PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Pequenos sinais. Grandes revelações.

Pequenos sinais. Grandes revelações.


  31 de Janeiro de 2025. 

Memória de São João Bosco (Dom Bosco)


  Evangelho. 


Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

  Meditação.  


O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo: uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra.

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós.





Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente.

O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. E como estamos no Dia de São João Bosco, amigo e educador dos adolescentes, te pedimos que o seu exemplo e o seu carisma continuem fazendo o bem em tua Igreja. Dele queremos aprender o seu grande amor à Eucaristia, a sua confiança ilimitada na proteção da Virgem Maria e a sua fidelidade aos pastores da Igreja. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Rezemos a Oração a Dom Bosco, neste dia a ele dedicado:

São João Bosco, Pai e Mestre da juventude, dócil aos dons do Espírito e aberto às realidades do teu tempo, foste para os jovens, sobretudo humildes e pobres, um sinal do amor e da predileção de Deus. Sê nosso guia no caminho da amizade com o Senhor Jesus, para podermos perceber n’Ele e no seu Evangelho o sentido da nossa vida e a fonte da verdadeira felicidade. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Comunicando

Aconteceu, ontem, em Benguela, Angola, a Noite de Louvor e Solidariedade, no clima da festa de Dom Bosco. Começou com a Santa Missa que presidi, na Sé Catedral, seguida de nossa apresentação de músicas religiosas. Durante a Missa, houve a entrega de doações para a construção da Igreja Paroquial dos Navegantes, assistida pelos salesianos. É difícil descrever a beleza do momento, a alegria contagiante do povo, a participação primorosa do Coral. Por tudo, rendemos graças a Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



17 comentários:

  1. Foi um momento de muita oração e glórias ao nosso Deus todo poderoso que nós foi brindado pelo Padre João Carlos, Salesiano de D. Bôscoli. Deus abençoe o povo Benguelense. Amém.
    José Barros/Benguela-Angola

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo: Salesiano de D. Bosco.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção até amanhã se Deus quiser

    ResponderExcluir
  4. " O Reino de Deus a nós pode vir se em nós tiver o Cristo "

    ResponderExcluir
  5. Boom diiia a todos !
    Sua benção padre João Carlos ... parabéns pelo seu trabalho junto aos irmãos em Angola!
    Viva São João Bosco !
    Vida longa aos salesianos de Dom Bosco !

    ResponderExcluir
  6. Senhor meu Deus! Eu creio em TI mas aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. É em seu filho Jesus Cristo que eu busco o caminho prometido sendo fiel a seus ensinamentos. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra chegar até nós e interceda por mim. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por receber a palavra de Deus ! Através da Palavra cada dia é um dia de Paz ! Amor e Sabedoria em minha Vida!

    ResponderExcluir
  8. Irmãos, fiquem muito atentos e se informem sobre a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO!
    Paz do senhor

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor que eu seja una semente e produza semente boas, obrigada senhor e perdão pelos pecados e mim der saúde pois estou prevusando , cuida de mim e dos meus filhos e toda a minha familia , o senhor é meu pastor nada mim faltará amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre, João Carlos , sou dd Manaus, sou ADMA, e rezo pela Família Salesiana e isso foi um presente de Deus em minha familia, mina avó foi , minha mãe também!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que sejamos a semente boa em nossas vidas, produzindo sempre boas sementes, para que Deus , Nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Espírito Santo, nos cuide de mim que estou precisando é de minha família, com saúde, paz, união, felicidade e que tenhamos fé, para conseguimos o nosso desejo. Amém. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos, em sua caminhada de fé em sua viagem. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Demos Graças a Deus pela missão de Pe. João Carlos em favor do povo Angolano. Deus o ilumine sempre! São João Bosco rogai por nos!

    ResponderExcluir
  13. Sr. Padre sou Florbela Machado, paroquiana da Igreja S.Joao Baptista do Cassoco. Foi uma maravilha sem descrição soube a pouco que Deus o abençoe suas meditação tem sido para para mim uma lição de vida muito ob

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, vós que criais e governais todas as coisas, eu LHE agradeço pela vida de São João Bosco. Todavia, me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, da evangelização, da alegria, da coragem, da luz, da fé, da perseverança, da justiça, da fidelidade e da salvação. Me conceda a graça para vencer o sofrimento, a dor, a injúria e a tribulação. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  15. Viva a presença de Deus no meio dos jovens através dos verdadeiros Salesianos de Dom Bosco, Pai Mestre da Juventude,

    ResponderExcluir
  16. Atenção: Estimados Salesianos, reflictam sobre a vossa missão na igreja e no mundo, não troquem a vossa vocação por dinheiro, mulheres. Pensem no grupo de salesianos que estais a formar. em Angola. Porn favor vivam a castidade e sejam exemplo de santidade, como foram os primeiros salesianos que chegaram em Angola. Os padres:Alvino, António, Piccoli Marco Aurélio, irmão Lopes, Agostinho

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS