PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Marta e Maria, a diferença.

Marta e Maria, a diferença.



  08 de outubro de 2024.  

Terça-feira da 27ª Semana do Tempo Comum



  Evangelho  


Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra.
40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”
41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.




  Evangelho.  


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Um belo 
dia para darmos uma volta com Jesus. Uma volta, não. Vamos acompanhá-lo na sua caminhada. Ele está indo para Jerusalém. Com ele, vão seus discípulos e um grupo de discípulas. E nós também, que já estamos caminhando com eles. Vamos devagar, pra ninguém ficar pra trás. Chegamos ao povoado de Betânia. Hora de descansar um pouco. A chegada de Jesus é motivo de alvoroço no povoado, claro. Uma família oferece hospedagem. O evangelho não diz se todo o grupo ficou hospedado ali ou se ficaram em várias casas. Mas, nós vamos ficar com ele, pra gente não perder nada, claro.

A casa é da família dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. Pelo jeito, Jesus já é conhecido e se ainda não for amigo deles, pode contar, vão ficar muito próximos. Marta é a irmã mais velha, a dona de casa. E ela recebe Jesus, com muita alegria. Jesus entra. Nós também. Toma água. Pergunta pelo amigo Lázaro. Está em viagem. Senta-se. As coisas vão voltando ao normal. Claro, tem sempre alguém do povoado passando pra conferir. Muita gente quer ver Jesus de perto. Maria, a irmã de Marta, está ao lado de Jesus. E senta-se aos seus pés, como outros discípulos também. Esse negócio de se sentar no chão, pertinho do Mestre, era uma coisa comum. O apóstolo Paulo, por exemplo, que foi aluno de um famoso professor da Lei chamado Gamaliel, conta que se sentava aos pés do seu mestre para aprender os seus ensinamentos. Você não quer se sentar também aos pés de Jesus? Fique à vontade.

Jesus começa a conversar sobre as coisas de Deus, sobre o Reino. Fala com uma voz mansa, gostosa de se ouvir. Conta histórias, os discípulos riem... E Maria, ali, sentadinha aos pés do mestre, escutando suas palavras. Nós também. Que momento lindo! E onde anda Marta, a irmã mais velha, a dona da casa? Pela batidas das panelas, está na cozinha preparando a refeição. Ajeita uma coisa, ajeita outra. Mexe uma panela, lava um prato, tira um negócio do armário. Vai pra lá, vai pra cá, toda preocupada. Quer fazer o melhor e tem pressa. Pra Jesus, o melhor.

E Jesus contando suas histórias, conversando coisas tão simples e tão profundas... Lá vem Marta, interrompendo a conversa. Cara de aborrecida, avental azul claro, com o pano de prato na mão. Reclamou da irmã e de Jesus também, ao que parece. “Senhor, tu não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço?”. Eita! Deu aquele silêncio... Jesus respirou fundo... “Marta, Marta, tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma coisa só é necessária”. E disse mais alguma coisa como “Maria escolheu a coisa melhor. Não vamos tirar isso dela”.

Marta voltou pra cozinha, pensativa. E a conversa continuou na sala, até que chegou a hora da refeição.

Há uma grande diferença quando você se hospeda num hotel ou numa casa de amigos. No hotel, fazem tudo pra você: carregam sua mala, entregam a chave do apartamento, informam a que horas abre o restaurante. São gentis e educados. E lhe deixam só. Em casa de amigos, você é recebido com um abraço, servem logo um cafezinho, querem saber como você vai, tomam a refeição com você e mal lhe deixam descansar um pouco no quarto, pois vêm logo perguntar se está precisando de alguma coisa. Não fazem apenas coisas pra você, dão atenção a você, estão com você. É muito diferente.




Guardando a mensagem

Marta estava fazendo coisas pra Jesus, preparando a refeição, a mesa, a louça. Maria estava com Jesus, conversando com ele, ouvindo suas palavras. Discípulo não é quem faz coisas pra Jesus, mesmo que sejam coisas boas e necessárias: participar no dízimo, limpar a capela, participar da campanha para os pobres. Coisas boas, necessárias. Discípulo é quem está com Jesus, ouvindo sua palavra, conversando com ele, aprendendo a viver com ele. É isso que dá sentido a tudo o mais.

Jesus não reclamou que Marta não estivesse também sentada escutando suas palavras. Disse que ela estava preocupada, ansiosa demais, agitada por muitas coisas. A coisa mais necessária seria prestar atenção ao seu hóspede, estar com ele, não apenas fazer coisas para ele.

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós temos alguma coisa de Marta e de Maria. Como elas, nós te acolhemos em nossa vida, em nossa casa. Às vezes, ficamos tão ocupados com coisas a fazer, que te esquecemos na sala. Andamos ansiosos, preocupados, tensos demais com as responsabilidades da vida e perdemos de estar ao teu lado, colocando-te no centro de nossa existência e aprendendo contigo o sentido de tudo o que fazemos. Tens razão. Sem darmos atenção e prioridade à escuta da Palavra e à Oração, nos perdemos no corre-corre da vida, dos afazeres da casa, em nossos empenhos profissionais. Senhor, queremos estar contigo, como Maria. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Do seu dia de 24 horas, quanto tempo você reserva para estar com o Senhor? Você tem muitas coisas pra fazer, mas uma só é fundamental. 

Comunicando

Hoje, tem Segunda Bíblica. É que ontem, eu estava em viagem. Nosso encontro bíblico de hoje começa às oito e meia da noite, no meu canal do Youtube. Hoje, o estudo é do capítulo 34 do profeta Ezequiel.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, obrigada senhor pelo dom da vida minha e dos meus filhos Lucas e toda a família, amém

    ResponderExcluir
  2. Senhor, perdoe me pois ando como Marta, quando poderia escolher o que Maria escolheu. Obrigada por me lembrar, Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Rosangela Miranda8/10/24 09:09

    Bom dia Padre, sua Benção. Muito bom ter o senhor conosco, sempre acompanhado de Jesus. Que Ele nos proporcione a perseverança para sentados aos seus pés ouvi-lo, e principalmente guardarmos a palavra

    ResponderExcluir
  4. Senhor JESUS CRISTO eu creio,te amo e adoro, mas aumentai a minha fé para que possa ser digno de TI. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus e obrigado por me trazer a palavra. Amém 🙏.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Mais um dia para agradecer às bênçãos de Deus sobre mim e toda minha família. Senhor conduz os exames do Jorge hj para q dê tudo certo e cura o Bentinho Senhor e dá muita força aos pais e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir
  6. Tem dias que sou igual a Marta mas eu preciso também ser igual a Maria e escolher a melhor parte.

    ResponderExcluir
  7. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    0

    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    terça-feira 8 Outubro 2024
    Ver santos:
    Terça-feira da 27ª semana do Tempo Comum
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Lc 10,38-42): Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!». O Senhor, porém, lhe respondeu: «Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada».
    «Marta, Marta! Preocupas-te e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária»

    Rev. D. Josep RIBOT i Margarit
    (Tarragona, Espanha)
    Hoje, como em cada dia, podemos aprender do Evangelho. Jesus, convidado na casa de Betânia, dá-nos uma lição de humanidade: Ele, que amava as pessoas, deixa-se amar, porque as duas coisas são importantes. Rejeitar as demonstrações de afecto, de Deus e dos outros, seria um erro grave, de consequências nefastas para a santidade.

    Marta ou Maria? Mas..., por quê confrontar aqueles que tanto se queriam, e que tanto queriam a Deus? Jesus amava Marta e Maria, e o seu irmão Lázaro, e ama-nos a cada um de nós.

    No caminho da santidade não há duas almas iguais. Todos procuramos amar a Deus, mas com um estilo e personalidade próprios, sem imitar ninguém. O nosso modelo está em Cristo e na Virgem. Incomoda-nos a maneira como os outros se relacionam com Deus? Tentemos aprender da sua piedade pessoal.

    «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Manda, pois, que ela me venha ajudar!» (Lc 10,40). Servir os outros, por amor a Deus, é uma honra, não uma carga. Servimos com alegria, como a Virgem a sua prima Santa Isabel ou nas bodas de Caná, ou como Jesus, no lava-pés na Última Ceia?

    «Marta, Marta, preocupas-te e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária» (Lc 10,41-42). Não percamos a paz, nem o bom humor. E para isso, cuidemos a presença de Deus. «Ficai a saber: escondido nas situações mais comuns há um quê de santo, de divino, que toca a cada um de vós descobrir (…);ou sabemos encontrar Nosso Senhor na nossa vida corrente ou nunca O encontraremos» (São Josemaria).

    «Maria escolheu a melhor parte, e essa não lhe será tirada» (Lc 10,42). Deus quer-nos felizes. Que a nossa Mãe do Céu nos ajude a experimentar a alegria da entrega.

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «A alma, embalada pela contemplação, viverá com maior perfeição a vida ativa» (São Gregório o Grande)

    «O espírito de oração restaura o tempo a Deus; escapa à obsessão de uma vida à qual sempre falta tempo; reencontra a paz das coisas necessárias e descobre a alegria de dons inesperados. Bons guias para este facto são as duas irmãs, Marta e Maria, que aprenderam de Deus a harmonia dos ritmos familiares» (Francisco)

    «(...) O lar é, assim, a primeira escola de vida cristã e “uma escola de enriquecimento humano”. É aqui que se aprende a tenacidade e a alegria no trabalho, o amor fraterno, o perdão generoso e sempre renovado, e, sobretudo, o culto divino, pela oração e pelo oferecimento da própria vida» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.657)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    O calendário de Santos e Solenidades de outubro

    _______

    Informação sobre a gestão dos donativos setembro 2024
    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Senhor queríamos está contigo como Maria. Todos os dias tiro um tempinho para está com Jesus, para que ele nos abençoe e ,e nos proteja com saúde, paz, união e fé a mim e a minha família.Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém 🙌🙏🙌❤️

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje, é mais um alerta para nós entendermos, que não podemos colocar nada (prazeres, serviços, eventos, conquistas, etc..) nem ninguém (ídolos, amizades, relacionamentos, familiares, etc.. ) como prioridades em nossas vidas, que tenham mais importância do que as coisas que sabemos que edificam e nos aproximam de DEUS, devemos como seguidores de Cristo demonstrando compaixão nos comover sim com as dificuldades e com o sofrimento do próximo, nos colocar a serviço e agir, seja em atitudes práticas ou até mesmo nas nossas intenções oracionais.
    Porque só perseverando dia a dia solidificaremos nossa fé na determinada determinação de priorizar constantemente as coisas do alto, na intimidade com a Palavra do Senhor, no amor ao próximo e na prática da caridade, pois entendendo o que o Senhor quer de nós e valorizando os Santos Sacramentos da Santa igreja, dificilmente seremos corrompidos pelos ataques e artimanhas do inimigo, que são constantemente jogados no mundo. Assim obedientes e determinados com certeza seremos mais protegidos e mais abençoados, conforme Maria nossa Mãe celestial e todos os Santos fizeram escolhendo a melhor parte e hoje estão todos na glória intercedendo por nós junto ao Pai, cabe a nós também em fazermos a escolha certa,.

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, luz de nosso caminhar, eu LHE agradeço pela vida de Santa Pelágia. No entanto, me ensine ter uma boa conduta. Me ensine fugir do pecado. Me ensine vencer a perseguição, a preocupação e a agitação. Me ensine ser zeloso, com tudo que é sagrado. Me ensine seguir o caminho do apostolado, da graça, da pregação, da hospitalidade, da verdade e da fé. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine escutar, aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. BOA NOITE BOA NOITE prima uma ótima qualidade

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos, sou o João Quissanga, escrevo apartir de Lisboa, tenho recebido as meditações apartir de uma cunhada, pena é que faz tempo que ela já não envia as meditações, como faço para ter acesso direto apartir do senhor padre?
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus mandou o espírito mau calar a boca.

   14 de janeiro de 2025.    Terça-feira da 1ª Semana do Tempo Comum    Evangelho.    Mc 1,21b-28 21bEstando com seus discípulos em Cafarnau...

POSTAGENS MAIS VISTAS