PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Casamento santo.

Casamento santo.

 




  06 de outubro de 2024.  

27º Domingo do Tempo Comum


  Evangelho  


Mc 10,2-16

Naquele tempo, 2alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?”
4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”.
5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério”.
13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

   Meditação.   


O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Jesus está ensinando ao povo. O que ele ensina? Ele descreve o Reino de Deus, que já está acontecendo por sua presença, por suas palavras e por suas ações. Não se trata de uma lei a ser cumprida, mas de um amor a ser acolhido e amado. Jesus revela o Pai que ama o mundo e envia seu filho para resgatá-lo. E o filho, que por amor aos seus, entrega a sua vida. O convite é que entremos nessa dinâmica de amor: amemos a Deus, amemos o próximo, imitemos o Pai que dá seu filho e o filho que dá sua vida. O amor é a lógica do Evangelho.

A obra de Jesus foi restaurar o projeto original de Deus. Nele, a humanidade decaída em Adão e Eva encontra a reconciliação, o perdão. E o ser humano redimido vai se identificando progressivamente com Cristo, pela fé, pelo batismo, pela prática da palavra. É ramo enxertado na videira. Para ele ou para ela, o matrimônio é uma vocação, um chamado de Deus, vivido como caminho de santidade. O casamento não é uma formalidade, um rito social. É a acolhida de um dom maravilhoso, da graça de Deus e do seu Espírito para realizar, na família, o amor de Deus pelo seu povo, o amor de Cristo por sua Igreja. No matrimônio, um se entrega ao outro. E nisso expressam e realizam o amor nupcial de Cristo e de sua Igreja. “Já não serão dois, mas uma só carne”. Os cônjuges realizam, em sua vida e em sua sexualidade, a unidade de Deus, a comunhão.

Mesmo mergulhados na ótica do amor de Deus, os casados continuam frágeis e sujeitos a quedas. Na sua fraqueza humana, são, no entanto, sustentados pela graça de Cristo e aplicam-se mutuamente o remédio do perdão. Na sua vida de casal e na família que formam exprimem o amor de Deus no cuidado um com o outro, no carinho com que se tratam, no cuidado mútuo, na comunhão de bens, na abertura à vida que chega como fecundidade do amor. O matrimônio cristão está no nível do amor do Reino de Deus, não no nível do simples cumprimento de leis. Participa da experiência do amor de Deus pela humanidade e de Cristo por sua Igreja. Por isso, é experiência de unidade (“já não dois, mas uma só carne”) e de fidelidade (não é um vínculo que se dissolve, que se desfaz).

O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Jesus restaurou o projeto original de Deus em relação ao casamento. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: a unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!





Guardando a mensagem

Jesus elevou o casamento, obra divina, ao nível de sacramento, sinal visível do amor de Deus que se manifestou nele como salvação. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo; mas, conta com o perdão e a graça de Deus para superar os pequenos e grandes desencontros.

O que Deus uniu, o homem não separe (Mc 10, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar no amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada pela tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze pelos casais de sua família. Como disse o Salmo 127: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a edificam”.

Comunicando

O nosso voto seja um ato de louvor a Deus e de comunhão com o nosso povo, sobretudo com os mais sofridos: uma ação consciente, livre, solidária, responsável.

Amanhã, é dia de Encontro dos Ouvintes, no Recife. E de Segunda Bíblica, no Youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




20 comentários:

  1. Amém. Palavra muito forte.

    ResponderExcluir
  2. Sua benção Padre João Carlos! É de extrema importância a meditação da palavra de Deus as quais recebo diariamente. Sou do ministério da palavra e facilitou muito minhas pregações. Muitíssimo obrigada

    ResponderExcluir
  3. Niguem pode,cer felis,sem,jesu

    ResponderExcluir
  4. Niguem,pode,det frliz,srm,,gesus

    ResponderExcluir
  5. Deus no comando mensagem muito forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conceição António Deus é tudo que temos na vida_Angola

      Excluir
    2. Deus e pai filho espírito santo Marlene de Resende

      Excluir
  6. Deus é amor, Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua benção que Jesus mim com Seda saúde paz na minha vida e dá minha saúde. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus abençoe os casados de minha família. Que Deus abençoe e nos ilumine, com saúde, paz, união e fé a mim e a minha família, Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Meu casamento foi uma união de traição, por isso acabou! Amém

    ResponderExcluir
  10. Que o espírito santo abençoe todos casais minha casa toda minha família e que essas eleições de tudo certo amém

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Temos que entender que no tempo de Moisés era a lei dos homens que valia, e agora com a compreensão da nossa redenção, devemos obedecer a lei Divina, a lei de Cristo, DEUS Uno e Trino, porque DEUS desde o início da criação fez o homem e a mulher e quando unidos formam uma só carne.
    Assim nos faz entender que não é uma restrição da Igreja Católica, que casais que não tenham impedimento nenhum para assumir o Sacramento do matrimônio e os de segunda União não sejam liberados para comungar a Santíssima Eucaristia do Corpo Divino e do preciosíssimo Sangue de Cristo.
    Como percebemos esta é uma exigência séria escrita no Evangelho, foi deixado por DEUS e não pelos homens.
    Qualquer um que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério, e o que casar com a repudiada também comete adultério.
    Irmãos, esta tem de ser mais uma de nossa missão de fé, a exemplo de uma criança compreender a Palavra, os propósitos do Pai e obedecer sem questionar, assim perseverar e acreditar fielmente nos Sacramentos de DEUS, não na lei dos homens,.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor venho te pedir pela minha saúde, que mim cure e que eu fique boa afaste de mim toda a infermidade física , obrigada senhor e perdão pelos meus pecados, amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Pe.Joao Carlos! Eu me casei no no civil, sempre recebi a Eucaristia gostaria de saber se não posso receber por não ter casado na Igreja, eu estou em pecado?

    ResponderExcluir
  14. Gratidão pela reflexão Pe. João Carlos. Ontem comemoramos 50 anos de vida matrimonial. Gratidão a Deus por tudo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, senhor Jesus abençoe todos os casais que se encontrão em dificuldades 🙏🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Infelizmente. Meu casamento não deu certo oq já começou errado, casei por pressão e Deus sabe como foi difícil. Mas pe o q os dos meus filhos durem pra sempre. Peço Tb hj pelas eleições para q possamos sair desse poder ditatorial q vivemos. Peço Tb saúde para mim e toda minha família e para todos. Cura Senhor o Bentinho e aumenta sempre a nossa fé amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Diante de uma decisão.

01 de maio de 2025   Quinta-feira da Segunda Semana da Páscoa.    Dia do Trabalhador          Dia de São José Operário.    Abertura do Mês M...

POSTAGENS MAIS VISTAS