PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Com Maria, Jesus está no centro de tudo.

Com Maria, Jesus está no centro de tudo.




  22 de dezembro de 2024.  

4º Domingo do Advento

  Evangelho.  


Lc 1,39-45

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

  Meditação.  


Bendito é o fruto do teu ventre (Lc 1, 42)

Maria foi à casa de Izabel, viajando de muito longe, para servir à sua prima idosa, naquela hora delicada de sua vida. Foi para oferecer sua companhia e seus préstimos, amparando a vida que estava chegando e a saúde de sua parenta. Foi também levar o testemunho silencioso da obra de Deus em sua vida. E demorou-se por lá por três meses, os últimos meses de gravidez de Izabel até o parto. 

Ao chegar à casa de Isabel, Maria saudou a sua prima com um 'Shalom', como todo hebreu piedoso fazia. Esta saudação provocou uma revolução em Isabel e no seu bebê de seis meses de gestação. Ele vibrou de alegria. Ela ficou cheia do Espírito Santo. E uma das coisas que proclamou com entusiasmo foi “bendito é o fruto do teu ventre”. E mais: que Maria era a mãe do seu Senhor. Conclusão: neste embriãozinho, em suas primeiras semanas de gestação, Isabel, iluminada pelo Espírito, já enxerga o seu Senhor, o Messias. Que grande lição para nossa sociedade que caminha a passos acelerados para a liberação do aborto. A vida humana existe desde a concepção. Nosso dever é protegê-la.

“Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.” A alegria é uma marca do novo tempo, que chega com Jesus, o tempo do Messias. O profeta Sofonias tinha sido portador da Palavra de Deus ao povo sofrido do seu tempo: “Canta de alegria, cidade de Sião; rejubila, povo de Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!”. E o profeta explicou a razão para tanta alegria: “O Senhor revogou a sentença contra ti, afastou teus inimigos; o rei de Israel é o Senhor, ele está teu meio”. Com Jesus, chegou o tempo da presença do Senhor no meio do seu povo, o tempo do alegria.

O testemunho de Isabel sobre Jesus é maravilhoso: ele é o bendito fruto de Maria, a bendita entre as mulheres. Ele é o Senhor, em sua origem é divino. E ela o reconhece, pelo Espírito Santo, em suas primeiras semanas de vida uterina. 
Isabel dá um belo testemunho sobre Jesus. Mas, não separa Jesus de sua mãe. Ele é o bendito fruto do ventre de Maria. Ele é o Senhor. “Ela é a mãe do meu Senhor”, disse Isabel. Jesus é filho de Deus e de Maria. E ela é grande pela sua fé. “Bem-aventurada aquela que acreditou”. 

Nessa preparação para o natal, podemos aprender com Isabel a ter bem clara essa centralidade da pessoa de Jesus. Ele é o bendito fruto do ventre de Maria, o filho do Altíssimo. Como disse o Papa Francisco sobre o presépio: "O coração do Presépio começa a palpitar, quando colocamos lá, no Natal, a figura do Menino Jesus. Assim se nos apresenta Deus, num menino, para fazer-se acolher nos nossos braços". Lindas palavras do nosso Papa Francisco, em sua carta apostólica sobre o Presépio. Izabel está nos ensinando: com Maria, Jesus está no centro. 




Guardando a mensagem

Como foi preciosa a visita da mãe do Senhor à família de Izabel. Ela não levou nenhum presente especial, a não ser o filho de Deus em suas primeiras semanas de gestação. Izabel reconheceu na visita de Maria uma graça especial de Deus. Quem deu a Izabel o conhecimento de que Maria era a mãe do seu Senhor? O Espírito Santo. Precisamos hoje do Espírito Santo para reconhecer a graça da visita do Senhor.

Bendito é o fruto do teu ventre (Lc 1, 42)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a visita de tua mãezinha à sua prima necessitada, em sua condição de idosa e gestante, era já uma imagem de tua visita à nossa humanidade. Inclusive, ela se demorou lá por três meses, como tu te demoraste por três anos em teu ministério público. Na oração diária, sempre repetimos as palavras do cântico de Zacarias: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo”. Tua primeira vinda foi celebrada então, como uma visita, “a visita do sol nascente que vem iluminar os que estão nas trevas”. Obrigado, Senhor, por tua visita, por tua primeira vinda. Agora, toda a Igreja aguarda e clama por tua segunda vinda. Vem, Senhor Jesus!

Vivendo a palavra

Nossa oração, contemplando a gravidez de Maria, é em favor da acolhida da vida, pelo nascituro e sua mãe, contra o aborto, pela saúde da mulher, em favor da família. 

Comunicando

A Rede Vida de Televisão vai exibir um ESPECIAL PADRE JOÃO CARLOS de fim de ano, na próxima sexta-feira, dia 27, às 22 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

6 comentários:

  1. Senhor meu Deus eu preciso de TI e através de seu filho Jesus Cristo te adoro e te adoro. Aumentai a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra e interceda por mim junto a Jesus Cristo.. amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom-dia meu povo de Deus! Além das mensagens do padre João Carlos que são lindas e abençoadas, quero lê também as mensagens dos amados irmãos em Cristo, pois elas também são de muito valor, nos ajudam na nossa espiritualidade, e até nos dando Dicermimento para interceder pelas pessoas que estão precisando de oração.quem não precisa! Eu estou já pedindo ao nosso querido padre João Carlos, homem de fé e oração, que Deus dê força e saúde para navegar o barco em 2025 desejando um abençoado Natal e um próximo ano novo cheio de saúde, paz e prosperidade a todos da evangelização e também os demais!A paz e bem! Deus conosco!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Obrigada, Senhor , por tua visita por tua primeira vinda. Agora toda a igreja aguarda e clama tua segunda visita. Vem Senhor Jesus. Que todos nós aguardamos a tua vinda Senhor, dar-nos Senhor , fé, felicidade , união ,paz e nos abençoe e nos livre de todo mau a mim e a minha família. Que Deus abençoe nosso Pe João Carlos e sua família nesse Natal, com muita saúde e paz. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos é de total importância entendermos a liturgia, que repete por dois dias sequencialmente nos reforçando a obediência e a determinação de servir o Reino de DEUS, frisando a missão daqueles escolhidos para concretizar o Plano de DEUS. Desde o anúncio da Virgem Ave cheia de Graças que mesmo sem razões humanas, com seu Sim aceita conceber a encarnação do Verbo Divino, que sabemos para os cristãos é conhecido como Natal. Assim o exemplo de Serva por excelência, quando sai apressadamente para servir a sua prima Isabel, que sabemos na sua história era considerada estéril, mas com sua fé não duvidou como seu marido Zacarias, e sim acreditou e recebeu a graça de dar à luz a um predestinado profeta do Senhor, João Batista aquele que também na obediência e em sua humildade foi o precursor preparando o povo pré disposto a se converterem do caminho errado com o Batismo nas águas aguardarem O tão esperado Filho do Altíssimo o Messias Salvador e Redentor da humanidade.
    Com todos esses exemplos irmãos, na fé e na certeza que será cumprido a Promessa de DEUS, também com nosso sim, assumindo nossa conversão diária, continuamos esperançosos com alegria perseverantes servindo o Reino de DEUS.

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏🙌👏

    ResponderExcluir
  6. Ó Deus, autor da nossa liberdade e da nossa salvação, eu LHE agradeço pela vida de Santa Francisca Xavier Cabrini. Contudo, me ensine seguir o caminho da alegria, da oração, da santificação, da fé, da paz, da conversão, da luz e da eternidade. Me ensine fugir do pecado e do abandono. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine ficar cheio do Espírito Santo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O sétimo filho.

   20 de março de 2025    Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma    Evangelho    Lc 16,19-31 Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havi...

POSTAGENS MAIS VISTAS