01 de fevereiro de 2025.
Sábado da 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Mc 4,35-41
35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!”
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”
Meditação.
Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? (Mc 4, 38)
Os discípulos estão numa travessia difícil. Estão navegando em direção à outra margem, como Jesus lhes indicara. E são surpreendidos por uma tempestade no mar, um furacão, coisa que acontecia e acontece no Mar da Galileia. É uma cena cheia de significados, indicando mais que a tempestade de ventania forte e ondas enfurecidas. Vento forte e mar bravio são representações das forças do mal, hostis ao projeto de Deus, ao seu Reino. A barca está já se enchendo de água e os discípulos se desesperam. Acordam Jesus que dormia na parte de trás da barca: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”. Jesus se levanta e ordena ao mar que se cale. É como um exorcismo. “Silêncio. Cala-te”. O mar se aquieta. E ele reclama com os discípulos por serem tão medrosos, parecendo que não têm fé.
Nós, como pessoas, como famílias, como comunidades, como humanidade, de vez em quando, nos encontramos no meio de uma grande tempestade. É uma doença, é um escândalo, é um desastre natural, é uma trajédia... tempestades não nos faltam. E, em momentos como estes, como os discípulos da Galileia, nos dirigimos a Jesus, desesperados: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?”.
Meditando a passagem do evangelho de hoje em que Jesus acalma a tempestade no Mar da Galileia, no barco dos discípulos, podemos tirar algumas conclusões:
1. A tempestade desmascara a nossa vulnerabilidade e nossas falsas seguranças. No meio do vendaval, cai a maquiagem de nossa autossuficiência, ficam em cheque nossa pose de senhores do mundo, nossas vaidades.
2. A tempestade provoca o reconhecimento de nossa pertença comum. Estamos no mesmo barco. Não há solução fora do apoio mútuo, da ajuda recíproca. Remamos juntos ou não vencemos.
3. A tempestade é o tempo da solidariedade, da sensibilidade para com o sofrimento dos outros. Tempo de fazer-se próximo do irmão caído à margem da estrada, tempo de sermos bons samaritanos.
5. A tempestade é o tempo da fé, da oração, da volta ao Senhor, da confiança em Deus. É dele que vem a nossa força. Em sua sabedoria, ele transforma em bem o que nos acontece de mal.
6. A tempestade reaviva a nossa fé pascal. Ressuscitado, Jesus vive conosco. Está no nosso barco. Sua ressurreição é penhor de vitória em todas as nossas lutas. Crendo, renovamos a nossa vida: morremos com ele e vivemos para ele.
7. A tempestade é o tempo da Esperança, o tempo do Espírito Santo, energia divina que nos faz criativos e comprometidos com a gestação de um futuro melhor.
Vamos guardar a mensagem
Todos nós, pessoalmente ou juntos, enfrentamos tempestades, tempos difíceis, turbulências... Da cena dos discípulos no Mar da Galileia, podemos tirar algumas indicações para iluminar nossas tempestades. A tempestade desmascara nossas falsas seguranças. Precisamos aprender, nessa hora, que estamos no mesmo barco. É o tempo da solidariedade, de ajudar os irmãos. Tempestade é também tempo de confiança em Deus. Reconheçamos: Jesus está no nosso barco. Ele é o ressuscitado, o vitorioso. Tempestade é ainda tempo de esperança: já estamos gerando um futuro melhor.
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras do Papa Francisco:
Senhor Jesus,
Tu estás nos dizendo: «Porque vocês são tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?» A tua Palavra, Senhor, atinge e nos toca a todos. Neste nosso mundo, que Tu amas mais do que nós, avançamos a toda velocidade, sentindo-nos em tudo fortes e capazes. Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaremos sempre saudáveis num mundo doente. Senhor, abençoa-nos, dá saúde aos corpos e conforto aos corações! Tu nos pedes para não ter medo; a nossa fé, porém, é fraca e nos sentimos temerosos. Não nos deixes, Senhor, à mercê da tempestade. Continua a nos repetir: “Não tenham medo”. “Não tenham medo”. Amém.
Vivendo a palavra
Pense aí: qual é a sua tempestade atual? sua família passa por alguma tempestade? O que esta página do evangelho pode lhes ensinar?
Comunicando
Amanhã, 02 de fevereiro, festa da apresentação do Senhor, farei show na cidade de Lagoa do Carro, Pernambuco, na festa de N. Sra. da Soledade.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Louvado seja Deus!
ResponderExcluirSuas palavras cativa o meu coração figue com Deus Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida assim seja ame
ExcluirA palavra de Deus é alimento para minha vida
ResponderExcluirObrigado Senhor.
Senhor jesus tenha compaichaō e miséricórdia de mim e minha familia agrdeço por tudo q tens feito por mime pelos meus familiares e amigos Amem sou maruce santos de Escada PE
ExcluirSenhor Jesus, por misericórdia, acalme mente de meus familiares.
ResponderExcluirPe João Carlos, Excelente Dia em Nome de Deus! Gratidão a Ele pelo Vosso Ministério. Muito obrigado pelo Vosso Sim, na Missão de Cristo Jesus.
ResponderExcluirDeus é nosso refúgio e fortaleza. Amém
ResponderExcluirSão tantas tempestade.mais Jesus está comigo.eu me alimento desse amor de Jesus a minha esperança está nele.bom dia padre João fique na paz
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. PARABÉNS pelo dia de ontem festade São João Bosco. Que Ele continue abençoando a congregação com muitas e santas vocações...
ResponderExcluirSenhor meu Deus. Minha família se abateu com uma pequena tormenta. Doença. Divórcio e discórdia. Isso nos abateu, mas é em Jesus Cristo que abastecemos nossa fé para acalmar o desânimo, como no mar da Galiléia. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo e obrigado pela palavra chegar a nós. Amém 🙏
ResponderExcluirPeço a Jesus que acalme todas as tempestades que eu e minha família passamos. Que TUA palavra SENHOR seja nossa força e fortaleza. Peço a Jesus o dom do perdão pois sofri uma grande traição e preciso perdoar pois essa é minha missão de filha de Deus.
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor 🌻🙏🏼🙌🏼🌻 bom dia Padre 🙌🏼 sua benção 🙏🏼 obrigada pela meditação da Palavra de Deus 🙏🏼
ResponderExcluirAmém glória a Senhor Bom dia Padre sua benção 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ResponderExcluirDeus seja louvado e nossas forças renovados
ResponderExcluirBom dia! Gratidão Padre !Todos os dias quando recebo a palavra de Deus , me sinto abençoada!
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Abençoe- nos, Senhor a mim e a minha família, da saúde e coragem em nossos corações.Tu nos pede para não ter medo; a nossa fé porém é fraca e nós sentiu temerosos não nos deixe senhor a mercês da tempestade. Continua a nos repetir. Não tenham medo, não tenham medo, não tem medo.Nos guarde senhor das tempestades, que podemos passar, nos de saúde, paz felicidade e fé, para vencermos as tempestade. Que Deus abençoe a mim e a nossa família, agora e sempre . Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirBoa tarde padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor aumente minha fé e que nunca perca a esperança evquectoda tempestade passe na minha vida ,amém
ResponderExcluirBoa noite padre João Carlos peço oração pela minha cirurgia Rosa Maria
ResponderExcluirBoa tarde Senhor Padre. Agradeço que seja inserida ao Grupo "Meditação da Palavra" todos os dias através do n°924169821 - Ilda Maria Teixeira
ResponderExcluirPeço orações pela cura e libertação conversão e libertação de Eduardo Santos e Sandra Maria da Silva e por mim marluce Santos e minha família estamos passando por momentos difíceis Jesus eu confio em vós
ResponderExcluirDesejo comunicar com o padre João Carlos amém!
ResponderExcluir