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: 'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


   Meditação.   


Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Diga-me uma coisa: a sua família é numerosa ou é bem pequena? ... O pessoal de outra geração tinha família muito grande, não é verdade? No tempo de Jesus, na Palestina, as famílias eram numerosas. Todos os aparentados com o chefe da casa ou que morassem juntos pertenciam à mesma família. Os parentes moravam na mesma casa ou eram vizinhos. E os filhos, claro, se criavam juntos, convivendo com os parentes da mesma idade. No hebraico, não há palavras específicas para parentes próximos. Todos são chamados de irmãos. Irmãos podem ser primos, tios, sobrinhos, etc. Irmãos são todos os que pertencem à grande família.

No evangelho de hoje, aparece uma lista de irmãos de Jesus. Seriam irmãos mesmo ou é uma forma de designar os parentes próximos? 

Vamos à sinagoga de Nazaré pra ver o que está acontecendo. Jesus está pregando. É um dia de sábado. As pessoas dali mais ou menos devem ser conhecidas dele. É verdade que ele ficou um tempo fora, mas foi ali que se criou. As pessoas estão admiradas com sua pregação. Mas, já começa um burburinho, gente que está estranhando ou querendo desqualificar a presença de Jesus. Vamos ouvir... “Oi, este homem não é o carpinteiro? É ele mesmo. Oi, e ele não é o filho de dona Maria? Não é irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? E as irmãs dele não vivem todas por aqui? Onde é que arrumou tanta sabedoria? E esses milagres que dizem que ele anda fazendo por aí? Como é isso?”.

Vamos sair um pouquinho da sinagoga, para eu lhe dar uma explicação. Venha aqui fora... Escute só: “Irmãos” é uma forma de nomear os parentes próximos, possivelmente seus primos, aqueles com quem ele tinha se criado. Esses supostos irmãos Tiago, José, Simão e Judas aparecem em outras partes do evangelho, como filhos de outros pais e outras mães. A Igreja sempre entendeu, lendo a Bíblia Sagrada e escutando a Tradição desde o tempo dos apóstolos, que Maria teve apenas Jesus. Ele é o seu primeiro e único filho. 

Ser primogênito no povo de Deus era uma coisa muito especial, porque tinha uma relação especial com Deus, era consagrado ao Senhor. Jesus era um primogênito. Mas, isso não quer dizer que depois dele, vieram outros filhos. Tira qualquer dúvida o fato de Jesus, antes de sua morte na cruz, ter entregue sua mãe aos cuidados do seu discípulo João, este era filho de Zebedeu. Se Maria não ficou com nenhum filho é porque não os tinha, como não tinha mais o seu esposo José, àquela altura.

Bom, o importante é notar que ter conhecido Jesus, tê-lo visto crescer entre os seus muitos parentes, foi uma razão para muita gente em Nazaré não acolher a sua pregação. Tinham um conhecimento superficial da pessoa de Jesus. Julgavam conhecê-lo. E isso foi para eles um motivo para fechar o coração para a mensagem de Deus da qual ele era portador, para a pessoa divina que ele era e para sua mensagem sobre o Reino de Deus.




Guardando a mensagem

O povo de Nazaré, por ter acompanhado superficialmente a infância e a juventude de Jesus, por conhecer seus pais e seus parentes, negaram-se a crer na sua pregação. Fecharam o coração às maravilhas de Deus que ele testemunhava com suas palavras, suas atitudes e seus milagres. Que grande oportunidade eles perderam para reconhecer e acolher a manifestação de Deus na pessoa do seu filho humanado! Eles fecharam-se no sentimento mesquinho da inveja e do preconceito. Isso pode acontecer com você, com todos nós. Podemos permanecer com uma vaga ideia sobre a pessoa de Jesus, perdendo a chance de nos deixar evangelizar com maior profundidade. Ou nos deixar iludir por discussões inúteis que nos tiram do foco a pessoa do filho de Deus e seu anúncio sobre o Reino. Não faça como o povo de Nazaré, pelo amor de Deus.

Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
ficaste triste em Nazaré, decepcionado. Não te acolheram. Então, não acolheram o Pai que te enviou. Deram as costas ao anúncio do Reino de Deus. Foi quando disseste, com certo amargor: “É, um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e familiares”. Senhor, longe de nós, hoje, te decepcionar. Não queremos que nenhum preconceito ou opiniões duvidosas nos impeçam de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sabe quem conhece bem Jesus, em sua humanidade? A mãe dele. Ela pode lhe dizer muita coisa sobre ele. Faça hoje uma prece a essa nossa boa mãe: “Mãe, me diz quem é Jesus, me fala sobre ele”.

Comunicando

Em Fortaleza, na próxima terça-feira, dia 11, presidirei a Santa Missa na passagem do centenário de ordenação episcopal do Venerável Dom Antonio de Almeida Lustosa. A Missa será na Paróquia da Piedade, às 17 horas. Haverá exposição sobre sua vida na quadra da Paróquia, a partir das 15 horas. Dom Antonio Lustosa, bispo sábio e santo, pelo seu adiantado processo de beatificação e canonização, tem já o título de Venerável.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




17 comentários:

  1. Anônimo5/2/25 04:47

    Bom dia padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor muito obrigado pela sua pregação amém

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/2/25 05:52

    A minha família da minha parte é bem numerosa. Então minha já numerosas de primos. Pois ela é minha filha única amém

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/2/25 06:06

    Bom dia Padre João Carlos. Que as suas pregações nos leve a entender melhor o verdadeiro sentido da Palavra, buscando sempre o querer conhecer Jesus Cristo. Abençoado já és, mas peço mais e mais bençãos para esse grande servo de Deus 🙏🙏🙏🙏🙏🙏. Que Deus abençoe a missão a ti confiada. Felicidades e nosso abraço 🫂🫂🫂🫂.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/2/25 07:18

    Bom dia Padre João Carlos muito esclarecido a sua mensagem de hoje, que o senhor Jesus Cristo possa te abençoar sempre sua vida

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/2/25 07:29

    Senhor meu Deus e meu Pai. Eu te venero,adoro e creio em TI mas se eu claudicar segura a minha mão. É em seu filho Jesus Cristo que sigo o meu caminho porque ele é a VERDADE. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe.. João Carlos obrigado pela palavra chegar até a mim. Interceda por Jesus para que abençoe a todos. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  6. Edilene Gonçalves5/2/25 07:39

    Bom dia Padre João Carlos sóu da cidade de Lorena St, SP como é bom ouvir suas meditação todos os dias me faz renasce todas as manhã

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Como pode aquele povo de Nazaré duvidar da presença real?
    Jesus nasceu e cresceu naquele lugar, todos sabiam ou ficaram sabendo de Sua trajetória familiar, do testemunho de vida de Seus pais, da Sua bondade e pureza desde pequeno, do Seu testemunho de vida e dos Seus milagres e prodígios já na vida pública. Mas mesmo assim ainda resolvem julgá lo, fofocar, arrumar intrigas, O discriminando de todas as formas.
    Que aprendamos com mais esta passagem a retirarmos o ensinamento de bom, ao invés de julgar, possamos valorizar e acolher nosso irmão, reconhecendo o que ele tem de bom para conosco repartir, partilhar, as virtudes e qualidades essenciais herdadas da família, como humildade, honestidade, simplicidade, caridade, paciência, bondade de coração, abertura ao perdão, etc,.. E assim nos alegrarmos sempre, dando graças a DEUS pelas conquistas e determinações do irmão, só devemos falar e comentar o que achamos que irá ajudar, resumindo construir e não destruir em palavras. Pois quando apontamos um dedo julgando, temos os outros quatro voltados para nós, então nos momentos que houver dúvidas, antes de comentar, falar, devemos perguntar a nós mesmos, o que Jesus faria, como Jesus Cristo reagiria nesta situação,.?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/2/25 08:17

    Bom padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que sempre lhe escute e siga, perdão pelos meus pecados e mim ajude com mi há saúde, cure eu acredito em te e te escuto, proteção para mim e meus filhos e osra toda minha familia, obrigada senhor pela sua existência e sabedoria, obrigada mãe de Jesus, amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/2/25 08:24

    Bom dia Padre como fico feliz de ouvir a palavra de Deus ! Através da meditação! Gratidão Sempre

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/2/25 08:30

    Bom dia padre João Carlos, A sua benção, sou de ji, Paraná Rondônia, sou ouvinte do evangelho, todos os dias, e passo para meus grupos e parentes amigos, não fica um dia sem ouvir a palavra ,o senhor é uma benção em nossas vidas, Deus te ilumine sempre,,,,

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/2/25 08:39

    Bom dia
    Gostaria de agradecer a meditação da palavra que o Padre João Carlos nos trás de forma transparente e objetiva.
    Deus seja louvado e que esse trabalho de evangelização se propague cada vez mais.
    Amém ❤️ 🙏 ❤️ 🙏 ❤️ 🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/2/25 08:50

    Glória a Deus por seres este filho e servo de Deus.🙏✊💪

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/2/25 09:38

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Jesus e Nossa Senhora nos cubra com seu véu, nos abençoando e nos protegendo de todo mal, nos dando saúde, felicidade, paz, amor e fé para mim e a minha família. Que Deus nos abençoe agora e sempre amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/2/25 09:59

    Obrigada padre João Carlos que Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/2/25 15:06

    Boa tarde padre João Carlos obrigada pela meditação todos os dias que recebo só gratidão Deus abençoe senhor sua equipe

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/2/25 15:18

    Que bom! Esta reflexão me ajuda na minha tarde de cultivo pessoal.
    Muito obrigada Pe Carlos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/2/25 16:23

    Boa tarde padre!Todos os dias eu acompanho suas pregações através de uma amiga!Muito obrigada por tantos ensinamentos!🙏🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS