18 de setembro de 2024.
Quarta-feira da 24ª Semana do Tempo Comum
Evangelho.
Lc 7,31-35
Naquele tempo, disse Jesus: 31“Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? 32São como crianças que se sentam nas praças, e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!’
33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e vós dissestes: ‘Ele está com um demônio!’ 34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘Ele é um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos pecadores!’ 35Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos”.
Meditação.
Com quem hei de comparar o povo desta geração? (Lc 7, 31)
Brincadeira de criança é coisa séria. Nas brincadeiras, as crianças podem representar e reproduzir sentimentos e atitudes que estão à sua volta. A brincadeira é uma fonte de socialização para as crianças, mas também de elaboração da compreensão do mundo que as rodeia. Nas brincadeiras, na forma de brincar, vão sendo cultivadas atitudes positivas e generosas como a partilha, o perdão, a alegria pelo êxito do outro, o cuidado, a atenção ao mais frágil. Mas, também nas brincadeiras, aparecem tendências ruins para a violência, o egoísmo, a ganância, o isolamento, a discriminação.
E por que eu estou dizendo isso tudo? Para valorizar a palavra de Jesus, que partiu da observação das brincadeiras de crianças do seu tempo. Ele comparou o povo do tempo dele a uma cena que ele já tinha vivido com seus coleguinhas na infância em Nazaré ou visto nas brincadeiras das crianças nas ruas de Cafarnaum, a cidade onde ele estava morando. A cena era essa: crianças emburradas que não estavam satisfeitas com nada. Olha a palavra dele: “Com quem vou comparar essa geração? Ah, são como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta e vocês não dançaram. Entoamos lamentações e vocês não bateram no peito!”.
As crianças do tempo de Jesus brincavam com as situações que elas viam: festas de casamento, por exemplo; funerais celebrados em família... Podemos imaginar as brincadeiras a que Jesus está se referindo... “tocamos flauta e vocês não dançaram”: brincar de festa; “entoamos lamentações e vocês não bateram no peito”: brincar de alguma coisa triste, como enterro, exílio... As brincadeiras de criança imitam o mundo real.
Sempre acontecia nas brincadeiras, podemos supor, que um grupo emburrado se negava a participar da brincadeira. Uns começaram a brincar de festa e eles não topavam. Então, para contentá-los, tentavam brincar de uma coisa mais parada e eles também se negavam a participar. Olha, coisa chata é criança emburrada, que não quer brincar e fica pondo mau gosto na brincadeira dos outros, não é verdade?
Jesus aplicou esse impasse das brincadeiras infantis ao que estava acontecendo ao seu redor. João Batista era um pregador austero, falava do julgamento de Deus. Um grupo ficou contra e falava mal do profeta. Veio Jesus, que pregou o Reino de Deus como uma festa, frequentava a casa do povo e falava do perdão de Deus. O mesmo grupo ficou contra, emburrado. Negou-se a participar.
Guardando a Mensagem
Quem já brincou quando criança, sabe o que Jesus está dizendo. E sabe que tem gente que se comporta como criança emburrada... Se for o seu caso, trate de melhorar seu mau humor. Abra o seu coração para o anúncio do Reino de Deus, agora mesmo. Destrave o coração para acolher Jesus e seu evangelho. É hora de entrar na brincadeira...
Com quem hei de comparar o povo desta geração? (Lc 7, 31)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
o Reino de Deus continua sendo pregado pelos teus missionários. A evangelização é um convite permanente para entrarmos na lógica de Deus. Infelizmente, muitos nos comportamos com desconfiança, com desinteresse, influenciando outros a não aderirem alegremente às propostas que nos fazes. Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você já fez um exame de consciência? É fácil. É um tempinho que a pessoa dedica para avaliar se sua vida está indo bem diante de Deus. Hoje, arrume um tempinho pra fazer um exame de consciência. Procure identificar se você está correspondendo com alegria e generosidade aos apelos que Deus lhe tem feito.
Comunicando
Que linda experiência estamos fazendo com o curso bíblico sobre o Profeta Ezequiel, no YouTube. As duas primeiras aulas foram muito concorridas e apreciadas. Nos grupos de estudo (no Whatsapp e no Telegram), muita gente falando do seu contentamento em estar em contato com a Palavra de Deus. Hoje, temos o terceiro encontro. Pena que termina na sexta. Nos grupos, hoje à tarde, a pergunta é esta: Que recado Deus mandou para os falsos profetas?
E ainda dá tempo de se inscrever? Claro que sim. Inscrevendo-se, você tem acesso ao material do curso e ao certificado. É só entrar pelo site sympla.com.br ou entrar em contato com a gente pelo WhatsApp 85 9961-0106.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Glória a Vós Senhor!
ResponderExcluirJesus fala assim, porque lê nossos corações e nesta passagem continuação daquela pecadora que foi perdoada, aproveita para exortar aqueles que o seguiam, assim a Palavra vem nos alertar, "maldito o homem que confia no próprio homem", ou seja, nossa confiança deve estar sempre em DEUS, o único que não menti, não finge, não engana, não desampara, creio que Ele já nos alerta assim, porque sabia que nenhum de nós seríamos perfeitos, pois herdaríamos o pecado original de Adão e Eva.
Então desta forma devemos ter muita paciência e prudência com nossos irmãos, utilizando sempre o discernimento no Espírito Santo para reagir, nunca julgando nem tão pouco murmurando diante de tantas situações injustas que humanamente não compreendemos, mas que espiritualmente podemos ter a certeza que DEUS tem as razões e respostas para tudo, então sejamos misericordiosos e piedosos, porque se DEUS quisesse que todos fossem perfeitos faria todos perfeitos, se faz cada um de um jeito é para que nós aprendamos com Seus exemplos sempre no objetivo de sermos melhores pra DEUS e para nossos irmãos,.
"Senhor, desata em nós as amarras do homem velho para nos comportarmos sempre como filhos livres, felizes e confiantes no teu
ResponderExcluiramor".
Bom dia padre , Deus nós abençoe a mim e meus filhos Lucas e Gabriel e toda minha família. Obrigada pelo senhor existir e que minha fé nunca seja abalada, perdão e misericórdia , senhor estou precisando de saúda da alma e física, me cure e mim proteja,proteja meus filhos e afaste tido o mal, amém
ResponderExcluirBoa Tarde meu padre João Carlos e a todos que fazem parte desta querida família de Deus. Quero agradecer muito a sua meditação sobre o evangelho de hoje, obrigado.
ResponderExcluirSenhor JESUS CRISTO eu creio em TI mas aumentai sempre a minha fé e se eu claudicar segura a minha mão. Peço -lhe a recuperação de minha saúde e de meu filho Ivan e Fabrício. Abençoe minha esposa, noras e netos. Pe. João Carlos interceda por mim junto a Jesus Cristo pois a sua comunicação com o Senhor creio ser muito forte pois leva a todos a palavra com muito amor e grande discípulo. Amém 🙏
ResponderExcluirBom dia padre João a sua benção.jesus volta a apontar para os simples, humildes,, pobres em espirito,para discernir os sinais do Reino dos céus.
ResponderExcluirBom dia meu povo de Deus ! Que a paz do Senhor Jesus esteja com vcs.Que meditação maravilhosa!toca e nos Senhor Jesus!
ResponderExcluirevangeli.net
ResponderExcluir200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
1
Novos Quiz de perguntas: História da Igreja através dos santos
+ Info
Família
Meditando
Master
Meditando o Evangelho de hoje Evangelho de hoje + homilía (de 300 palavras)
quarta-feira 18 Setembro 2024
Quarta-feira da 24ª semana do Tempo Comum
Baixar
Compartilhar
Ver 1ª Leitura e Salmo Responsorial
Evangelho (Lc 7,31-35): Naquele tempo, disse Jesus: «Com quem, então, vou comparar as pessoas desta geração? Com quem são parecidas? São parecidas com crianças sentadas nas praças, que gritam umas para as outras: Tocamos flauta para vós e não dançastes! Entoamos cantos de luto e não chorastes!. Veio João Batista, que não come, nem bebe vinho, e dizeis: Tem um demônio!. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: É um comilão e beberrão, amigo de publicanos e de pecadores!. Ora, a sabedoria é reconhecida graças a todos os seus filhos».
«Com quem, então, vou comparar as pessoas desta geração?»
Rev. D. Xavier SERRA i Permanyer
(Sabadell, Barcelona, Espanha)
Hoje, Jesus constata a dureza de coração das pessoas de seu tempo, especialmente os fariseus, tão seguros de si mesmos que não há quem os converta. Não se calam nem diante de João Batista, «que não comia pão, nem bebia vinho» (Lc 7,33), e o acusavam de possuir um demônio; tampouco se calam diante do Filho do homem, «que come e bebe», acusando-o de comilão e bêbedo e, «amigo de publicanos e pecadores» (Lc 7,34). Atrás dessas acusações se escondem seu orgulho e arrogância: ninguém lhes vai dar lições; não aceitam a Deus, senão que fazem seu próprio Deus, um Deus que não os mova de suas comodidades, privilégios e interesses.
Nós também temos esse perigo. Quantas vezes criticamos tudo: se a Igreja diz isso, por que diz isso, se diz o contrário... E até mesmo, poderíamos criticar nos referindo a Deus ou aos outros. No fundo, talvez inconscientemente, queremos justificar nossa preguiça e falta de desejo de uma verdadeira conversão, justificar nossa comodidade e falta de docilidade. Disse São Bernardo: «Há algo mais lógico que não ver as próprias chagas, especialmente se as tapou com a finalidade de não poder vê-las? Disso resulta que, ainda que outro as ache, defenda com teimosia que não são chagas, deixando que seu coração se abandone a palavras falsas».
Deixemos que a Palavra de Deus chegue ao nosso coração e nos converta, nos mude, nos transforme com sua força. Mas para isso, peçamos o dom da humildade. Somente o humilde pode aceitar a Deus; e permitir que se aproxime de nós, que como publicanos e pecadores necessitamos que nos cure. Ai daquele que creia que não necessita do médico! O pior para um doente é acreditar-se sadio, porque o mal avançará e nunca será medicado. Todos estamos doentes de morte, e somente Cristo pode nos salvar, sejamos ou não conscientes disso. Demos graças ao Salvador, acolhendo-o como tal!
Pensamentos para o Evangelho de hoje
« Não todos podem perceber a sabedoria em toda sua perfeição. A todos, não obstante, se lhes infunde, segundo sua capacidade, o espírito de sabedoria, com tal que tenham fé. Se acreditar, posse o espírito de sabedoria» (Santo Ambrósio)
«Fara bem nos perguntar_ como quero ser salvado? Da minha forma? Ou do modo divino, ou seja, na via de Jesus?» (Francisco)
«(...) A fé e a prática do Evangelho conferem a cada qual uma experiencia da vida “em Cristo” que o ilumina e o torna capaz de avaliar as realidades divinas e humanas, segundo o Espírito de Deus. Assim, o Espírito Santo pode servir-Se dos mais humildes para iluminar os sábios e os mais elevados em dignidade» (Catecismo da Igreja Católica, n° 2038)
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Você sabe como é financiada evangeli.net?
Quer colocar *evangeli.net* na sua web ?
Quer colocar evangeli.net na sua web ?
Novos Quiz de perguntas:
História da Igreja através dos santos
O que é evangeli.net
Quem somos?
Doações
Falar conosco
Segue-nos no:
© evangeli.net
Associació Cultural M&M Euroeditors
Aviso legal | Privacidade | Política de Cookies | Dar baixa
Deus te abençoe cada vez mais.padre Antônio
ResponderExcluirSenhor Deus , Criador Nosso!
ResponderExcluirVos agradecemos por tudo que somos e temos! Abençoai-nos a todos, perdoai- nos também pelos nossos pecados e faze-nos dignos de vosso amor. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!
Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos proteja de todo mal, com saúde, paz, união e acima de tudo fé a mim e a minha família. Amém 🙏🙏🙏
ResponderExcluirUm dia abençoado pra todos nós e que Deus dê muita saúde para mim e toda família e para todo. Obrigada Senhor por tudo que nos dá todos os dias. Cura Senhor o Bentinho meu neto e aumenta sempre a nossa fé amém.
ResponderExcluirBom dia parde João Carlos sua benção obrigado senhor Deus por hoje em dia e por todos nós amém 🌹 🌹 🌹
ResponderExcluirGostarão a Deus nosso Senhor Jesus Cristo cuida de nós amém saúde pra todos nós amém 🌹 🌹 🌹 amém
ResponderExcluirJesus eu fe né Deus nosso amor a Deus senhor amém
ResponderExcluirBoa tarde abençoada para todos nós!
ResponderExcluirDeus nos ama e cuida de nossos corações. ELE está presente, dentro de nós!
Aidael Andrade Bezerra
Boa Tarde Amém 🙌🙌🙌🙌
ResponderExcluirDeus nós ajuda a viver em comunidade,de amor, com os nossos irmãos em Cristo Jesus e no amor de Maria santíssima..mãezinha perdoa os meus pecados perdão senhor por minhas faltas, eu creio mais aumenta a minha fé...amém
ResponderExcluirSenhor nosso Deus, eu LHE agradeço pela vida de São José de Cupertino. Todavia, me conceda a graça para ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me conceda a graça para seguir o caminho do conhecimento, do profetismo, do amor, da verdade, da ciência, da fé, da partilha, da sabedoria, da perfeição, da paciência, da alegria, da esperança, da caridade e da benignidade. Me conceda a graça para fugir do pecado, do orgulho, do rancor, da raiva, da inveja, da vaidade, da inconveniência, da iniquidade e de ser interesseiro. Me conceda a graça para ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluirO SE.NHOR E MEU PASTOR E NADA ME FALTARA
ResponderExcluirBoa noite povo lindo de Deus paz e bem
ResponderExcluir