12 de setembro de 2024.
Quinta-feira da 23ª Semana do Tempo Comum
Evangelho
Lc 6,27-38
Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: 27“A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, 28bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam. 29Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica.
30Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. 31O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. 32Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. 33E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. 34E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia. 35Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus.
36Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será posta no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.
Meditação
Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)
Prepare o seu coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.
Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho de hoje.
Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo é o nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, Jesus mandou. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E fazemos assim, porque Deus faz assim. Disse Jesus: “Assim vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus”. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.
O dom da filiação divina, nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “assim vocês serão filhos do Altíssimo”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”. (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.
Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente longe de Deus. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Aos inimigos, eles pisam, maltratam, prejudicam. E acham tudo normal. Nós não podemos agir assim. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.
Guardando a mensagem
Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer o bem a quem nos odeia. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso espelho. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.
Amem os seus inimigos. Façam o bem aos que odeiam vocês (Lc 6, 27)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os teus mesmos sentimentos, como nos aconselhou o apóstolo Paulo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também precisam encontrar a graça da conversão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar essa pessoa.
Comunicando
O curso bíblico sobre o Profeta Ezequiel começa segunda-feira que vem. Será nos dias 16 a 20, de segunda a sexta. Que bom que você deseja participar! Esta é uma boa oportunidade de formação. O canal do Youtube vai estar aberto pra todo mundo acompanhar e, depois do encontro, vai ficar gravado, para quem não puder assistir à noite. Muita gente está se inscrevendo e ontem já recebeu, no seu grupo de estudo, a programação detalhada dos cinco dias de curso. Mas, ainda vai receber o ebook, outros materiais exclusivos e o certificado, no final. Os associados têm um belo desconto. E quem reside no exterior, se inscreve sem nenhum custo. Para se inscrever é super fácil: através do site sympla.com.br ou do whatsapp da AMA: 82 3224.9284. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Tem algo errado... Data etc...
ResponderExcluirAmém, Aleluia, Amém...
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos que Deus lhe abençoe proteja sempre o senhor amém
ResponderExcluirAMÉM 🙇 🙏. BOM DIA PE.JOÃO CARLOS CARLOS ESTOU TRISTE 😢 HOJE NÃO RECEBI A MEDITAÇÃO MARAVILHOSA...DITA COM AMOR IMENSO PELO SENHOR TODOS OS DIAS! TEM ANOS QUE RECEBO! .PRECISO RECEBER 🤲 PRA ENVIAR COM MEUS PARENTES E AMIGOS 😇
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos,só a Ivonete Alice todos me chama Ivone moro em são Paulo cidade de Caieiras, peço sua benção 🙏
ResponderExcluirBom dia
ResponderExcluirTambém não recebi hoje a meditação
bom dia padre pás e bem.ama os inimigos é muito difícil mais Jesus nos pede que resamos por eles.E devemos perdoar para que temos o perdão de Deus.
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO eu creio em TI e te adoro, mas aumentai a minha fé em TI. Abri meu coração para o perdão. Peço -lhe a cura de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe e cure minha esposa. Abençoe minhas noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo. E obrigado por nós trazer a palavra. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia 🌹
ResponderExcluirBença Padre.
Padre João Carlos bom dia,sua benção!?
ResponderExcluirSenhor Jesus perdoe minhas falhas,sei q não guardo mágoas de nada,muito menos rancor,as vezes acabo me esquecendo das pessoas q me maltratam,quero ser sempre assim,quero te imitar ao menos o suficiente p não alimentar nenhum sentimento em meu coração p não Te entristecer!
Bom dia padre Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família, senhor perdão e mesericordia pelos meus pecados. Te peço saúde e sabedoria para ajudar minha família. Senhor cuida da minha saúde, obrigada senhor
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, sua benção. Perdoa os quem nos faça mal. Obrigada Jesus por nos dá saúde, felicidade, amor, união, que Deus nos abençoe sempre a mim e a minha família com muita fé, para conseguimos nossos desejos Amém
ResponderExcluirPadre sua bênção. Quero saber como faço para particioar do curso do livro de ezequiel?
ResponderExcluirAmém 🙏 linda a palavra de Deus hoje para vivemos cada dia mas com olhar mas fraterno para o próximo amém.
ResponderExcluirTava precisando dessa palavra meu coração tava cheio de ódio pesso perdão meu Deus pela minha falha
ResponderExcluirA sua benção, padre João Carlos! K
ResponderExcluirComo sempre, o senhor me ajuda muito a entender o Evangelho de Jesus! Gratidão.
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus nos fala desta forma no sermão da montanha porque viveu tudo isso, e mais qualquer coisa que imaginarmos de injustiça " humana" ainda que possível de se imaginar, para assim nos provar que tudo é possível sim de se viver por amor ao Pai e ao próximo.
Não importa o tempo que vivemos se existe crises, violência, corrupção, diferença social, injustiças, má destruição, seja o nome que for, isto tudo infelizmente demonstra falta de amor, devemos nos espelhar em Jesus Cristo e naqueles que alcançaram a Santidade, assim entender e obedecer os princípios do Reino. Só reagindo assim permaneceremos como Cristãos autênticos e por pior que pareça estar a sociedade, enquanto fazemos nossa parte testemunhando que vale a pena viver essa lógica do amor, do perdão, à contrária aos valores do mundo, ou seja o estilo de vida que nos garante viver o Reino aqui na terra, estaremos fomentando uma cultura essencial e alimentando esperanças enquanto aguardamos a vinda Gloriosa do Salvador do mundo,.
Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. Agradeço a Deus por tudo que nos dá todos os dias e peço saúde para mim e toda minha família. Senhor trata do nosso coração para q possamos perdoar a todos q de alguma forma possam ter nos prejudicado e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirAmar a Deus e ao nosso próximo! Esse é o caminho a seguir.
Aidael Andrade Bezerra
Boa noite padre!!! Que Deus tire essa raiva que sinto do meu pai, amém
ResponderExcluirBoa Noite Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluir
ResponderExcluirMENU
Deus conosco 50 anos
ANO LITÚRGICO B
Hoje, 12 de Setembro de 2024 Abrir calendário
COR BRANCO
Quinta-feira do Formulário 23º Domingo Comum
Primeira Leitura
Salmo
Evangelho
Meditação
Meditação
Nossa sabedoria humana ensina que devemos amar quem nos ama, fazer o bem a quem nos faz o bem, e defender a todo custo nossos direitos. Jesus ensina diferente. Diz que, como o Pai que nos ama, devemos querer e fazer o bem até para quem nos odeia e nos faz o mal. E que, às vezes, devemos renunciar a nosso direito para um bem maior de nosso próximo. Nosso amor, para ser amor, deve ser desinteressado e incondicional.
Oração
Ó DEUS, que realizastes a obra da redenção humana pelo mistério pascal do vosso Unigênito, concedei propício que, proclamando a morte e a ressurreição de Cristo, confiantes nos sinais sacramentais, possamos colher cada vez mais os frutos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Pedrinha do mosaico da fachada. Faça sua doação e receba o fragmento de presente do Santuário Nacional
EDITORA SANTUÁRIO
Intenção de Missa
Vela Virtual
Deus Conosco
Santuário ao Vivo
Ação Missionária
AÇÃO MISSIONÁRIA
Conheça a Ação Missionária Deus Conosco!
VÍDEOS
O que é a Ação Missionária Deus Conosco?
Editora SantuárioVÍDEOS
Ação Missionária Diocese de Almenara
logo Editora
Trabalhe conosco Aviso de Privacidade Rel. de Transparência Programa de Integridade Comunicar erro
© 2007 - 2024. A12 - Conectados pela fé.