PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os vizinhos de Isabel e Zacarias.

Os vizinhos de Isabel e Zacarias.



   23 de dezembro de 2024.  

Segunda-feira da 4ª Semana do Advento


   Evangelho  


Lc 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

   Meditação.  


Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Bem no dia do vizinho, um texto maravilhoso nos preparando para o natal do Senhor. E falando dos vizinhos. É a cena do nascimento de João, o que se tornou depois o Batista. E esse nascimento de João é contado em preparação do nascimento de Jesus. Não foi só a pregação de João que preparou a sua vinda. O seu próprio nascimento, em condições semelhantes de intervenção divina, é já uma prévia do nascimento do Messias. O mesmo anjo Gabriel anunciou o seu nascimento, a mãe também concebeu em condições extraordinárias, a mesma atenção à colocação do nome dado ao recém-nascido na cerimônia de circuncisão...

O clima do nascimento é de alegria e contentamento. Isabel deu à luz o seu filho e parentes e vizinhos mostram-se próximos e solidários. Mas, houve mais uma surpresa no dia da circuncisão do menino. 

A circuncisão era um rito pelo qual o menino era incorporado ao povo de Deus. Era a hora de impor o nome da criança. A surpresa foi o nome escolhido pelos pais: não havia ninguém na família com aquele nome. A mãe queria assim. E o pai, também. Os parentes não estavam de acordo. Como o pai estivesse mudo, escreveu numa tabuinha: “O nome dele é João”. Foi como o anjo Gabriel o tinha instruído. Esse ato de obediência encerrou o castigo de Zacarias que antes não tinha acreditado nas palavras do anjo. E ele começou a falar e a louvar a Deus. Parentes e vizinhos ficaram pasmos, maravilhados. E a notícia correu por toda a região.

“O nome dele é João”. O menino, que acabou de nascer, não iria apenas dar continuidade à sua família ou repetir a história dos seus ascendentes. Ele iria escrever um novo capítulo na história de seu povo. João, não Zacarias. Um nome novo para uma nova missão. Ele encerraria o capítulo da paciente espera do Messias, abrindo o novo tempo. Apontaria o Messias já presente no meio do povo.

O texto de hoje sublinha a solidariedade dos vizinhos e parentes com aquele casal idoso. Eles não somente ficaram sabendo da gravidez prodigiosa de Isabel, mas também a consideraram uma obra misericordiosa de Deus na vida daquela família e se alegraram com ela. Ficaram maravilhados com o que aconteceu no dia da circuncisão da criança. E espalharam por todo canto a boa notícia do que Deus estava realizando no meio do seu povo.




Guardando a Mensagem

O nascimento de uma criança é sempre um recomeço. Não vem para repetir o passado, embora não possa prescindir dele. É um novo ponto de partida. O futuro está começando naquela criança, é o novo entrando na história. O nascimento de uma criança, como o nascimento de João Batista, é um testemunho sobre Jesus. Ele veio assim. Uma criança frágil, chorando no frio daquela noite, ao abrigo de uma gruta e de seus animais, amparada somente pelo amor de uma mãe e de um pai abençoados. Um mistério de vida e de luz, o natal, só compreensível no clima do nascimento de uma criança, de uma mãe que dá a luz.

Todos os vizinhos ficaram maravilhados e a notícia espalhou-se por toda a região (Lc 1, 65).

Rezando a palavra

Vamos rezar com as palavras do pai do menino João, ao ficar bom de sua mudez:

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que a seu povo visitou e libertou; e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos, para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos seus vizinhos. E ao apresentar-lhes votos de boas festas, não fale só da ceia, dos presentes, do especial de natal... aproveite para falar-lhes de Jesus.

Comunicando

Uma sugestão para este período de final de ano é celebrar o NATAL EM FAMÍLIA. O Natal em Famíia é um momento de oração com quem estiver em sua casa. Você mesmo pode criar o roteiro para esse momento (canto, uma leitura bílbica, preces, pai nosso). 

Faço Show, hoje, em Jaboatão-centro, após a Celebração Eucarística do Vicariato Jaboatão. O show é na Praça do Rosário e começa às 21 horas. 

Desde já, um abençoado Natal do Senhor!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Bom dia a todos os irmaos, bom dia Padre João Carlos! Obrigada por nos ajudar a entender e colocar,...tentar colocar em prática a palavra do Senhor. Deus o abençoe, Deus nos abençoe a todos e que tenhamos um Natal Santo e abençoado por Deus. Que Jesus se faça presente no meio de nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom-dia a todos, quero agradecer ao padre João Carlos por nos ajudar a entender o verdadeiro sentido do Natal e que tenhamos sabedoria em colocarmos em prática o que Jesus nos ensinou, Deus de a todos e um abençoado Natal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos.
    Gratidão padre por nos proporcionar o conhecimento da palavra.

    ResponderExcluir
  4. Sim, o nascimento de uma criança é sempre um recomeço, trás alegria, esperança e abranda o nosso coração ❤️

    ResponderExcluir
  5. Amém ao evangelho que Deus abençoe a minha família e a dos irmãos e amigos. Deus abençoe a minha saúde em nome de Jesus. Obrigado meu Deus em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre! Que DEUS cubra de Bençãos todos nós!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família. Senhor piedade e mesericordia para toda a minha família , senhor obrigada pelo dom da vidae dis meus filhos , perdão pelos erros e que eu consigo fazer sempre o certo com sua orientação , amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia dia padre, que Deus abençoe a todos nós, obrigado por compartilhar todos os dias o Evangelho 🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Que Neste Natal, Deus nos fortaleça, nos ajude a ser solidário com os mais humildes. Que Deus nos abençoe, nos ilumine, nos proteja com saúde, paz, união, felicidade para mim e para todos nós da família, vizinhos e amigos. Feliz Natal para todos nós e para Nosdo Pe João Carlos com muita saúde e que a proteja em sua e evangelização e todos de sua família. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e moro na cidade de São Paulo - SP.
    Bom dia padre João Carlos, que as bençãos do céu te envolva e traga a Paz e a Luz de Jesus ao seu coração e à sua vida.
    Que o Natal seja sempre a Luz e a Esperança da vinda do Menino Jesus em nossas vidas, trazendo fortalecimento da nossa Fé e o Amor de Deus que nos enviou seu filho para nossa salvação.
    Desejo ao senhor padre João Carlos, a todos da sua equipe, meus familiares, amigas (os) e seus familiares, conhecidas(os) e seus familiares, a
    todos os povos e a todos nós, um Santo e Abençoado Natal.
    Fiquem na Luz e na Paz de Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.
    Assim seja.
    🙏🙏🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor 🌻🙏🏼🙌🏼🌻 bom dia Padre João Carlos, sua benção, desejo a você e todos os seus familiares, amigos e equipe de evangelização um feliz e abençoado Natal 🙏🏼❤️ que nossos corações sejam manjedouras acolhedoras do Menino Deus 🙌🏼🙏🏼🤍🕊️ PAZ E BEM 🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Glória a Vós Senhor!
    Da mesma forma, DEUS é quem escolhe nossos nomes, pois para Ele somos únicos não importa se mais um José ou Maria, Ele nos chamou e ainda nos chama pelo primeiro nome, porquê conhece cada um de nós melhor que nós mesmos, melhor dizendo desde a confirmação nossa nesta vida que por sinal foi também concedida por Ele, desde aquela data que fomos escolhidos dentre milhares de espermatozóides, tudo já estava pronto, ou seja escrito nossas vidas e nosso destino nos Planos de DEUS.
    Porquê, pensemos se não cai uma folha da árvore ou um fio de cabelo se Ele não permitir, imaginamos a imensidão de árvores que existem, ou então a imensidão de folhas e fios de cabelo ?
    Isto não tem explicação, é simplesmente Divino,.
    Com toda certeza podemos afirmar que DEUS foi misericordioso com Isabel e Zacarias, que ao revelar o nome, se cumpriu mais uma profecia e Zacarias sendo obediente voltou a falar, pois Isabel também já era de idade avançada e desde quando recebeu a visita de sua prima Maria de Nazaré João Batista ficou cheio do Espírito Santo e pulou de alegria, e assim se tornaria o precursor do Messias com a missão importantíssima de com seu testemunho clamar a DEUS preparar o Caminho unindo o Antigo e o novo Testamento, com a missão de converter o povo predisposto pelo batismo das águas se purificarem para receber o Messias, Jesus Cristo e tão logo a salvação prometida,.

    ResponderExcluir
  13. Que Jesus abençoe meus filhos e minha família!Amém!

    ResponderExcluir
  14. Olá padreJoao Carlos paz e bem.obrigada pela palavra um feliz Natal

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O sétimo filho.

   20 de março de 2025    Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Lc 16,19-31 Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havi...

POSTAGENS MAIS VISTAS