PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ele está cumprindo o que prometeu.

Ele está cumprindo o que prometeu.



   30 de dezembro de 2024.   

Sexto dia da Oitava de Natal

   Evangelho.   


Lc 2,36-40

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

   Meditação.   


Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38)

A passagem do evangelho de São Lucas em que aparecem dois profetas idosos – Simeão e Ana – é uma verdadeira surpresa. Há, no início da história de Jesus, uma valorização clara dos idosos, das gerações mais velhas. A passagem de hoje concentra-se, particularmente, em Ana. 

Primeiro, apresenta essa idosa. E depois, diz o que ela fez de tão especial, no dia em que José e Maria levaram seu bebê para apresentá-lo no Templo. Vamos à apresentação de quem era Ana: “Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois, ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações”. 

Esta breve biografia de Ana está construída com sete informações. Como numa moldura, estão duas informações sobre seu papel religioso: uma profetisa judia que não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus, com jejuns e orações. Coisa rara se encontrar na Bíblia a figura de uma mulher profetisa. Bom, tem muitas outras, tudo bem. Mas, convenhamos, são raras. E essa - maravilhemo-nos - vivia no Templo, servindo a Deus.

Outras duas informações são sobre sua idade: idosa de oitenta e quatro anos. Um número altamente simbólico. Dividindo oitenta e quatro por dois, resulta 42. 40 anos é o tempo da peregrinação no deserto que precedeu a entrada na terra prometida. Ao se referir ao número 40 ou aproximado, todo membro do povo de Deus estremecia numa só sintonia: a caminhada não fora em vão, já se estava avistando a terra da promessa. É como se dissesse: chegamos ao final de nossa viagem tão sofrida; agora, é a hora da posse dos bens que Deus nos prometeu. Ao dizer que ela estava com oitenta e quatro anos, o leitor da Bíblia fica avisado: depois de ter atravessado o deserto de tantas incertezas e sofrimentos, agora ela vai conhecer a realização das promessas de Deus. 

Duas outras informações são sobre seu estado de vida: quando jovem tinha sido casada e depois ficara viúva. Casamento é um tema frequente também no Novo Testamento. O evangelho de São João começa com o casamento de Caná. A imagem do casamento remete ao tema da Aliança. Deus fez uma aliança com Israel, do jeito de um casamento. A informação foi que quando jovem, tinha sido casada – claro, Israel celebrou seu casamento com Deus, bem nos inícios. Mas, depois ficara viúva. Verdade, a aliança foi enfraquecida e esquecida pela infidelidade de Israel. É bom lembrar que a missão de Jesus seria restaurar esses laços, reconstruir o casamento, celebrar uma nova e eterna aliança de Deus com o seu povo. 

A sétima informação é como a cereja no bolo: ela vivera sete anos com o marido. O que é que o leitor da Bíblia entende com essa informação? Vamos testar: que viveu bem ou viveu mal?... Claro, viveu bem. Sete é número perfeito. Ela foi muito feliz com seu esposo, viveu intensamente feliz aquele tempo. E o que houve? Ficou viúva, ficou sem marido. A infidelidade à aliança afastou Israel do seu Deus, do seu marido. Foi assim que Jesus encontrou o seu povo: ovelhas sem pastor, bodas sem vinho, casamento sem os convidados, viúvas sem marido. A infidelidade à aliança afastou Israel do seu Deus, do seu esposo.





Guardando a mensagem

Ana, a idosa profetisa viúva pode estar representando o próprio povo de Deus. A aliança com Deus, o seu casamento feliz, se perdeu por causa de sua infidelidade. Mas, a idade de Ana, 84 anos, sugere que depois de uma longa peregrinação no deserto, chegara a hora de ingressar na terra prometida.  Chegara a hora da realização das promessas de Deus. E Deus tinha prometido um Salvador, alguém que restauraria definitivamente a aliança. O próprio texto nos ajuda a entender essa novidade: “Ana chegou nesse momento e põe-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Como Simeão, ela também reconheceu, naquela criança, a realização das promessas de Deus, a chegada do prometido. E assim, louvou muito a Deus e saiu evangelizando seu povo, comunicando-lhe essa boa notícia.

Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38)

Vivendo a palavra

Senhor Jesus, 
ficamos felizes de compreender, em tua palavra de hoje, o sentido de tua vinda ao mundo. Em Simeão e Ana, vemos o teu povo abrindo os braços para te acolher. Ele, reconhecendo que Deus tinha te enviado como Luz para as Nações. Ela, reconhecendo que Deus te enviou para restaurar a aliança. És o salvador prometido a Israel, teu povo. És o salvador deste mundo que se afastou de Deus e nem mais o conhece e ama. Vieste para nos reconciliar com o nosso Criador e Pai, para nos reintegrar em nosso lugar de filhos amados, exilados daí pelo pecado. Obrigado, Senhor. Que este tempo de natal nos ajude a compreender o sentido de tua vinda. E a te acolher de todo coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Para você entender melhor a explicação de hoje, peço que , além de ouvir, você l-e-i-a esta Meditação, atentamente. Quando lhe envio a meditação, sempre faço uma pequena apresentação indicando o link para o texto. É só você clicar no link e já estará em meu blog www.padrejoaocarlos.com. É lá que está o texto. Bom proveito. 

Comunicando

Ontem, o nosso Especial estava na TV Canção Nova. Amanhã, você vai poder acompanhá-lo na TV Pai Eterno, às onze da noite. 

Amanhã, noite de ano, se precisar de companhia, vou estar na Rádio Amanhecer, das onze da noite até a virada, rezando por um ano novo de paz. Para ter a rádio amanhecer no seu celular, é simples: baixe o aplicativo Rádio Amanhecer em sua lojinha de aplicativos no androide ou no iphone.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pé. Carlos! Agora meu sentimento é de gratidão por tudo que fez por nós durante todo o ano de 2024. Recebemos muitos ensinamentos que ao longo do ano fortaleceu nossa vida caminhada cristã. Desejo de coração permanecer nesse grupo. Tenhamos um final de Ano de Paz e um Abençoado 2025!

      Excluir
    2. Jesus aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    3. São José aumenta minha fé 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

      Excluir
    4. 🙏❤️

      Excluir
    5. ir. Edivania31/12/24 09:52

      pe João Carlos , gratidão pels suas profundas meditações que me juraram a viver um percurso espiritual profundo em companhia da Palavra de Deus. Que Ele continue te fortalecendo nesta misso. Braços com gratidão. Ir. Edivania (Filha da Igreja) Salvador-BA. Feliz Ano Novo repleto de Luz.

      Excluir
    6. me ajudaram

      Excluir
  2. Senhor meu Deus eu creio em TI, louvo e te adoro e é nós ensinamentos de seu filho Jesus Cristo que eu tento buscar entendimentos e condução espiritual de minha vida. Qdo chego a claudicar é Jesus que invoco para segurar a minha mão. Peço -lhe Senhor a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe sempre a minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos obrigado pela palavra e interceda por mim junto a Jesus Cristo. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe. João Carlos, sua benção e que DEUS lhe abençoe Tb, GRATIDÃO é a palavra que tenho por tudo o que o Senhor tem nos ensinando todos os dias nos enviando a meditação da Palavra,que nos fortalece na FÉ, lhe desejo um FELIZ ANO, com as bênçãos de JESUS CRISTO em sua missão e em sua vida. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre pode adicionar meu número
    84)986853231 para receber o evangelho por favor

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre ,Deus abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, obrigada por tudo e perdao e misericórdia meus pecados, amém, o senhor é meu pastor nada mim faltará, amém

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela mensagem de hoje e pela forma como o Senhor expõe a palavra. Hoje a mensagem me tocou profundamente. Estou diante de um momento, desafio importante na minha vida. Peço sua benção para que eu consiga fazer o meu melhor e seguir o plano de Deus. Amém pelo ano de 2024 e pelas graças recebidas.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Padre João Carlos por nos ensinar tanto com suas palavras cheias de graça!🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Obrigada Senhor. Que este tempo de Natal nos ajude a compreender o sentido de tua vinda.E a ti colher de todo coração. Que Deus nos abençoe com saúde fé, paz, felicidade e união a mim e a meus familiares . Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Uma das melhores formas de se aproximar de DEUS, com certeza é o servir, a obediência, o interesse incessante pela Sabedoria da Palavra e a intimidade oracional vinda de um coração sincero.
    Quando nos prostramos de joelhos reconheçemos nossa pequenez e total dependência diante da Grandeza Divina, assim também é o jejum, mortificação da carne para crescer em espírito e nos fortificar nas intenções do combate espiritual.
    Ana a profetisa, foi um exemplo de Cristã autêntica, visto pela narração detalhada do Evangelista Lucas, que ela dedicou a vida inteira servindo a DEUS, haja visto aos seus 84 anos ainda esperançosa, louvando anunciava a todos que tivesse oportunidade sobre a presença do Filho de DEUS, Aquele que seria o Salvador do mundo, assim profetizando que Ele trazia a libertação para todo povo.
    Que tenhamos o mesmo temor, a mesma dedicação, vontade e preocupação em anunciar a todos que Jesus é o Caminho a Salvação a Verdade e a Vida, e continuemos firmes, orantes, perseverantes, esperançosos e preparados para o retorno Glorioso do nosso Senhor Jesus Cristo,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada padre por sua dedicação na missão. Deus abençoe sua vida e vocação. Feliz no novo.

      Excluir
  10. Boa tarde e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Temos q reconhecer Jesus como nosso Salvador enviado pelo Pai. Obrigada Senhor por tudo e abençoa o novo ano q vai começar. Abençoa a mim e toda minha família amém.

    ResponderExcluir
  11. Me sinto muito fortalecida todos os dias ao ler sua
    Mensagem.
    Obrigada por tanto, que este novo Ano seja de muita paz, fé, esperança e amor pra todos nós!!

    ResponderExcluir
  12. Obg P.João Carlos p nós mandar tdo dia a plvra p.meditarmos Deus vos abençoe sempre c saúde Paz Alegria e Amor Feliz Ano Novo abençoado actdos na Paz de Cristo Jesus amem

    ResponderExcluir
  13. Peço orações p.minha Família e recuperaçao do meu netinho Roberto Almeida Vasconcelos q faz um tratamento tem 6 anos e tbem p seus pais tenham paciência obg abcs

    ResponderExcluir
  14. OS PAIS Railson Vasconelos e Raquel Isis Mouzinho de Almeida obg

    ResponderExcluir
  15. Amém 🙌❤️

    ResponderExcluir
  16. Pai Celeste, eu LHE agradeço pela vida de Santo Anísio. No entanto, me conceda a graça para fugir do pecado, da ostentação, da concupiscência e das paixões desordenadas. Me conceda a graça para seguir o caminho do perdão, do profetismo, do conhecimento, do amor, da sabedoria, da devoção, da libertação, da esperança e da fortaleza. Me conceda a graça para vencer o maligno. Me conceda a graça para viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para viver sempre na VOSSA igreja. Me conceda a graça para servi-Lo com jejuns e orações. Me conceda a graça para louvá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Os líderes do povo de Deus

   24 de janeiro de 2025     Memória de São Francisco de Sales,  bispo e doutor da Igreja     Evangelho     Mc 3,13-19 Naquele tempo, 13Jesu...

POSTAGENS MAIS VISTAS