PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A graça do Pai Nosso.

A graça do Pai Nosso.


   09 de outubro de 2024.   

Quarta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.


   Meditação.   


Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, numa situação de desemprego. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade. 




Guardando a mensagem

Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos. 

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

Rezando a palavra

“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)

Vivendo a palavra

Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.

Comunicando

E o terço mariano, como vai? O desafio desse mês do rosário é rezá-lo diariamente e muita gente está se esforçando para ser fiel à essa prática de piedade. Só lembrando: a oração é a primeira ação missionária. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Senhor pai santo, por favor ensina-me a orar e o que devo fazer para me aproximar mais de ti. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Amém ❤️

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Amém

    ResponderExcluir
  4. Mas um dia si nicia colocou Mas tuas mãos pai meus negócios minha casa e toda minha família amem

    ResponderExcluir
  5. Eu agradeço o pai pro tudo que Deus me deu hoje e sempre pelo pão de cada dia pela a saúde pela vida pelos meus filhos e pela minha família Obrigada por tudo

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos e muito obrigado pela meditação do evangelho. Bom diaaaaaa!

    ResponderExcluir
  7. bom dia padre João Carlos que Deus ti proteja.jesus nos ensina a rezar glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  8. Amém. Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Padre quero pedir oração por mim que Deus providência coisas boas pra mim e minha família pela minha saúde e pelo meu emprego que Deus abençoe que dê tudo certo em nome de Jesus 🙌 amém 🙌

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Quando Um dos discípulos pergunta como rezar a Jesus, Ele apresenta a oração Universal conhecida como Pai Nosso.
    Podemos nos perguntar quantos hoje também dizem não saber rezar, por não praticarem, ou seja, neste mundo cada vez mais dominante, moderno, evoluído, que está cada vez mais nos induzindo a priorizar os compromissos humanos que fazem a vontade da carne superarem a necessidade da alma e do espírito que é a oração, se alimentar espiritualmente em comunhão diariamente com Jesus Palavra, Jesus Eucaristia e Jesus caridade.
    Irmãos esse é o objetivo do inimigo, nos distrair para assim não nos restar tempo e não conseguirmos priorizar DEUS em primeiro lugar.
    Acredito que a oração sincera, é aquela que com toda concentração e calma nós entramos em comunhão com o Santo Espírito e dialogamos com o Senhor e reconhecemos o Amor dEle por nós e por todos, por tudo que nos provê e nos ensina através das situações adversas no dia dia, desta forma quando vivemos sem murmurar reconhecendo que tudo tem um propósito para nossa salvação. Primeiramente O louvamos e agradecemos, depois pedimos as nossas necessidades, más sempre decididos que seja feita conforme a Sua Palavra a vontade do Senhor e não a nossa,.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia 🌺

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, pai nossa daí o pão de cada dia, perdão e misericórdia obrigada por tudo , daí me saúde, amém

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus! eu creio .adoro .espero.e amo-vos peço-vosso perdão. pelos os que não crê. não adora. não espera. e não vos- ama.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe eu estou rezando o terço Mariano todos os dias só gratidão é bençãos Rosa Maria de Caucaia ceará

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, sua benção. Pai santificado seja teu nome. Venha nós o vosso reino assim na terra como no céu. Dai- nos o Pão Nosso de cada dia. Daí-nós à sua bença e nos abençoe de todo mal, dai- nos saúde, união, paz e fé para mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Amém Jesus! Que não nos falte o pão de cada dia.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos obrigado pela meditação da palavra pesso sua benção

    ResponderExcluir
  18. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias. Peço saúde para mim e toda minha família e para todos. Senhor cura meu netinho Bento e aumenta sempre a nossa fé. Precisamos sempre da tua benção amém.

    ResponderExcluir
  19. Glória a Vós Senhor,🌸🙏🏻🙌🏻🌸🌹🌻🌹🌻 bom dia Padre, sua benção 🙏🏻 O Pão nosso de cada nos daí hoje 🌹🙌🏻🙏🏻🌹 Paz e Bem 🙌🏻🌸🕊️🤍

    ResponderExcluir
  20. evangeli.net
    200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
    0

    Família
    Meditando
    Master
    Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
    quarta-feira 9 Outubro 2024
    Ver santos: São John Henry Newman, presbítero e cardeal
    Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum
    Baixar
    Compartilhar
    Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
    Evangelho (Lc 11,1-4): Um dia, Jesus estava orando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: «Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos». Ele respondeu: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos, a cada dia, o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação».
    «Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos»

    Fr. Austin Chukwuemeka IHEKWEME
    (Ikenanzizi, Nigria)
    Hoje vemos como um dos discípulos lhe diz a Jesus: «Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos» (Lc 11,1). A resposta de Jesus: «Quando orardes, dizei: Pai santificado seja teu nome; venha o teu Reino; dá-nos a cada dia o pão cotidiano, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos introduzas em tentação» (Lc 11,2-4), pode ser resumida com uma frase: a correta disposição para a oração cristã é a disposição de uma criança diante do seu pai.

    Vemos em seguida que a oração, segundo Jesus, é um trato do tipo pai-filho. Isto é, um assunto familiar baseado em uma relação de familiaridade e amor. A imagem de Deus como pai nos fala de uma relação baseada no afeto e na intimidade, e não no de poder e autoridade.

    Rezar como cristãos supõe em uma situação onde vemos a Deus como pai e lhe falamos, como seus filhos: «Orar é falar com Deus. Mas, de que? -De que? Dele, de você: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias..., fraquezas!: e ações de graças e petições: e Amor e desagravo. Em duas palavras: conhecer-lhe e conhecer você: tratar-se!» (São Josemaria).

    Quando os filhos falam com seus pais prestam atenção em uma coisa: transmitir em palavras e linguagem corporal o que sentem no coração. Chegamos a ser melhores mulheres e homens de oração quando nosso trato com Deus se faz mais íntimo, como o de um pai com seu filho. Disso nos deixou como exemplo o próprio Jesus. Ele é o caminho.

    E, se acode à Virgem, mestra de oração, que fácil lhe será! De fato, «a contemplação de Cristo tem em Maria seu modelo insuperável. O rosto do Filho lhe pertence de um modo especial (...). Ninguém se dedicou com a assiduidade de Maria à contemplação do rosto de Cristo» (João Paulo II).

    Pensamentos para o Evangelho de hoje
    «Não sabe como rezar? -Põe-te na presença de Deus, e assim que começares a dizer: "Senhor, não sei rezar...", certifica-te de que começaste a rezar» (São Josemaría)

    «Pegue no Evangelho, leia uma pequena passagem, imagine o que aconteceu e discuta-o com Jesus. Desta forma terás os teus olhos fixos em Jesus e não na novela, por exemplo» (Francisco)

    «Quando ora, Jesus já nos ensina a orar» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.607)

    Você sabe como é financiada evangeli.net?
    Você sabe como é financiada evangeli.net?

    Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
    Quer colocar evangeli.net na sua web ?

    O que é evangeli.net
    Quem somos?
    Doações
    Falar conosco
    Segue-nos no:

    © evangeli.net
    Associació Cultural M&M Euroeditors
    Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa

    ResponderExcluir
  21. Amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde abençoada para todos nós!
    Pai seja feita a Vossa Vontade e não a minha! Confio em Deus e em mim mesma, mentalizando os Poderes do Bem e da Força Divina!
    Aidael Andrade Bezerra

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus, doador de todos os bens, eu LHE agradeço pela vida de São Dionísio. Contudo, me ensine seguir o caminho do profetismo, do discipulado, do perdão, do apostolado, da santificação, da graça, da obediência, da caridade, da evangelização, da oração e da confiança. Me ensine viver em comunhão. Me ensine vencer o medo e a tentação. Me ensine fugir do pecado e da hipocrisia. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Pe João Carlos sua benção pra mim e toda minha família, Graças a Deus eu tô rezando o terço todos os dias,e tô muito feliz por tantas bençãos de Deus na minha vida, Obrigado Senhor 🙏🙌❤️

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS